Relatório do FBI admite que piloto do MH370 pode ter provocado queda do avião

RS Deakin / Flickr

Um documento confidencial do FBI admite a possibilidade de o piloto do avião MH370, que desapareceu misteriosamente em Março de 2014, com 239 pessoas a bordo, ter provocado deliberadamente “um suicídio-assassínio em massa”.

A ideia foi divulgada pela New York Magazine que cita um documento confidencial da investigação que a polícia da Malásia está a fazer ao desaparecimento do avião da Malaysia Airlines a 8 de Março de 2014, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Em causa estão dados recolhidos pelo FBI de um simulador de voo caseiro que o piloto teria em casa. Zaharie Ahmad Shah, o capitão de 53 anos, terá feito uma simulação de voo na zona remota do Oceano Índico onde o avião terá caído, apenas um mês antes do seu desaparecimento.

A informação constará da investigação das autoridades malásias, de acordo com a New York Magazine, mas não foi divulgada ao público.

O Inspector-General da Polícia da Malásia, Tan Sri Khalid Abu Bakar, diz, citado pelo Malay Mail, que “não é verdade” que exista tal documento. “Nunca enviamos tal relatório para nenhuma autoridade no estrangeiro, incluindo o FBI”, garante.

No entanto, a revista norte-americana assegura que o FBI recuperou informações que tinham sido apagadas pelo capitão e que estavam armazenadas no programa da Microsoft Flight Simulator X.

Entre esses dados estaria uma simulação de um voo que saiu de Kuala Lumpur, passando pelo estreito de Malaca e virando depois, à esquerda em direcção a sul sobre o Oceano Índico, continuando até ao esgotamento do combustível numa zona de mar. A rota é semelhante àquela que as autoridades acreditam que o MH370 percorreu.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, assumiu estar “ciente dos relatos sobre a investigação do FBI em torno do simulador caseiro do capitão do MH370”, conforme cita o site australiano News.com.au, frisando que “é um assunto para os investigadores da Malásia quando considerarem o seu relatório final sobre a tragédia”.

Contudo, “mesmo que a informação do simulador mostre de facto que é possível ou muito provável que o capitão tenha planeado este evento chocante, não nos diz a localização do avião“, nota Turnbull.

Os destroços do MH370 ainda não foram encontrados, apesar das buscas de milhões de euros que já percorreram milhares de milhas de mar. A investigação anunciou que as buscas vão terminar em Dezembro, caso não surjam novos indícios que justifiquem continuar à procura do avião.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O piloto provocou deliberadamente “um suicídio-assassínio em massa” ????? Esta é uma teoria parva. Porque faria o homem tal coisa, indo para bem longe, num lugar onde não fosse encontrado…??? Bom… só se fosse para não cheirar mal.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …