Rui Rio “humilhou” a bancada do PSD

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O deputado socialista Porfírio Silva disse esta quarta-feira no Parlamento que Rui Rio humilhou o próprio partido ao afirmar que o PSD não recuou no sentido de voto do diploma sobre a aprovação integral de tempo de serviço dos professores. 

“Rui Rio tem-se revelado aos portugueses nestes últimos dias. Onde realmente se revela a fibra de um político, é quando [Rui Rio] não hesita em tentar construir uma cortina de fumo, lançando lama sobre o parlamento, humilhando os deputados do seu próprio partido, que, segundo a comunicação social, estiveram sempre ao telefone com ele durante a reunião”, criticou o dirigente socialista

“E dizendo que os trabalhos da Comissão de Educação foram uma confusão, como sempre, procurando dar a ideia de que ninguém sabia bem o que estava a fazer, que ninguém sabia o que tinha sido votado – mas a verdade é que todos sabíamos bem o que tínhamos votado, nomeadamente os que vieram cantar vitória aos microfones”, acrescentou.

Porfírio Silva sugeriu ainda que sociais-democratas tinham uma agenda escondida ao aprovar a medida em causa, que passava por “despedir professores” e “infernizar permanentemente a vida da escola pública”.

No debate desta quarta-feira, que foi muito marcado pela discussão sobre o tempo de serviço dos professores, todos os partidos trocaram acusações. PSD, CDS, Bloco e PCP apontaram baterias ao Executivo de António Costa, ao passo que os socialistas defenderam-se atacando o líder do PSD.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acusou António Costa de “febre eleitoral”, devidamente apoiada pelo ministro das Finanças, autor de de uma “aldrabice” orçamental. O bloquista referia-se ao relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), que sustenta que ao descongelamento da carreiras dos professores custaria 567 milhões de euros e não 800 milhões, como avançado por Mário Centeno.

“Os dados da UTAO trazem uma clarificação definitiva e indispensável e demonstram como o ministro Mário Centeno montou o guião financeiro desta crise artificial completamente baseado em mentiras. Percebemos que são contas ‘à la’ Eurogrupo. A UTAO desmente absolutamente o Governo e Mário Centeno”.

No fundo, e tal como explica o semanário Expresso, estes valores não divergem: diferença entre o valor avançado pela UTAO e o valor defendido por Centeno tem uma razão de ser: as contas do Governo foram apresentadas em valores brutos, enquanto as da UTAO dizem respeito a valores líquidos (considerando a Segurança Social e o IRS).

Os deputados dos CDS e do PSD atacaram também António Costa. “Quando o país precisava de um estadista tivemos um político habilidoso”, atirou a centrista Cecília Meireles. Por parte do PSD, Adão Silva, vice-presidente da bancada, classificou a ameça de demissão de Costa como um “golpe de teatro rasca”. E vincou:“Nós não mudámos de posição. Não recuámos. Não temos duas caras. Não enganámos os portugueses. Não fazemos o teatro”, defendeu o social-democrata.

O Bloco, pela voz do seu líder parlamentar João Oliveira, recorreu também ao argumento da crise política encenada. “A cinco meses de eleições legislativas, o que o país precisa é de avançar com uma política alternativa para resolver os problemas nacionais em vez de se deixar enredar em crises políticas criadas por calculismo eleitoral e fixações em maiorias absolutas”, afirmou o comunista.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Os tabefes foram bem aplicados… aquela bancada de braço dado com o BE e PCP , deveria ser toda corrida. Deram um presente a Costa !

  2. Rio tem razão, a bancada do PSD é que anda sem rumo, e depois é a vergonha que se vê. Mas Rio não deveria ter humilhado a bancada, bastava simplesmente e longe dos olhares indiscretos, dar umas boas vergastadas no rabo em cada um deles, a ver se aprendiam.

  3. Cómico é deputados não perceberem a diferença entre valore bruto e líquido e virem atirar areia para os olhos dos Portugueses com desinformação!
    Essa Pedro Filipe Soares preferiu o teatro do ataque politico ao dever de se debater com argumentos factuais e verdadeiros, mentir para ver se passa e engana alguns contribuintes e eleitores é jogo sujo do mais reles, fazer politica assim é bom não é BE?

  4. O Rui Rio é o único do PSD que parece ter a noção do que seria a aprovação desse diploma. É que não são só os professores que ficaram “congelados” foram todos os funcionários. Se aprovar para essa categoria, por igualdade de direitos, terão de aprovar para os restantes portuguesas. Há que pensar muito bem, fazer corretamente as contas e ver se tem onde ir buscar dinheiro para pagar essas contas, quer o atual governo que os vindouros. Caso contrário será uma casa onde mais uma vez os pequenos é que vão pagar as favas.

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …