Rio acredita que PSD pode ganhar eleições (e a “culpa” é do PS)

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Numa entrevista ao Jornal de Notícias, o presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que o PS já está em condições de perder as próximas legislativas.

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu numa entrevista publicada no Jornal de Notícias que o PSD pode ganhar as próximas legislativas, até por considerar que o PS já está em condições de as perder.

“Quando temos este descontentamento todo no país, o PSD pode ganhar as eleições. Ai pode, pode. As eleições começam por se perder e só depois é que se ganham. O PS está em condições de as perder, vamos nós pôr-nos em condições de ganhar”, referiu.

Numa entrevista realizada na terça-feira, antes de Luís Montenegro ter feito um desafio para a realização de diretas imediatas (entretanto rejeitado), Rio diz não estar arrependido de se ter candidatado à liderança do PSD, mas admite que não contava com tanta resistência interna.

“Não estamos no tempo do Estado Novo, não estamos em nenhuma ditadura, em que os líderes dos partidos tenham um chicote com que batem nas pessoas quando elas se portam mal. Vivemos numa democracia, a liberdade também acarreta responsabilidade. Essa responsabilidade é muito mais de quem perturba do que de quem lidera”, afirmou.

Rui Rio admite que preferia que “a estrutura dirigente estivesse toda alinhada a trabalhar e sem provocar ruído”, considerando que “esse ruído só facilita a vida ao PS e ao Governo”.

Sobre o posicionamento do PSD, reiterou não estar preocupado com o que está “à direita” dos sociais-democratas, defendendo que o partido deve crescer ao centro e na abstenção.

“Para que é que vou desgastar-me a tentar segurar 1 ou 2% à direita, quando temos muitos, muitos milhares de votos para conquistar? São pessoas que tradicionalmente até podendo votar no PS, estão desagradadas com uma governação encostada ao BE e ao PCP”, apontou.

Questionado diretamente se irá escolher Paulo Rangel como cabeça de lista para as europeias de 26 de maio, Rio apenas se comprometeu a apresentar a lista antes do fim de fevereiro. “Tenho algumas ideias. Mas é preciso fazer o equilíbrio de diversos fatores, da competência, do perfil das pessoas”, afirmou, lembrando que o PSD tem atualmente apenas seis eurodeputados.

“São poucos lugares, é preciso ser muito criterioso na escolha, para termos uma equipa boa”, disse.

Questionado se está satisfeito com o papel desempenhado por Paulo Rangel em Bruxelas, o presidente do PSD disse não estar descontente com nenhum dos deputados. “É impossível a lista ser totalmente reconduzida, o que não significa que eu esteja desagradado com a atuação daquele que possa não ser reconduzido”, afirma.

Numa entrevista de balanço de um ano de mandato, Rui Rio admite que condena situações como as das falsas presenças e moradas parlamentares, mas defende que não foi isso que fez o secretário-geral José Silvano. “A única questão foi que partilhou a password, o que me dizem que não é incomum”, refere.

Ao diário, Rui Rio revelou ainda que a sua conta oficial no Twitter, inaugurada em 1 de dezembro, é sempre monitorizada por si. “Posso delegar e posso gerir. Mas em princípio sou eu. Pode haver uma palavra ou outra, mas assumo a responsabilidade por tudo o que é publicado”, assegurou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que ele tambem acredita no Pai Natal?

    Acho que a nível de contos o Pai Natal é mais provável de ser real do que o Rio ganhar as eleições!

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …