PS admite nacionalização do Novo Banco se não existirem ofertas válidas

O vice-presidente da bancada socialista, João Galamba, admitiu esta quarta-feira a nacionalização do Novo Banco como último recurso, caso não existam compradores e ofertas válidas.

A hipótese foi colocada durante o Fórum da TSF. “Se não houver nenhuma oferta que proteja os contribuintes, que dê viabilidade ao banco, se calhar, o melhor é mesmo o banco ficar na esfera pública”, disse o socialista.

João Galamba não afasta a possibilidade de discutir a proposta do PCP para nacionalizar o Novo Banco, mas sublinha que o PS defende a venda da instituição a privados.

“No caso do Novo Banco, temos bastante mais tempo para lidar com o problema [do que com o Banif], até agosto de 2017 para vender. A ideia do PS é vender o banco e tentar realizar o maior ganho financeiro possível e limitar as perdas e recuperar o máximo de valor possível para o Estado e contribuintes portugueses”, disse o deputado, no parlamento.

O economista socialista salientou, no entanto, que o “debate não deve estar centrado em vender ou nacionalizar”.

PCP apresentou esta terça-feira um projeto de resolução para a nacionalização do Novo Banco, o “banco bom” originado pela resolução do antigo BES e o investimento por parte do Estado de cerca de 4,9 mil milhões de euros para recapitalizar o fundo de resolução bancária.

O primeiro-ministro e líder socialista, António Costa, afirmou sobre o assunto que “a pressa é má conselheira” e há que “dar tempo para se encontrar uma boa solução” para o Novo Banco.

João Galamba ressaltou que “é preciso perceber exatamente o que implicaria ser público”, lembrando que “o Estado já tem um banco público” e “ter dois não seria propriamente a escolha do PS”.

“Divergimos do PCP, agora temos um ano para debater o problema e avaliar potenciais ofertas de compradores e veremos o que vai acontecer. Quem defende a nacionalização do Novo Banco tem de explicar por que a defende, qual o modelo de negócio que defende, qual a compatibilização da existência de outro banco público – com uma dimensão, neste caso, até maior do que a Caixa Geral de Depósitos -, em que medida o acionista Estado teria capacidade financeira para atuar nos dois bancos”, enumerou o deputado socialista.

João Galamba remeteu o sentido de voto do grupo parlamentar socialista relativamente à iniciativa do PCP para depois do natural “debate interno”.

Na segunda-feira, o economista Vítor Bento – conselheiro de Estado de Cavaco Silva e ex-presidente do Novo Banco -, admitiu que a nacionalização da instituição poderá ser “uma saída possível”, considerando que “a venda não será já muito favorável”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …