Marcelo arrasa concorrência e ganha até entre votantes do PS e do Bloco

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Uma nova sondagem coloca Marcelo Rebelo de Sousa a ganhar as eleições presidenciais de 24 de Janeiro de 2016 à primeira volta. O professor é o favorito à direita, mas também entre os eleitores do PS e do Bloco de Esquerda. Só não conquista os comunistas.

A sondagem da Aximage, cujos resultados são divulgados pelo Jornal de Negócios, coloca Marcelo Rebelo de Sousa bem distante da concorrência com 54,6% dos votos.

Ainda recentemente, tinha sido divulgada uma outra sondagem que concluía que o candidato a Belém não ganharia na primeira volta das eleições.

Mas os novos dados contrariam esta ideia, colocando Marcelo à frente dos segundos candidatos mais votados, Maria de Belém (com 13,4% das intenções de voto) e Sampaio da Nóvoa (com 13,2%). Os dois candidatos conotados com o PS estão colados nesta luta pela Presidência.

Esta sondagem ainda apresenta o dado interessante de colocar o professor como o preferido não só dos votantes de PSD e CDS, mas também do PS e até do Bloco de Esquerda.

Só os eleitores do PCP, segundo a sondagem, votariam maioritariamente em Edgar Silva, o único candidato apoiado pelo partido.

“Marcelo tem o apoio de PSD e CDS e o silêncio de António Costa”

Pedro Santana Lopes fez referência a este facto de Marcelo poder conquistar a simpatia de um eleitorado mais vasto que não apenas os habituais votantes de direita, referindo na Edição da Noite da SIC Notícias a circunstância de António Costa não ter declarado apoio oficial a nenhum candidato.

“Os candidatos da esquerda estão sem apoio nenhum e Marcelo tem o apoio do PSD, do CDS e o silêncio de António Costa, e vai dizendo que tudo fará para o Governo de António Costa ter sucesso”, constata Santana Lopes referindo-se a declarações do professor na sua primeira grande entrevista como candidato presidencial.

No fundo da tabela da sondagem, surge à cabeça Marisa Matias, a candidata do Bloco de Esquerda, com 2,4% das intenções de voto. Edgar Silva soma 1,9% e Paulo Morais aparece com 1,1%. Ainda no fundo da lista surge Henrique Neto, que consegue apenas 0,4% de votos.

A sondagem apurou ainda a existência de 13% de indecisos com a abstenção a situar-se nos 37,7%.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Parece que o candidato ASNO (AntonioSampaiodaNOvoa) está entalado… Que pena… Pode ser que algum teatro o recicle… A ele e à amiguinha Catarina, que também é das artes, e licenciada!

  2. Boa tarde.
    Será que após o desaire eleitoral das ultimas legislativas, no que diz espeito a sondagens, ainda há alguém que acredite neste tipo de sondagens?? ou não será que estes estímulos são apenas meras lavagens de opinião do zé povo???
    Eu por exemplo jamais votaria Marcelo.
    Meu voto será em branco, isto porque nenhum dos actuais reais candidatos não merece o meu voto.

      • Caro TU, quando digo em branco é porque nenhum me serve.
        O Paulo de Morais é bom rapaz, mas de tudo quanto disse e escreveu, ainda não vi resultados positivos, e muito menos iria ver como presidente.
        Mas não encontro estadista a altura do cargo, e como tal, voto em branco.
        Note que desde o dito 25 que apenas tivemos como presidente em todo o sentido da palavra, um homem ilustre, chamado General António Ramalho Eanes.
        O descrédito nos políticos é tal ordem que como eu vão estar muitos votantes.

  3. Eu não voto no Marcelo nem voto em nenhum. Mas há dias uma sondagem da eurosondagens (do ps) dava 48% ao Marcelo. A esquerdalhada pôs-se logo em bicos dos pés, lembrando uma segunda volta à moda do velho soares. Só que isso foi chão que deu uvas O burro branco já está a fazer terrões e o Povo abriu mais os olhos. No entanto só desejo ao sampaio da nódoa uma derrota estrondosa. Estou farto de sampaios!!

  4. Igualmente ao que se passou nas eleições legislativas, verifico, infelizmente que alguns midia, vão durante acampanha eleitoral para a Presidência “COMPRAR” sondagens que ùnicamente têm como objectivo influenciar a tendência do voto no candidato de direita. Como se sabe que o n/ povo, infelizmente, pouco esclarecido, gosta de dar o voto a quem (partido ou personalidade) têm mais hipóteses de ganhar – vota-se em quem se diz que vai ganhar. Não se vota em quem se diz que vai perder. isto é uma realidade, por isso considero que a n/ democracia é uma democracia de “fachada”, em que há instituições que apenas lhes interessa o dia do voto, no dia seguinte, mesmo que não se cumpra o prometido, o que interessa é o resultado do acto eleitora; Já manifestei o meu descontentamento nas sondagens diárias que durante a campanha vão haver (como nas legislativas) a uma instituição que tinha o dever de tomar uma atitude, mas que se limitou a responder-me, “EMPURRANDO” para uma outra instituição. Lamento e como tal aqui deixo o meu descontentamento, mas não estou interessado em ir mais longe para além desta m/ critica. É “bater no molhado”.

  5. Eu muito sinceramente estaria disposto a não votar tal como o fiz nas legislativas, mas depois deste golpe de teatro protagonizado por um vencido que antes mesmo arredou do seu partido um vencedor embora por pouco e que ele próprio não teve a dignidade de reconhecer a derrota e entregar a decisão nas mãos dos outros membros do seu partido tomando o Poder de assalto, não ficarei em casa desta vez e a minha escolha já está feita por entender que este candidato está acima da mediocridade da maioria dos restantes candidatos e poderão vir mesmo as legislativas que tomarei desta vez a mesma decisão de ir votar.

  6. Para que serve um presidente da republica? Expedimentem precisar dele, dum ministro, ou mesmo de um deputado, logo irão compreender a sua utilidade.

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …