Pedro Marques apontado como “número um” do PS às europeias

André Kosters / Lusa

Pedro Marques, Ministro Planeamento e das Infraestruturas

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, está a ganhar força no PS e é apontado como cabeça de lista do partido às eleições europeias.

Pedro Marques, o atual ministro do Planeamento e das Infraestruturas, lidera a bolsa de apostas que se vão fazendo nos corredores socialistas e a hipótese de ser cabeça de lista do PS às europeias não é encarada como descabida entre os mais próximos do governante.

A decisão ainda não está tomada, mas, segundo o Público, no núcleo duro de António Costa, Pedro Marques é visto como uma forte possibilidade para “número um” dos socialistas na disputa eleitoral, marcada para 26 de Maio.

O nome será anunciado por António Costa a 16 de fevereiro, na convenção europeia do PS. A escolha final está nas mãos do secretário-geral e primeiro-ministro, mas o nome de Pedro Marques responde aos critérios estabelecidos para a escolha dos candidatos. Os outros nomes já referidos para liderar a lista são Augusto Santos Silva, Maria Manuel Leitão Marques e Ana Catarina Mendes – sendo que esta última já excluiu esta possibilidade.

Um dos critérios que poderão determinar a escolha do ministro tem a ver com o facto de Pedro Marques corresponder à linha de rejuvenescimento de quadros que Costa assumiu no congresso de maio, na Batalha. Pedro Marques tem 43 anos, pelo que assegura a promessa de renovar geracionalmente os quadros políticos do PS.

Além disso, Pedro Marques preenche outros critérios como a experiência política e governativa, nomeadamente em questões europeias, mas também a proximidade política do líder.

Como ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques tem assegurado a gestão dos fundos comunitários. Além disso, foi ele quem fez a preparação e coadjuvou o primeiro-ministro na negociação do novo programa financeiro e orçamental da União Europeia, ou seja, as verbas que caberão a Portugal, no âmbito do quadro de apoio de fundos comunitários para a década 20-30.

Além disso, o ministro tem experiência anterior neste domínio: como secretário de Estado da Segurança Social, entre 2005 e 2011, esteve ligado à gestão dos fundos comunitários neste setor da governação e, ao longo dos anos, tem trabalhado com António Costa e com António Vitorino na defesa da ideia de que a União Europeia deve manter e reforçar a capacidade orçamental da zona euro para haver convergência entre Estados-membros.

Carlos Zorrinho, Pedro Silva Pereira e Maria João Rodrigues, atuais eurodeputados, continuarão no Parlamento Europeu, uma vez que têm lugar elegível dentro das listas do PS. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta, disse já que o objetivo do PS para as europeias é de alargar a representação, que tem agora oito eurodeputados.

Ana Gomes e Manuel dos Santos estão de saída, a primeira por decisão própria e o segundo porque é alvo de um processo disciplinar, imposto por Costa, por ter escrito no Twitter que a ex-deputada socialista e presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, era “cigana”, recorda o Público.

A lista final de candidatos será conhecida no dia 16 de fevereiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …