PS admite nacionalização do Novo Banco se não existirem ofertas válidas

O vice-presidente da bancada socialista, João Galamba, admitiu esta quarta-feira a nacionalização do Novo Banco como último recurso, caso não existam compradores e ofertas válidas.

A hipótese foi colocada durante o Fórum da TSF. “Se não houver nenhuma oferta que proteja os contribuintes, que dê viabilidade ao banco, se calhar, o melhor é mesmo o banco ficar na esfera pública”, disse o socialista.

João Galamba não afasta a possibilidade de discutir a proposta do PCP para nacionalizar o Novo Banco, mas sublinha que o PS defende a venda da instituição a privados.

“No caso do Novo Banco, temos bastante mais tempo para lidar com o problema [do que com o Banif], até agosto de 2017 para vender. A ideia do PS é vender o banco e tentar realizar o maior ganho financeiro possível e limitar as perdas e recuperar o máximo de valor possível para o Estado e contribuintes portugueses”, disse o deputado, no parlamento.

O economista socialista salientou, no entanto, que o “debate não deve estar centrado em vender ou nacionalizar”.

PCP apresentou esta terça-feira um projeto de resolução para a nacionalização do Novo Banco, o “banco bom” originado pela resolução do antigo BES e o investimento por parte do Estado de cerca de 4,9 mil milhões de euros para recapitalizar o fundo de resolução bancária.

O primeiro-ministro e líder socialista, António Costa, afirmou sobre o assunto que “a pressa é má conselheira” e há que “dar tempo para se encontrar uma boa solução” para o Novo Banco.

João Galamba ressaltou que “é preciso perceber exatamente o que implicaria ser público”, lembrando que “o Estado já tem um banco público” e “ter dois não seria propriamente a escolha do PS”.

“Divergimos do PCP, agora temos um ano para debater o problema e avaliar potenciais ofertas de compradores e veremos o que vai acontecer. Quem defende a nacionalização do Novo Banco tem de explicar por que a defende, qual o modelo de negócio que defende, qual a compatibilização da existência de outro banco público – com uma dimensão, neste caso, até maior do que a Caixa Geral de Depósitos -, em que medida o acionista Estado teria capacidade financeira para atuar nos dois bancos”, enumerou o deputado socialista.

João Galamba remeteu o sentido de voto do grupo parlamentar socialista relativamente à iniciativa do PCP para depois do natural “debate interno”.

Na segunda-feira, o economista Vítor Bento – conselheiro de Estado de Cavaco Silva e ex-presidente do Novo Banco -, admitiu que a nacionalização da instituição poderá ser “uma saída possível”, considerando que “a venda não será já muito favorável”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …