Defesa de Sócrates exige que escutas sejam invalidadas

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O advogado de José Sócrates entrega esta segunda-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, um recurso relativo à medida de coação para pedir a libertação do ex-primeiro-ministro e que será apreciado no Tribunal da Relação de Lisboa.

De acordo com o Diário de Notícias, um dos pilares sobre os quais assenta o recurso da prisão preventiva de José Sócrates é a invalidação das escutas telefónicas.

João Araújo considera que José Sócrates deveria ter sido constituído arguido assim que se tornou suspeito aos olhos do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), e que sem isso as escutas telefónicas dos últimos seis meses não poderiam ter sido feitas, pelo que deveriam ser consideradas inválidas.

Na quinta-feira passada, o advogado deslocou-se à prisão de Évora, onde o antigo primeiro-ministro se encontra detido preventivamente, tendo afirmado aos jornalistas que entregaria hoje, perto das 16h, o recurso, considerando que “é altura de José Sócrates se defender publicamente”.

João Araújo considera ainda que o prazo do inquérito é excessivo e que a prisão preventiva não poderia ter acontecido só 10 meses depois do início da investigação, razão pela qual pede que o seu cliente seja libertado.

“Há um cidadão injustamente preso, em meu entender” e, por isso, “tem que ser libertado, logo que alguém se aperceba da injustiça, da ilegalidade”, sustentou na ocasião, acrescentando esperar que Sócrates “vá passar o Natal a casa porque, só o fato de estar preso há 15 dias, é um abuso”, o qual “tem que cessar o mais depressa possível”.

O recurso é entregue no TCIC, tribunal que decretou a prisão preventiva ao antigo primeiro-ministro socialista, subindo depois para o Tribunal da Relação.

Antes do recurso do advogado de José Sócrates, deram entrada no Supremo Tribunal de Justiça três pedidos de habeas corpus, todos à revelia da defesa do antigo primeiro-ministro.

O primeiro pedido de habeas corpus foi recusado por falta de fundamento legal, o segundo não chegou a ser admitido para apreciação. O terceiro será decidido na quarta-feira.

José Sócrates encontra-se detido preventivamente desde 25 de novembro indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois, as escutas não fizeram nada aos outros dos apitos de oiro, foram/são consideradas ilegais. Então agora já são legais?! Algo cheira mal e já há muito.

  2. Ah!Ah!Ah! Mas este manjerico está em condições de exigir alguma coisa? Cambada de …de gravata e luvas brancas. Estou farta de pertencer a este país….

  3. É só esquemas atrás de esquemas, antes nos vários casos em que esteve envolvido. Agora é para fugir à justiça. Deixem mas é a justiça funcionar. E os portugueses não devem esquecer que é por causa dos negócios deste senhor como PPP’s e outros esquemas, para além da má gestão pública que levou o país à banca rota, que lhes cortaram nos salários e nas reformas. Deixem a justiça funcionar e se este senhor for declarado culpado como todos os indícios indicam, que se faça justiça exemplarmente em nome de tudo o que foi roubado aos portugueses.

  4. Se calhar o advogado de JS até tem razão, mas o que não percebo é que as escutas servem para uns e não servem para outros. No negócio da sucata, não serviram contra JS porque não havia autorização superior por ser PM, e agora deve ser por ser EX-PM.

    Se o homem está preso de forma ilegal, soltem-no.

    Se o homem está preso cumprindo os requisitos da Lei, deixem-no estar.

    Não gosto nem nunca gostei dele, mas pessoalmente gostava que estivesse inocente, pois é muito triste termos um EX-PM acusado de crimes greves que têm origem enquanto responsável governativo.

    Nós portugueses vamos sair mal disto, porque ou ficam mal os políticos ou a justiça.

    Investigado à meses, ou há dados concretos ou não há.

RESPONDER

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …