Eduardo Cabrita anunciou que as fronteiras de Portugal serão repostas às 23h desta segunda-feira. O tráfego aéreo e as ligações ferroviárias e fluviais com Espanha estão suspensas.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou, na segunda conferência de imprensa do dia, que “a partir das 23h de hoje serão repostos os controlos [das fronteiras]”, o que se irá traduzir “no funcionamento exclusivamente de nove pontos de fronteiras”, como já havia anunciado ao início da tarde.
Em nove pontos será “apenas será autorizada a circulação de veículos de mercadoria, de cidadãos nacionais ou de residentes em Portugal, tal como residentes em Espanha no sentido contrario, pessoal diplomático, e para acesso a cuidados de saúde”, disse o governante.
Segundo o Público, os nove pontos em questão são Valença/Tui; Chaves/Verín; Quintanilha/San Vitero; Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro; Monfortinho; Marvão/Valência de Alcântara; Caia/Badajoz; Vila Verde de Ficalho/Rosal de La Frontera e Castro Marim/Ayamonte.
“Todas as deslocações que não sejam de mercadorias ou de trabalho, estão a partir desta noite impedidas. Estarão impedidas todas as circulações turísticas ou de lazer entre os dois países”, acrescentou.
Ficou ainda decidido que seria suspenso o tráfego aéreo entre os dois países, assim como as ligações ferroviárias e as duas ligações fluviais existentes (uma a norte, em Caminha, e outra a Sul, em Vila Real de Santo António).
De acordo com o Observador, estão também impedidos de atracar nas marinas portuguesas as embarcações com bandeira estrangeira, respeitando as restrições europeias de gestão de fronteiras e as “orientações hoje aprovadas”.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
… então e para ir abastecer de combustível e gás, como é que o raiano faz?
Agora mais a sério, mais vale tarde que nunca.
Os irracionais sempre aclamam pelos seus carrascos!…