Marcelo não ganha à primeira volta

Paulo Cunha / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Uma nova sondagem divulgada esta sexta-feira mostra que Marcelo Rebelo de Sousa continua à frente na corrida a Belém, com 48% das intenções de voto, situação que no entanto não o impede de ir a uma segunda volta.

Uma projeção realizada pela Eurosondagem para a SIC e para o Expresso revelou que, se as Presidenciais fossem hoje, Marcelo Rebelo de Sousa venceria com 48% dos votos e, por isso, haveria a necessidade de uma segunda volta.

Logo atrás ficariam os candidatos socialistas, com Maria de Belém (18,9%) em segundo lugar e, de seguida, o antigo reitor Sampaio da Nóvoa (16,7%), com uma diferença de apenas 2,2 pontos percentuais.

Do lado da esquerda, a candidata do Bloco, Marisa Matias surge à frente com 6,9% das intenções de voto, seguida do comunista Edgar Silva (5,2%).

Henrique Neto (2,2%) e Paulo Morais ( 1,1%) ocupam os últimos lugares nesta sondagem.

Esta projeção surge dias depois de Cavaco Silva, o atual Presidente da República, ter marcado as próximas eleições Presidenciais para 24 de janeiro do próximo ano.

Em declarações aos jornalistas esta sexta-feira, antes de uma audiência com a Confederação do Comércio e Serviços, o professor foi questionado sobre se acredita numa segunda volta, respondendo que quando era comentador político achava que esse era um cenário inevitável mas que, neste momento, com os dados de que dispõe, admite que “possa não haver”.

Sobre a data para a qual foram marcadas as eleições presidenciais, o candidato a Belém considerou que esta é razoável, realçando que “pareceria muito insensato ser mais tarde porque se houvesse algum problema jurídico no processo eleitoral não haveria muito tempo até 9 de março”.

“O novo Presidente toma posse no dia 9 de março. Em teoria ao menos há uma segunda volta que tem que se realizar três semanas depois. 24 de janeiro dá segunda volta a 14 de fevereiro”, elencou, considerando que Cavaco Silva “decidiu na linha do que têm sido as últimas eleições que é à volta de 20 de janeiro”.

Sobre se gostaria de ter o apoio do PSD numa primeira volta, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que a sua candidatura “é independente” e que está “aberto a todos os apoios”, não pedindo “apoios a ninguém”, sejam eles partidos ou grupos de cidadãos, mas aceita quem o quiser apoiar.

“Mas isso não retira um milímetro à independência da minha candidatura porque também disse mais de uma vez: o Presidente não é um líder partidário. O Presidente existe para unir os portugueses e para representar todos os portugueses”, assegurou.

Passos apoia Marcelo

Em entrevista à RTP, durante a noite desta sexta-feira, Passos Coelho afirmou, citado pelo jornal Sol, que o Conselho Nacional do PSD só irá tomar uma posição de apoio a algum dos candidatos em dezembro.

No entanto, salientou que, “na área do PSD, o professor Rebelo de Sousa é o que tem mais possibilidades de ter uma garantia/candidatura mobilizadora”.

“Não tenho dúvidas de que o professor Marcelo Rebelo de Sousa corporiza bem um conjunto de valores e tem uma perspetiva sobre a democracia portuguesa, a economia social de mercado, a inserção na UE e no euro e a vocação atlantista da política externa do país, que as pessoas da minha área política sentir-se-ão bem representadas. Acho que quaisquer dúvidas se dissiparão no futuro para quem possa estar desagradado”, afirmou.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre achei muita piada aos dependentes que conforme a onda são independentes.
    Chama-se a isto em bom português “Mandar areia para os olhos”
    Mais um com olho de Rei neste país de cegos!

RESPONDER

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …