/

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

1

António Pedro Santos / Lusa

O PSD considera que o “modelo Infarmed” já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos.

O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, no qual os sociais-democratas propõem a criação, a partir de setembro, de uma nova série de reuniões quinzenais.

Nos encontros deverão estar presentes um representante do ministério da Saúde, outros membros do Governo, epidemiologistas de instituições públicas e privadas, indicados pela DGS e outros especialistas que a Comissão parlamentar de Saúde queira ouvir.

No entanto, estas reuniões deixariam, neste cenário, de ser à porta fechada, passando a ser públicas, realizadas na Assembleia da República e transmitidas através do Canal Parlamento, ou ARTV.

Apesar de, no texto entregue aos deputados da Comissão da Saúde, o PSD admitir que as sessões iniciais foram “particularmente úteis”, tendo servido para a classe política se inteirar de “importantes informações técnicas” sobre a pandemia, o partido considera que as reuniões foram “perdendo alguma utilidade, porventura devido ao progressivo esgotamento do próprio modelo de prestação de informação observado”.

Ricardo Batista Leite, vice-presidente da bancada do PSD, explicou ao Expresso que o atual modelo estava a “prejudicar o esforço” do combate à pandemia, quer pela “falta de articulação” nas matérias expostas, quer pela “falta de transparência”. Assim, o maior partido da oposição entende que a população em geral, as universidades e os jornais devem ter acesso à informação disponível.

Na próxima semana, sabe o matutino, o PSD vai avançar com uma proposta para que os dados passem também a ser mais detalhados, incluindo mais informação do ponto de vista regional e local e não tão generalista e uma melhor caracterização dos surtos e cadeias de transmissão.

Esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou o fim das sessões epidemiológicas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

“Terminamos hoje uma experiência de vários meses, iniciada no final de março, em pleno Estado de Emergência”, disse Marcelo à saída da décima reunião sobre a situação epidemiológica, que juntou especialistas, líderes políticos e parceiros sociais. “É possível dizer, desde já, como foi muito importante este conjunto de sessões epidemiológicas.”

ZAP //

1 Comment

  1. Já tínhamos os espectáculos e os palhaços dos deputados nos dão na A.R. gora vamos passar a ver o espectáculo das reuniões com o Infarmed.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.