PS admite nacionalização do Novo Banco se não existirem ofertas válidas

O vice-presidente da bancada socialista, João Galamba, admitiu esta quarta-feira a nacionalização do Novo Banco como último recurso, caso não existam compradores e ofertas válidas.

A hipótese foi colocada durante o Fórum da TSF. “Se não houver nenhuma oferta que proteja os contribuintes, que dê viabilidade ao banco, se calhar, o melhor é mesmo o banco ficar na esfera pública”, disse o socialista.

João Galamba não afasta a possibilidade de discutir a proposta do PCP para nacionalizar o Novo Banco, mas sublinha que o PS defende a venda da instituição a privados.

“No caso do Novo Banco, temos bastante mais tempo para lidar com o problema [do que com o Banif], até agosto de 2017 para vender. A ideia do PS é vender o banco e tentar realizar o maior ganho financeiro possível e limitar as perdas e recuperar o máximo de valor possível para o Estado e contribuintes portugueses”, disse o deputado, no parlamento.

O economista socialista salientou, no entanto, que o “debate não deve estar centrado em vender ou nacionalizar”.

PCP apresentou esta terça-feira um projeto de resolução para a nacionalização do Novo Banco, o “banco bom” originado pela resolução do antigo BES e o investimento por parte do Estado de cerca de 4,9 mil milhões de euros para recapitalizar o fundo de resolução bancária.

O primeiro-ministro e líder socialista, António Costa, afirmou sobre o assunto que “a pressa é má conselheira” e há que “dar tempo para se encontrar uma boa solução” para o Novo Banco.

João Galamba ressaltou que “é preciso perceber exatamente o que implicaria ser público”, lembrando que “o Estado já tem um banco público” e “ter dois não seria propriamente a escolha do PS”.

“Divergimos do PCP, agora temos um ano para debater o problema e avaliar potenciais ofertas de compradores e veremos o que vai acontecer. Quem defende a nacionalização do Novo Banco tem de explicar por que a defende, qual o modelo de negócio que defende, qual a compatibilização da existência de outro banco público – com uma dimensão, neste caso, até maior do que a Caixa Geral de Depósitos -, em que medida o acionista Estado teria capacidade financeira para atuar nos dois bancos”, enumerou o deputado socialista.

João Galamba remeteu o sentido de voto do grupo parlamentar socialista relativamente à iniciativa do PCP para depois do natural “debate interno”.

Na segunda-feira, o economista Vítor Bento – conselheiro de Estado de Cavaco Silva e ex-presidente do Novo Banco -, admitiu que a nacionalização da instituição poderá ser “uma saída possível”, considerando que “a venda não será já muito favorável”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …