PS perde braço-de-ferro com o Parlamento e fica com prejuízo de 5 milhões das autárquicas

José Coelho / Lusa

Após mais de três anos de diferendo em tribunal, o PS dá-se por derrotado e aceita a decisão do tribunal que não lhe deu razão no caso da subvenção pública relativa às eleições autárquicas de 2013. O partido fica, assim, com um prejuízo de mais de 5 milhões de euros.

O PS reclamava mais de 3 milhões de euros ao Parlamento, mais juros, no âmbito da subvenção pública atribuída pelo Parlamento aos partidos, aquando das eleições autárquicas de 2013.

O partido recebeu 13,9 milhões de euros do Parlamento, mas considerava ter direito a uma verba superior. Em causa está uma interpretação diferente da lei que aplicou cortes aos apoios financeiros aos partidos para actos eleitorais, em 2013.

O Parlamento defendia que os cortes previstos na Lei “chegavam aos 36%, mas o PS defendia que deviam ser 20%“, conforme destaca a TSF que dá nota do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo que dá razão à Assembleia da República.

O Supremo confirma, assim, uma decisão tomada em Março deste ano, de que o PS recorreu. E é já certo que o partido vai pôr de parte a possibilidade de recorrer para o Tribunal Constitucional, acatando a decisão, conforme refere o responsável financeiro do PS, Luís Patrão, à TSF.

O saldo das autárquicas de 2013 cifra-se, deste modo, num prejuízo da ordem dos 5,5 milhões de euros, um valor significativamente maior do que os quase 2 milhões que se esperavam inicialmente.

Mas Luís Patrão assegura que isso não vai afectar as debilitadas finanças do partido que já foi apontado como estando em falência técnica.

As contas oficias do PS relativas a 2016 revelam que o partido tem activos de 15,4 milhões de euros e um passivo de 21,7 milhões. Uma situação financeira difícil que é suportada com empréstimos bancários da ordem dos 10 milhões de euros, segundo a TSF que refere que o dinheiro da subvenção do Parlamento tinha como destino abater esta dívida aos bancos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • “Estão a adiar o inevitável”

      Acho que já muita gente percebeu disso excepto quem tem ideologias não muito bem pensadas. Os partidos que temos tem todos defeitos mas os de esquerda tem defeitos muito graves que podem afectar o país a curto e longo prazo. Por exemplo, introdução de discriminação positiva, aumento de salários aos funcionarios sem optimizar as entidades públicas, aumento da divida, etc.

  1. Deveriam ter vergonha em gastar tantos milhões em propaganda e ainda exigirem mais e é gente desta que se considera capacitada para nos governar!.

    PS: A proveito para inquirir a ZAP porque razão os meus comentários têm vindo a ser censurados (não publicados) em anteriores publicações, será por razões ideológicas?.

    • Caro Vasco,
      Não “censuramos” comentários por motivos ideológicos – algo que os seus 839 comentários aprovados deveriam ter servido para clarificar.

      • E quais são as regras para um comentário ser aceite ou não? Pessoalmente o que fazia era deixar os comentários aparecer e remove-los com justificação se não cumprirem as regras mas isso é convosco.

        • Caro Emanuel,
          Como deve poder verificar a partir do facto de os seus comentários aparecerem normalmente de imediato e sem validação prévia, isso é uma das coisas que fazemos.

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …