Relatório do FBI admite que piloto do MH370 pode ter provocado queda do avião

RS Deakin / Flickr

Um documento confidencial do FBI admite a possibilidade de o piloto do avião MH370, que desapareceu misteriosamente em Março de 2014, com 239 pessoas a bordo, ter provocado deliberadamente “um suicídio-assassínio em massa”.

A ideia foi divulgada pela New York Magazine que cita um documento confidencial da investigação que a polícia da Malásia está a fazer ao desaparecimento do avião da Malaysia Airlines a 8 de Março de 2014, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Em causa estão dados recolhidos pelo FBI de um simulador de voo caseiro que o piloto teria em casa. Zaharie Ahmad Shah, o capitão de 53 anos, terá feito uma simulação de voo na zona remota do Oceano Índico onde o avião terá caído, apenas um mês antes do seu desaparecimento.

A informação constará da investigação das autoridades malásias, de acordo com a New York Magazine, mas não foi divulgada ao público.

O Inspector-General da Polícia da Malásia, Tan Sri Khalid Abu Bakar, diz, citado pelo Malay Mail, que “não é verdade” que exista tal documento. “Nunca enviamos tal relatório para nenhuma autoridade no estrangeiro, incluindo o FBI”, garante.

No entanto, a revista norte-americana assegura que o FBI recuperou informações que tinham sido apagadas pelo capitão e que estavam armazenadas no programa da Microsoft Flight Simulator X.

Entre esses dados estaria uma simulação de um voo que saiu de Kuala Lumpur, passando pelo estreito de Malaca e virando depois, à esquerda em direcção a sul sobre o Oceano Índico, continuando até ao esgotamento do combustível numa zona de mar. A rota é semelhante àquela que as autoridades acreditam que o MH370 percorreu.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, assumiu estar “ciente dos relatos sobre a investigação do FBI em torno do simulador caseiro do capitão do MH370”, conforme cita o site australiano News.com.au, frisando que “é um assunto para os investigadores da Malásia quando considerarem o seu relatório final sobre a tragédia”.

Contudo, “mesmo que a informação do simulador mostre de facto que é possível ou muito provável que o capitão tenha planeado este evento chocante, não nos diz a localização do avião“, nota Turnbull.

Os destroços do MH370 ainda não foram encontrados, apesar das buscas de milhões de euros que já percorreram milhares de milhas de mar. A investigação anunciou que as buscas vão terminar em Dezembro, caso não surjam novos indícios que justifiquem continuar à procura do avião.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O piloto provocou deliberadamente “um suicídio-assassínio em massa” ????? Esta é uma teoria parva. Porque faria o homem tal coisa, indo para bem longe, num lugar onde não fosse encontrado…??? Bom… só se fosse para não cheirar mal.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …