Relatório do FBI admite que piloto do MH370 pode ter provocado queda do avião

RS Deakin / Flickr

Um documento confidencial do FBI admite a possibilidade de o piloto do avião MH370, que desapareceu misteriosamente em Março de 2014, com 239 pessoas a bordo, ter provocado deliberadamente “um suicídio-assassínio em massa”.

A ideia foi divulgada pela New York Magazine que cita um documento confidencial da investigação que a polícia da Malásia está a fazer ao desaparecimento do avião da Malaysia Airlines a 8 de Março de 2014, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Em causa estão dados recolhidos pelo FBI de um simulador de voo caseiro que o piloto teria em casa. Zaharie Ahmad Shah, o capitão de 53 anos, terá feito uma simulação de voo na zona remota do Oceano Índico onde o avião terá caído, apenas um mês antes do seu desaparecimento.

A informação constará da investigação das autoridades malásias, de acordo com a New York Magazine, mas não foi divulgada ao público.

O Inspector-General da Polícia da Malásia, Tan Sri Khalid Abu Bakar, diz, citado pelo Malay Mail, que “não é verdade” que exista tal documento. “Nunca enviamos tal relatório para nenhuma autoridade no estrangeiro, incluindo o FBI”, garante.

No entanto, a revista norte-americana assegura que o FBI recuperou informações que tinham sido apagadas pelo capitão e que estavam armazenadas no programa da Microsoft Flight Simulator X.

Entre esses dados estaria uma simulação de um voo que saiu de Kuala Lumpur, passando pelo estreito de Malaca e virando depois, à esquerda em direcção a sul sobre o Oceano Índico, continuando até ao esgotamento do combustível numa zona de mar. A rota é semelhante àquela que as autoridades acreditam que o MH370 percorreu.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, assumiu estar “ciente dos relatos sobre a investigação do FBI em torno do simulador caseiro do capitão do MH370”, conforme cita o site australiano News.com.au, frisando que “é um assunto para os investigadores da Malásia quando considerarem o seu relatório final sobre a tragédia”.

Contudo, “mesmo que a informação do simulador mostre de facto que é possível ou muito provável que o capitão tenha planeado este evento chocante, não nos diz a localização do avião“, nota Turnbull.

Os destroços do MH370 ainda não foram encontrados, apesar das buscas de milhões de euros que já percorreram milhares de milhas de mar. A investigação anunciou que as buscas vão terminar em Dezembro, caso não surjam novos indícios que justifiquem continuar à procura do avião.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O piloto provocou deliberadamente “um suicídio-assassínio em massa” ????? Esta é uma teoria parva. Porque faria o homem tal coisa, indo para bem longe, num lugar onde não fosse encontrado…??? Bom… só se fosse para não cheirar mal.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …