Reposição das subvenções vitalícias vai custar quase 19 milhões

PSD / Flickr

-

A decisão do Tribunal Constitucional em reverter a suspensão do pagamento das subvenções vitalícias vai custar 18,78 milhões de euros este ano.

As subvenções vitalícias pagas a ex-políticos vão custar este ano 18,78 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento de Estado para 2016.

Segundo o Diário Económico, esta despesa vai disparar quase 1000%, se comparada com os 1,3 milhões de euros gastos no ano passado para subvenções.

O acréscimo de 17,5 milhões face ao ano passado deve-se à decisão do Tribunal Constitucional em reverter a suspensão do pagamento dessas subvenções a ex-políticos com rendimentos superiores a 2 mil euros.

Este acréscimo “destina-se a dar cumprimento ao acórdão do Tribunal Constitucional que considerou inconstitucional a norma introduzida pelo anterior Governo no OE/15”, explica fonte do Ministério da Segurança Social ao Económico.

Além de voltar a permitir o pagamento integral dessas subvenções, a decisão do TC obriga a que os ex-detentores de cargos políticos recebam com retroativos o que lhes foi cortado em 2015.

O Tribunal Constitucional declarou a inconstitucionalidade da norma introduzida pelo Governo de Passos Coelho, depois do pedido feito por um grupo de deputados para fiscalizar essa mesma norma.

Nessa mesma lista de 30 deputados, constam os nomes da ex-candidata presidencial Maria de Belém e ainda alguns atuais ministros como João Soares (Cultura) e Ana Paula Vitorino (Mar).

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …