Se quiser ir ao BCP ou ao Santander, tem de usar máscara

Mário Cruz / Lusa

A partir da próxima segunda-feira, os clientes do Millennium BCP e do Santander Totta que se queiram deslocar aos balcões terão de usar máscara.

Ambas as instituições bancárias decidiram seguir a recomendação da Direção-geral de Saúde que veio considerar “o uso de máscaras por todas as pessoas que permaneçam em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas, como medida de proteção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória”.

Os dois bancos avisaram, em comunicado, que a frequência nos balcões vai exigir esta proteção.

De acordo com o Observador, o Millennium BCP define que a partir do início da próxima semana “todos os clientes devem usar máscara de proteção respiratória sempre que tencionem aceder ao interior de uma sucursal do banco”.

A instituição bancária tem abertas cerca de 450 sucursais onde instalou “barreiras protetoras de acrílico nos locais de atendimento” e “apenas permite que no interior da Sucursal permaneçam os clientes que podem ser atendidos, a cada momento”.

O BCP considera que tornar a máscara obrigatória é, nesta altura, uma “atitude de responsabilidade social” das empresas que permanecem abertas ao público.

Já o Santander Totta mantém as “medidas de acesso condicionado aos balcões” e a indicação para o uso, sempre que possível, dos meios digitais pelos clientes para resolver assuntos com o banco. A partir de 27 de abril, também vai exigir que os seus clientes usem máscara quando se deslocarem aos balcões.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a ponderar adotar estas medidas. Segundo fonte oficial do banco, ouvida pelo Observador, o uso de máscaras nos balcões do banco é “um dos cenários em cima da mesa”, mas a decisão final só será tomada nos próximos dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …