PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

António Pedro Santos / Lusa

O PSD considera que o “modelo Infarmed” já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos.

O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, no qual os sociais-democratas propõem a criação, a partir de setembro, de uma nova série de reuniões quinzenais.

Nos encontros deverão estar presentes um representante do ministério da Saúde, outros membros do Governo, epidemiologistas de instituições públicas e privadas, indicados pela DGS e outros especialistas que a Comissão parlamentar de Saúde queira ouvir.

No entanto, estas reuniões deixariam, neste cenário, de ser à porta fechada, passando a ser públicas, realizadas na Assembleia da República e transmitidas através do Canal Parlamento, ou ARTV.

Apesar de, no texto entregue aos deputados da Comissão da Saúde, o PSD admitir que as sessões iniciais foram “particularmente úteis”, tendo servido para a classe política se inteirar de “importantes informações técnicas” sobre a pandemia, o partido considera que as reuniões foram “perdendo alguma utilidade, porventura devido ao progressivo esgotamento do próprio modelo de prestação de informação observado”.

Ricardo Batista Leite, vice-presidente da bancada do PSD, explicou ao Expresso que o atual modelo estava a “prejudicar o esforço” do combate à pandemia, quer pela “falta de articulação” nas matérias expostas, quer pela “falta de transparência”. Assim, o maior partido da oposição entende que a população em geral, as universidades e os jornais devem ter acesso à informação disponível.

Na próxima semana, sabe o matutino, o PSD vai avançar com uma proposta para que os dados passem também a ser mais detalhados, incluindo mais informação do ponto de vista regional e local e não tão generalista e uma melhor caracterização dos surtos e cadeias de transmissão.

Esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou o fim das sessões epidemiológicas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

“Terminamos hoje uma experiência de vários meses, iniciada no final de março, em pleno Estado de Emergência”, disse Marcelo à saída da décima reunião sobre a situação epidemiológica, que juntou especialistas, líderes políticos e parceiros sociais. “É possível dizer, desde já, como foi muito importante este conjunto de sessões epidemiológicas.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já tínhamos os espectáculos e os palhaços dos deputados nos dão na A.R. gora vamos passar a ver o espectáculo das reuniões com o Infarmed.

RESPONDER

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …

Mais 1.058 infeções, seis mortes e menos doentes internados nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.058 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes atribuídas à covid-19 e uma redução significativa nos internamentos em enfermaria. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da …

Merkel. Adesão dos Estados dos Balcãs à União Europeia é de "interesse estratégico" mútuo

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu esta segunda-feira que é do interesse estratégico da União Europeia integrar os Estados dos Balcãs e que a Sérvia e outros países da região devem fazer mais reformas democráticas …

Costa diz que reforma das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”

O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje que, ultrapassada a fase de debate, a reforma da estrutura superior das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”, enaltecendo ainda o trabalho dos militares no combate à covid-19. “Ultrapassada …

Presidente de clube detido por posse de arma (mas há muito para investigar)

Prisão em flagrante delito do presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior. Há várias denúncias ao funcionamento das camadas jovens do clube. O clube é da cidade Juiz de Fora e agora o seu presidente terá, …

Alemanha indemniza homossexuais perseguidos ou condenados até 1969

As autoridades alemãs indemnizaram quase 250 pessoas que foram perseguidas ou investigadas pelas leis adotadas pelo regime nazi sobre homossexualidade e que se mantiveram em vigor após o final da II Guerra Mundial. O Departamento Federal …

PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem. De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop - Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual …

Chega pede arquivamento de processo do Ministério Público sobre alterações estatutárias

O partido Chega pediu o arquivamento do processo do Ministério Público relativo às alterações estatutárias introduzidas no congresso de Évora, em setembro de 2020, por considerar que o processo tem “ausência de fundamento legal”. “Requer-se o …

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …