Rio acredita que PSD pode ganhar eleições (e a “culpa” é do PS)

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Numa entrevista ao Jornal de Notícias, o presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que o PS já está em condições de perder as próximas legislativas.

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu numa entrevista publicada no Jornal de Notícias que o PSD pode ganhar as próximas legislativas, até por considerar que o PS já está em condições de as perder.

“Quando temos este descontentamento todo no país, o PSD pode ganhar as eleições. Ai pode, pode. As eleições começam por se perder e só depois é que se ganham. O PS está em condições de as perder, vamos nós pôr-nos em condições de ganhar”, referiu.

Numa entrevista realizada na terça-feira, antes de Luís Montenegro ter feito um desafio para a realização de diretas imediatas (entretanto rejeitado), Rio diz não estar arrependido de se ter candidatado à liderança do PSD, mas admite que não contava com tanta resistência interna.

“Não estamos no tempo do Estado Novo, não estamos em nenhuma ditadura, em que os líderes dos partidos tenham um chicote com que batem nas pessoas quando elas se portam mal. Vivemos numa democracia, a liberdade também acarreta responsabilidade. Essa responsabilidade é muito mais de quem perturba do que de quem lidera”, afirmou.

Rui Rio admite que preferia que “a estrutura dirigente estivesse toda alinhada a trabalhar e sem provocar ruído”, considerando que “esse ruído só facilita a vida ao PS e ao Governo”.

Sobre o posicionamento do PSD, reiterou não estar preocupado com o que está “à direita” dos sociais-democratas, defendendo que o partido deve crescer ao centro e na abstenção.

“Para que é que vou desgastar-me a tentar segurar 1 ou 2% à direita, quando temos muitos, muitos milhares de votos para conquistar? São pessoas que tradicionalmente até podendo votar no PS, estão desagradadas com uma governação encostada ao BE e ao PCP”, apontou.

Questionado diretamente se irá escolher Paulo Rangel como cabeça de lista para as europeias de 26 de maio, Rio apenas se comprometeu a apresentar a lista antes do fim de fevereiro. “Tenho algumas ideias. Mas é preciso fazer o equilíbrio de diversos fatores, da competência, do perfil das pessoas”, afirmou, lembrando que o PSD tem atualmente apenas seis eurodeputados.

“São poucos lugares, é preciso ser muito criterioso na escolha, para termos uma equipa boa”, disse.

Questionado se está satisfeito com o papel desempenhado por Paulo Rangel em Bruxelas, o presidente do PSD disse não estar descontente com nenhum dos deputados. “É impossível a lista ser totalmente reconduzida, o que não significa que eu esteja desagradado com a atuação daquele que possa não ser reconduzido”, afirma.

Numa entrevista de balanço de um ano de mandato, Rui Rio admite que condena situações como as das falsas presenças e moradas parlamentares, mas defende que não foi isso que fez o secretário-geral José Silvano. “A única questão foi que partilhou a password, o que me dizem que não é incomum”, refere.

Ao diário, Rui Rio revelou ainda que a sua conta oficial no Twitter, inaugurada em 1 de dezembro, é sempre monitorizada por si. “Posso delegar e posso gerir. Mas em princípio sou eu. Pode haver uma palavra ou outra, mas assumo a responsabilidade por tudo o que é publicado”, assegurou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que ele tambem acredita no Pai Natal?

    Acho que a nível de contos o Pai Natal é mais provável de ser real do que o Rio ganhar as eleições!

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …