“Grande protagonismo do ministro Pedro Marques trazia água no bico”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

“O ministro Pedro Marques teve esta semana praticamente mais protagonismo e exposição pública que em três anos de Governo”. É Marques Mendes quem o diz, acusando o Governo de “excesso de eleitoralismo” e de “propaganda”.

“Eu avisei que este grande protagonismo do ministro Pedro Marques trazia água no bico”. Marques Mendes critica, desta forma, o Governo pelo protagonismo que deu ao governante que é apontado como o cabeça-de-lista do PS para as próximas eleições europeias.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes aponta que a semana que passou “foi a grande semana em matéria de obras públicas“, com “um corrupio de cerimónias, anúncios, concursos, discursos e visitas”.

E se “alguns dos investimentos são mesmo importantes”, trata-se de “um exagero de propaganda”. “Parece que voltámos aos tempos de Sócrates“, atira o ex-líder do PSD.

“Fica a sensação de que todo este exagero de anúncios e propaganda é uma espécie de pré-campanha do candidato do PS às eleições europeias”, aponta ainda Marques Mendes, lamentando que “ainda por cima” é “uma pré-campanha paga com dinheiro público”. “Isto é ética e politicamente inaceitável“, conclui.

Marques Mendes critica o que define como “excesso de eleitoralismo” e de “propaganda”, referindo que “é tudo em grande”, com “uma enorme encenação” e “direccionado para o espectáculo, a imagem e a televisão”.

“Por que é que só agora, a meses de eleições, o Governo se lembrou do investimento público? Pode haver muitas explicações, mas aos olhos dos portugueses soa a campanha eleitoral”, constata.

No fim de contas, o comentador da SIC acredita que “exagero só pode ser contraproducente”.

Olhando para as últimas sondagens reveladas, com o PSD a bater no fundo e o PS mais longe da maioria absoluta, Marques Mendes faz referência à crise no partido social-democrata. “O que é extraordinário é que o PS não aproveita o mau estado do PSD“, frisa, concluindo que “os excessos, as arrogâncias, as insensibilidades sociais têm um preço”.

“É preferível a clarificação à paz podre”

Quanto ao actual cenário que se vive no PSD, depois de Luís Montenegro se ter anunciado como candidato à liderança, desafiando Rui Rio a marcar eleições antecipadas, Marques Mendes considera que é “preferível a clarificação à paz podre”.

Para o comentador da SIC, “concorde-se ou discorde-se”, Montenegro “fez bem e teve mérito” porque “deu a cara, não se limitou a deixar queimar em lume brando, foi directo ao assunto”.

Por outro lado, também Rio esteve bem por ter recusado o desafio de Montenegro, entende Marques Mendes. “Podia fingir, fazer de conta, mas assumiu, não foi exactamente o que Luís Montenegro pediu, faz de outra maneira, no Conselho Nacional, mas não deixa de ser uma clarificação”, assinala.

Todavia, Marques Mendes acredita que “seria melhor para o partido fazer eleições directas”.

“Se Rui Rio ganhasse nessas eleições ficava reforçadíssimo, reforçava a legitimidade e autoridade interna e os críticos tinham de meter a viola no saco“, conclui. “Se perdesse, haveria novo líder, um novo ciclo, e um novo élan“, constata.

Marques Mendes também está certo de que Rio “vai ganhar no Conselho Nacional”, até porque diz que nunca viu na história do PSD um líder “perder uma votação relevante” no órgão máximo do partido entre Congressos e admitiu que muitos votarão “pelos lugares”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …