PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

António Pedro Santos / Lusa

O PSD considera que o “modelo Infarmed” já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos.

O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, no qual os sociais-democratas propõem a criação, a partir de setembro, de uma nova série de reuniões quinzenais.

Nos encontros deverão estar presentes um representante do ministério da Saúde, outros membros do Governo, epidemiologistas de instituições públicas e privadas, indicados pela DGS e outros especialistas que a Comissão parlamentar de Saúde queira ouvir.

No entanto, estas reuniões deixariam, neste cenário, de ser à porta fechada, passando a ser públicas, realizadas na Assembleia da República e transmitidas através do Canal Parlamento, ou ARTV.

Apesar de, no texto entregue aos deputados da Comissão da Saúde, o PSD admitir que as sessões iniciais foram “particularmente úteis”, tendo servido para a classe política se inteirar de “importantes informações técnicas” sobre a pandemia, o partido considera que as reuniões foram “perdendo alguma utilidade, porventura devido ao progressivo esgotamento do próprio modelo de prestação de informação observado”.

Ricardo Batista Leite, vice-presidente da bancada do PSD, explicou ao Expresso que o atual modelo estava a “prejudicar o esforço” do combate à pandemia, quer pela “falta de articulação” nas matérias expostas, quer pela “falta de transparência”. Assim, o maior partido da oposição entende que a população em geral, as universidades e os jornais devem ter acesso à informação disponível.

Na próxima semana, sabe o matutino, o PSD vai avançar com uma proposta para que os dados passem também a ser mais detalhados, incluindo mais informação do ponto de vista regional e local e não tão generalista e uma melhor caracterização dos surtos e cadeias de transmissão.

Esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou o fim das sessões epidemiológicas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

“Terminamos hoje uma experiência de vários meses, iniciada no final de março, em pleno Estado de Emergência”, disse Marcelo à saída da décima reunião sobre a situação epidemiológica, que juntou especialistas, líderes políticos e parceiros sociais. “É possível dizer, desde já, como foi muito importante este conjunto de sessões epidemiológicas.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já tínhamos os espectáculos e os palhaços dos deputados nos dão na A.R. gora vamos passar a ver o espectáculo das reuniões com o Infarmed.

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …