PS perde braço-de-ferro com o Parlamento e fica com prejuízo de 5 milhões das autárquicas

José Coelho / Lusa

Após mais de três anos de diferendo em tribunal, o PS dá-se por derrotado e aceita a decisão do tribunal que não lhe deu razão no caso da subvenção pública relativa às eleições autárquicas de 2013. O partido fica, assim, com um prejuízo de mais de 5 milhões de euros.

O PS reclamava mais de 3 milhões de euros ao Parlamento, mais juros, no âmbito da subvenção pública atribuída pelo Parlamento aos partidos, aquando das eleições autárquicas de 2013.

O partido recebeu 13,9 milhões de euros do Parlamento, mas considerava ter direito a uma verba superior. Em causa está uma interpretação diferente da lei que aplicou cortes aos apoios financeiros aos partidos para actos eleitorais, em 2013.

O Parlamento defendia que os cortes previstos na Lei “chegavam aos 36%, mas o PS defendia que deviam ser 20%“, conforme destaca a TSF que dá nota do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo que dá razão à Assembleia da República.

O Supremo confirma, assim, uma decisão tomada em Março deste ano, de que o PS recorreu. E é já certo que o partido vai pôr de parte a possibilidade de recorrer para o Tribunal Constitucional, acatando a decisão, conforme refere o responsável financeiro do PS, Luís Patrão, à TSF.

O saldo das autárquicas de 2013 cifra-se, deste modo, num prejuízo da ordem dos 5,5 milhões de euros, um valor significativamente maior do que os quase 2 milhões que se esperavam inicialmente.

Mas Luís Patrão assegura que isso não vai afectar as debilitadas finanças do partido que já foi apontado como estando em falência técnica.

As contas oficias do PS relativas a 2016 revelam que o partido tem activos de 15,4 milhões de euros e um passivo de 21,7 milhões. Uma situação financeira difícil que é suportada com empréstimos bancários da ordem dos 10 milhões de euros, segundo a TSF que refere que o dinheiro da subvenção do Parlamento tinha como destino abater esta dívida aos bancos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • “Estão a adiar o inevitável”

      Acho que já muita gente percebeu disso excepto quem tem ideologias não muito bem pensadas. Os partidos que temos tem todos defeitos mas os de esquerda tem defeitos muito graves que podem afectar o país a curto e longo prazo. Por exemplo, introdução de discriminação positiva, aumento de salários aos funcionarios sem optimizar as entidades públicas, aumento da divida, etc.

  1. Deveriam ter vergonha em gastar tantos milhões em propaganda e ainda exigirem mais e é gente desta que se considera capacitada para nos governar!.

    PS: A proveito para inquirir a ZAP porque razão os meus comentários têm vindo a ser censurados (não publicados) em anteriores publicações, será por razões ideológicas?.

    • Caro Vasco,
      Não “censuramos” comentários por motivos ideológicos – algo que os seus 839 comentários aprovados deveriam ter servido para clarificar.

      • E quais são as regras para um comentário ser aceite ou não? Pessoalmente o que fazia era deixar os comentários aparecer e remove-los com justificação se não cumprirem as regras mas isso é convosco.

        • Caro Emanuel,
          Como deve poder verificar a partir do facto de os seus comentários aparecerem normalmente de imediato e sem validação prévia, isso é uma das coisas que fazemos.

RESPONDER

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …