PSD e CDS apoiam o provável futuro presidente Marcelo

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Os Conselhos Nacionais de PSD e CDS aprovaram o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa como candidato às eleições presidenciais de 24 de Janeiro de 2016.

Apesar do discurso centralista do professor, que não tem agradado particularmente aos dois partidos da Coligação, sociais-democratas e populares vêem-se obrigados a apoiar Marcelo, não existindo qualquer outra opção de direita à vista.

A possibilidade Rui Rio esfumou-se, depois de o ex-presidente da Câmara do Porto se ter retirado da corrida.

Ainda houve rumores de que estaria a ser pressionado para voltar, mas Rio não parece disposto a entrar numa eleição que tem, à partida, Marcelo como vencedor quase certo.

Na última sondagem em torno dos candidatos presidenciais divulgada pelo Jornal de Notícias, o ex-comentador da TVI soma 62% dos votos, o que lhe garantirá a eleição logo à primeira volta.

Os candidatos do universo socialista, Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, ficam muito distantes, com 15% e 14% dos votos, respectivamente.

Marcelo tem optado por um discurso centralista e ganha votos até entre eleitores do PS e do Bloco de Esquerda.

As posições do professor, que até já disse que espera que o governo de António Costa seja duradouro, em nome dos interesses do país, não têm agradado ao PSD, nem ao CDS.

Mas o que é certo, é que Marcelo é o único trunfo possível para os partidos da Coligação pensarem em equilibrar um pouco a balança do poder.

Foi isso mesmo que sublinhou Paulo Portas, antes da reunião do Conselho Nacional do CDS, que se realizou na quinta-feira à noite, destacando que já há um presidente da Assembleia da República socialista, um primeiro-ministro socialista, um governo socialista e um presidente da Câmara Municipal de Lisboa socialista.

“Não há vantagem em acrescentar a esta lista um Presidente da República socialista”, atira o líder do CDS citado pela TVI.

Do lado do PSD, justifica-se o apoio a Marcelo com uma espécie de farpa ao PS, notando-se que o candidato oferece garantias de “fidelidade aos compromissos europeu e atlântico de Portugal”, conforme se regista na comunicação feita após a reunião do Conselho Nacional, que terminou já na madrugada de quinta-feira.

O porta-voz do PSD, Marco António Costa, acrescentou, em conferência de imprensa, que, “atendendo às candidaturas que se apresentaram”, Marcelo é quem “dá mais garantias a Portugal de ter a preparação indispensável para um exercício competente, responsável, do cargo de Presidente da República”.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Pois é pois é! Entretanto essas estatisticas são pura poesia: não é q nas ultimas eleições se supunha ‘uma enorme afluencia’ e se concluiu com ‘uma abstenção sem igual’? Dêem a palavra ao Paulo Morais e vocês vão ver quem vai à segunda volta!!!!!!!!!!

  2. é que, além de tudo, Marcelo RS não consegue independentar-se das suas raízes (e, decerto, os outros tb não!). Então, criem interesse e façam a comparação com quem genuinamente aparece desacompanhado de partidos politicos…

  3. Eu tenho optado pela abstenção mas devido ao cenário de assalto ao Poder entretanto posto em prática no país sinto-me quase como que obrigado a ter de votar; na estrema-esquerda encontramos um candidato e uma candidata faz de conta, incompetentes e mais indicados para o circo do que para a vida politica, depois temos o senhor da Nódoa que fica claramente à vista devido à sua ideologia de esquerda que não consegue disfarçar, em seguida a dona Maria de “Belém” que até parece boa senhora para manter por lá a casa arrumadinha sem lá deixar entrar os ratos mas como há muito lá para o Largo e devido à bondade da senhora iria sempre haver rato a infiltrar-se no palácio da dona Maria, há um outro, Henrique Neto que até se diz socialista e até parece mais conhecedor da vida que os anteriores mas peca por não ter apoios partidários e não terá grandes hipóteses, haverá mais algum desconhecido nas mesmas circunstâncias que também não se safará e temos então o senhor Marcelo que como todos os outros tendo partido parece um homem mais estável e conhecedor à distância dos outros concorrentes da vida politica e das relações internacionais, portanto a minha escolha está feita e desta vez não vou ficar em casa.

    • Olha fazes muito bem…

      Mas olha que ai 2 partidos que deviam ter vergonha e não se candidatarem… eles são PS, PSD/CDS… mas calo que quem vota nestes ainda devia ter mais vergonha pois ainda consegue ser pior que estes ratos de esgoto…

      Marcelo… é mais um rato que já andou a roer mas ainda não está satisfeito…
      Tenham juízo… mais vale ficar em cada do que depois andarem a fazer greves e a dizer que não votaram nos mesmo quando todos sabem que não é verdade!

  4. aliás, é com o advento do controlo digital na Europa, decerto teremos mesmo de estimular mais os canais de comunicação realmente independentes. ..

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …