Marcelo mantém amizade com Salgado (até a sacrificar)

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa assume que continua a ser amigo de Ricardo Salgado, na sua primeira grande entrevista como candidato presidencial. Mas em caso de “alguma incompatibilidade”, o professor garante que sacrifica a amizade.

Em entrevista à SIC, Marcelo Rebelo de Sousa defende a sua amizade com o ex-banqueiro, que está a contas com a justiça no âmbito da queda do BES, sublinhando que a amizade não deve ter a ver com independência”.

“Nunca trabalhei para Ricardo Salgado nem para o Grupo Espírito Santo. Nem um parecer, nada”, garante o professor universitário.

“Se houver alguma incompatibilidade entre amizade e funções, sacrifico a amizade”, assegura Marcelo, realçando que criticou Salgado “quando ninguém abriu a boca para o atacar”.

“Quando Salgado era o ‘Dono Disto Tudo’, fui das poucas pessoas a atacar Ricardo Salgado”, atira o ex-comentador político, referindo-se à postura que assumiu após uma votação na Câmara de Lisboa que disse ser um favor feito ao GES.

Quanto ao governo de António Costa, Marcelo destaca que espera que “esta solução governativa dê certo”.

“Farei o possível para que seja duradoura, porque é bom para o país”, garante.

Deixando algumas críticas indirectas à postura de Cavaco Silva durante a recente crise política, o candidato, que leva vantagem nas sondagens, refere que “o Presidente da República não tem que ter estados de alma em relação ao governo em funções”.

Se for eleito Presidente, dissolverá o Governo caso haja “uma crise política grave que ponha em causa o funcionamento das instituições” de governação.

Finalmente, o professor reforça o cariz “independente” da sua candidatura, não recusando todavia, um eventual apoio de PSD e CDS.

“É uma campanha muito solitária, em que aceito apoios de pessoas, instituições e partidos, mas que não vincula em nada a minha candidatura aos apoios que venha a receber”, sublinha Marcelo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Escolas vão poder contratar funcionários após 12 dias de ausência

Os estabelecimentos de ensino que tenham funcionários de baixa já não vão ter que esperar 30 dias para os substituir, podendo a partir deste ano letivo substituí-los no prazo de 12 dias. Esta terça-feira, no Fórum …

Auditoria especial ao Novo Banco inclui "limpeza" de créditos problemáticos

O Governo escolheu a consultora Deloitte para realizar uma auditoria especial ao Novo Banco que vai passar a pente fino os actos de gestão que motivaram as injecções de capital do Fundo de Resolução que …

Portugal continua a importar milhares de toneladas de amianto

O amianto é um material cancerígeno que continua presente em muitas infraestruturas públicas e privadas em Portugal. Apesar disso, o país continua a importar milhares de toneladas. O alerta parte da plataforma SOS-Amianto, criada pela Quercus, …

Jovem muçulmana impedida de entrar em jogo de basquete por não querer mostrar os braços

Uma jogadora de basquetebol de 13 anos foi impedida de participar num jogo, no último domingo, por ter uma camisola de manga comprida por baixo do equipamento oficial. Segundo o Jornal de Notícias, Fatima Habib, jogadora …

Professor suspenso depois de dizer que se alunos faltassem a Moral não podiam entrar em igrejas

O professor que enviou um documento aos encarregados de educação a avisar que se os seus educandos continuassem a faltar às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica "corriam o risco" de não poder entrar …

Cheias já mataram duas pessoas. Veneza vai declarar estado de emergência

Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza, vai declarar estado de emergência na cidade que está inundada devido às piores cheias em 50 anos. Esta quarta-feira, é esperada uma nova subida da água na cidade italiana. …

Bolsonaro deixa PSL e cria um novo partido

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que decidiu abandonar o Partido Social Liberal (PSL) e criar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. A saída de Bolsonaro acontece na sequência de uma série …

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …