PS quer criar subsídio para ajudar os trabalhadores pobres

José Coelho / Lusa

O líder do PS, António Costa, recebe nesta terça-feira o plano “Uma década para Portugal” que vai servir de base para a redacção do programa eleitoral do Partido para as legislativas. E uma das medidas aí expressas será um subsídio anual para atribuir aos trabalhadores que ganham até 411 euros por mês.

O Diário de Notícias avança esta ideia como a primeira medida do PS de António Costa, visando as eleições legislativas que se avizinham.

Os socialistas desejarão criar uma espécie de complemento salarial anual para atribuir àqueles trabalhadores que ganham até 411 euros por mês. O cálculo será feito em termos do rendimento familiar, portanto, tendo em conta o IRS.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os trabalhadores nestas condições, considerados pobres por não conseguirem sair do patamar de exclusão, apesar de terem rendimentos próprios, rondam os 440 mil.

O subsídio do PS para estes “trabalhadores pobres” custará assim 350 milhões de euros ao Orçamento de Estado. Mas os socialistas acreditam que esse valor terá como compensação o aumento do consumo e, consequentemente, o crescimento nos impostos recolhidos.

O plano “Uma década para Portugal” foi redigido durante vários meses por uma equipa de 12 economistas supervisionados por Mário Centeno. Trata-se, no fundo, de uma análise económica ao Estado da Nação que servirá de base para a definição das linhas estratégicas do PS para as legislativas.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Campanha da treta… não pensa arranjar emprego pros jovens, mas consegue subsidios pros que trabalham!!! Vai lavar os olhos a cegos…

  2. Não concordo nada. Isso quer dizer que o ordenado mínimo vai ser mantido? Para quê um subsídio para pessoas que recebem pouco. Porque não aumentar o salário mínimo?

    E arranjar mais emprego, não? Acabar com os estágios de exploração… Melhores leis para os recibos verdes. Isso sim, é falar.

    Enfim…

    • Vergonha de comentário!..
      Se não sabes o que fazes na Europa, já te devias ter ido embora para selva (lá para perto dos outros símios)…

  3. Mas isto não é um grande (muito grande) disparate? Os trabalhadores não precisam de subsídios: precisam é de que lhe paguem o que é justo.

  4. Mais um subsidio… ainda estamos a levantar de anos de austeridade e cá vamos nós gastar o dinheiro todo em subsídios… tal como foi dito, aumentem o salário mínimo, criar trabalho para os desempregados e não estágios que só ajudam certas empresas… gastem dinheiro a criar uma economia competitiva e não uma sociedade de subsidio dependentes (outra vez)… aprendem com os erros dos outros…

  5. Nas próximas eleições boicotar PS, Vamos voltar novamente aos tempos de Guterres e Sócrates, a darem luvas e depois quem paga somos nós para eles estarem de bolsos cheios.
    Governantes da treta
    Olhem pelos necessitados e parem de se coçar para dentro como os macacos

  6. Infelizmente quando alguém em troca de alguns votos a mais, digo a mais porque aqueles que até agora os portugueses lhes parecem pretender afetar, são insuficientes para alcançar os objetivos que pretendem, o que têm a propor é oferecer aos incautos aquilo de que o país mais precisa vai para vários anos, estamos mal. Muito mal. De uma equipe de 12 elementos o que sai é isto. Supostamente de entre eles, supostos iluminados, deverá sair o suposto ministro da economia, finanças, etc… Oh Costa! Coitado..razão tinha quando ontem dizia que ainda não sabia que tinhamos de esperar. Não sabia ontem, não sabe hoje, nem virá a saber o que de positivo possa propor aos portugueses.
    Volta Seguro…tás perdoado.

  7. Boa! peça aos pançudos do PS e do PS(D) que nos últimos 41 anos arrecadaram boas fortunas sempre á conta dos mesmos acabe com as mordomias milionárias a deputados ex-deputados ex PR’s e fundações de ex-PR’s e 14 polícias á porta das casas do bochechas escritórios na AR subvenções vitalícias roubalheira na banca nos governos civis nas câmaras juntas de freguesia obras publicas com monstruosas derrapagens esquemas de corrupção que só servem para vender jornais e ninguém vai preso e ainda são colocados em belos taxos no estrangeiro………………………… Sócrates é o 44 mas já deveria ir para aí o 10.000 ou mais.

  8. ….Pois mas só assim se alimentam bancos alimentares e a caridadezinha dirigida pelas pulhas das mulheres dos bandidos do governo e dos que por lá passaram sem falar na limpeza das prateleiras das grandes superfícies quando há peditórios. Arranjem mas é trabalho para todos e aumentem o salário mínimo acabem com as reformas milionárias e as mordomias do governo. se na Suíça que é um país rico as reformas param nos 1700 euros porque cá há Gonçalves a receber 170.000 mais viatura e avião e outros por aí…

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …