Reposição das subvenções vitalícias vai custar quase 19 milhões

PSD / Flickr

-

A decisão do Tribunal Constitucional em reverter a suspensão do pagamento das subvenções vitalícias vai custar 18,78 milhões de euros este ano.

As subvenções vitalícias pagas a ex-políticos vão custar este ano 18,78 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento de Estado para 2016.

Segundo o Diário Económico, esta despesa vai disparar quase 1000%, se comparada com os 1,3 milhões de euros gastos no ano passado para subvenções.

O acréscimo de 17,5 milhões face ao ano passado deve-se à decisão do Tribunal Constitucional em reverter a suspensão do pagamento dessas subvenções a ex-políticos com rendimentos superiores a 2 mil euros.

Este acréscimo “destina-se a dar cumprimento ao acórdão do Tribunal Constitucional que considerou inconstitucional a norma introduzida pelo anterior Governo no OE/15”, explica fonte do Ministério da Segurança Social ao Económico.

Além de voltar a permitir o pagamento integral dessas subvenções, a decisão do TC obriga a que os ex-detentores de cargos políticos recebam com retroativos o que lhes foi cortado em 2015.

O Tribunal Constitucional declarou a inconstitucionalidade da norma introduzida pelo Governo de Passos Coelho, depois do pedido feito por um grupo de deputados para fiscalizar essa mesma norma.

Nessa mesma lista de 30 deputados, constam os nomes da ex-candidata presidencial Maria de Belém e ainda alguns atuais ministros como João Soares (Cultura) e Ana Paula Vitorino (Mar).

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …

Provas do caso Luanda Leaks podem ser nulas em Portugal

A Constituição da República Portuguesa determina que as provas obtidas mediantes violação de correspondência são consideradas nulas. Desta forma, os documentos conseguidos por Rui Pinto no caso Luanda Leaks podem vir a ser nulas aos …

Rui Pinto "tropeçou" nos Luanda Leaks sem querer

Foi quando estava à procura de "segredos do futebol" no âmbito dos Football Leaks que o hacker Rui Pinto "tropeçou" nos documentos que incriminam Isabel dos Santos nos Luanda Leaks. É o seu advogado, o …

Líder do assalto às armas de Tancos libertado

João Paulino estava preso preventivamente desde 28 de setembro de 2018. Esta segunda-feira foi libertado por excesso de prisão preventiva. O ex-fuzileiro João Paulino foi hoje libertado por excesso de prisão preventiva. A notícia foi confirmada …

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …