Pedro Marques apontado como “número um” do PS às europeias

André Kosters / Lusa

Pedro Marques, Ministro Planeamento e das Infraestruturas

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, está a ganhar força no PS e é apontado como cabeça de lista do partido às eleições europeias.

Pedro Marques, o atual ministro do Planeamento e das Infraestruturas, lidera a bolsa de apostas que se vão fazendo nos corredores socialistas e a hipótese de ser cabeça de lista do PS às europeias não é encarada como descabida entre os mais próximos do governante.

A decisão ainda não está tomada, mas, segundo o Público, no núcleo duro de António Costa, Pedro Marques é visto como uma forte possibilidade para “número um” dos socialistas na disputa eleitoral, marcada para 26 de Maio.

O nome será anunciado por António Costa a 16 de fevereiro, na convenção europeia do PS. A escolha final está nas mãos do secretário-geral e primeiro-ministro, mas o nome de Pedro Marques responde aos critérios estabelecidos para a escolha dos candidatos. Os outros nomes já referidos para liderar a lista são Augusto Santos Silva, Maria Manuel Leitão Marques e Ana Catarina Mendes – sendo que esta última já excluiu esta possibilidade.

Um dos critérios que poderão determinar a escolha do ministro tem a ver com o facto de Pedro Marques corresponder à linha de rejuvenescimento de quadros que Costa assumiu no congresso de maio, na Batalha. Pedro Marques tem 43 anos, pelo que assegura a promessa de renovar geracionalmente os quadros políticos do PS.

Além disso, Pedro Marques preenche outros critérios como a experiência política e governativa, nomeadamente em questões europeias, mas também a proximidade política do líder.

Como ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques tem assegurado a gestão dos fundos comunitários. Além disso, foi ele quem fez a preparação e coadjuvou o primeiro-ministro na negociação do novo programa financeiro e orçamental da União Europeia, ou seja, as verbas que caberão a Portugal, no âmbito do quadro de apoio de fundos comunitários para a década 20-30.

Além disso, o ministro tem experiência anterior neste domínio: como secretário de Estado da Segurança Social, entre 2005 e 2011, esteve ligado à gestão dos fundos comunitários neste setor da governação e, ao longo dos anos, tem trabalhado com António Costa e com António Vitorino na defesa da ideia de que a União Europeia deve manter e reforçar a capacidade orçamental da zona euro para haver convergência entre Estados-membros.

Carlos Zorrinho, Pedro Silva Pereira e Maria João Rodrigues, atuais eurodeputados, continuarão no Parlamento Europeu, uma vez que têm lugar elegível dentro das listas do PS. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta, disse já que o objetivo do PS para as europeias é de alargar a representação, que tem agora oito eurodeputados.

Ana Gomes e Manuel dos Santos estão de saída, a primeira por decisão própria e o segundo porque é alvo de um processo disciplinar, imposto por Costa, por ter escrito no Twitter que a ex-deputada socialista e presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, era “cigana”, recorda o Público.

A lista final de candidatos será conhecida no dia 16 de fevereiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já são conhecidos os jogos da final a oito da Liga dos Campeões

O sorteio dos jogos da 'final eight' da Liga dos Campeões realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Todos os encontros da competição disputam-se em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, sem …

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …