PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

António Pedro Santos / Lusa

O PSD considera que o “modelo Infarmed” já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos.

O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, no qual os sociais-democratas propõem a criação, a partir de setembro, de uma nova série de reuniões quinzenais.

Nos encontros deverão estar presentes um representante do ministério da Saúde, outros membros do Governo, epidemiologistas de instituições públicas e privadas, indicados pela DGS e outros especialistas que a Comissão parlamentar de Saúde queira ouvir.

No entanto, estas reuniões deixariam, neste cenário, de ser à porta fechada, passando a ser públicas, realizadas na Assembleia da República e transmitidas através do Canal Parlamento, ou ARTV.

Apesar de, no texto entregue aos deputados da Comissão da Saúde, o PSD admitir que as sessões iniciais foram “particularmente úteis”, tendo servido para a classe política se inteirar de “importantes informações técnicas” sobre a pandemia, o partido considera que as reuniões foram “perdendo alguma utilidade, porventura devido ao progressivo esgotamento do próprio modelo de prestação de informação observado”.

Ricardo Batista Leite, vice-presidente da bancada do PSD, explicou ao Expresso que o atual modelo estava a “prejudicar o esforço” do combate à pandemia, quer pela “falta de articulação” nas matérias expostas, quer pela “falta de transparência”. Assim, o maior partido da oposição entende que a população em geral, as universidades e os jornais devem ter acesso à informação disponível.

Na próxima semana, sabe o matutino, o PSD vai avançar com uma proposta para que os dados passem também a ser mais detalhados, incluindo mais informação do ponto de vista regional e local e não tão generalista e uma melhor caracterização dos surtos e cadeias de transmissão.

Esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou o fim das sessões epidemiológicas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

“Terminamos hoje uma experiência de vários meses, iniciada no final de março, em pleno Estado de Emergência”, disse Marcelo à saída da décima reunião sobre a situação epidemiológica, que juntou especialistas, líderes políticos e parceiros sociais. “É possível dizer, desde já, como foi muito importante este conjunto de sessões epidemiológicas.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já tínhamos os espectáculos e os palhaços dos deputados nos dão na A.R. gora vamos passar a ver o espectáculo das reuniões com o Infarmed.

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …