Puigdemont acredita que pode ser presidente da Catalunha pela Internet

Marta Perez / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

Puigdemont disse, esta sexta-feira, que pode ser presidente pela Internet e acrescentou que só admite renunciar caso lhe venha a ser retirado apoio parlamentar, em Barcelona.

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, disse esta sexta-feira que é “viável” ser presidente da Generalitat desde Bruxelas, através do uso das novas tecnologias.

Em entrevista à Catalunya Ràdio, Puigdemont acrescentou que não pode exercer o cargo como “presidiário” em Espanha e que, por essa razão, só admite renunciar caso lhe venha a ser retirado apoio parlamentar, em Barcelona. “Não se pode ser presidente sendo presidiário”, afirmou, sublinhando que foi escolhido para governar.

Puigdemont, que continua na Bélgica, disse também que os grandes projetos empresariais “governam-se através do uso das tecnologias” e que a lei catalã prevê o “uso de meios telemáticos para governar”.

Assim, o ex-chefe do governo autónomo da Catalunha afirmou que a questão que se coloca é “governar desde Madrid – através do artigo 155 – ou governar na Catalunha ou também desde a Europa” afastando, em simultâneo, o regresso a Espanha.

Nenhum parlamento me retirou confiança, que é entidade que o tem que fazer”, acrescentou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ao ridículo que esta escumalha chega… São capazes de tudo só p ir para o poleiro.
    Povo não vão na conversa, possivelmente se estavam mal de costa vão ficar pior de barriga…

RESPONDER

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …