Montenegro lança desafio direto a Rio e quer “eleições já”

Mário Cruz / Lusa

Luís Montenegro

Ontem era cedo, mas amanhã é tarde demais. O ex-líder parlamentar do PSD Luís Montenegro está disponível para disputar a presidência do PSD e quer “eleições já”, afirmou esta quinta-feira uma fonte próxima do antigo deputado.

Luís Montenegro vai mesmo avançar para a liderança do PSD. Além de assumir a disponibilidade para se candidatar, o antigo líder parlamentar vai desafiar diretamente Rui Rio para ir a diretas já, adianta o Observador. Segundo uma fonte próxima, Montenegro dará uma conferência de imprensa esta sexta-feira, às 16h00, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Ao que o matutino apurou, o desafio será lançado esta tarde e é bastante claro: marcar as eleições diretas para a liderança do PSD o mais rapidamente possível.

O desafio que colocará a Rui Rio tem como objetivo fazer uma “clarificação política”, adianta fonte próxima de Montenegro. Para isso, o ex-líder parlamentar do PSD vai desafiar Rio a marcar as diretas já “para que o partido escolha a opção mais forte para enfrentar as próximas eleições”.

Isto significa que o atual líder do PSD passa a ter oficialmente um desafiador ainda antes das próximas europeias, marcadas para maio. Ainda assim, pode não ser o único, até porque o antigo assessor político de Passos Coelho e atual deputado Miguel Morgado já veio dizer que está a ponderar entrar na corrida se foram marcadas diretas.

Se Rui Rio aceitar o desafio, os apoiantes de Montenegro acreditam que o processo estará concluído antes de abril, mês em que tem de ser entregue a lista de candidatos às eleições europeias.

Porém, se Rio recusar, um conjunto de líderes distritais já recolheu assinaturas suficientes para convocar um Conselho Nacional extraordinário para censurar a atual direção e abrir caminho para diretas e um congresso.

Convulsão no PSD

Rui Rio tem-se encostado à esquerda, protagonizando uma oposição suave ao Governo de António Costa, e Luís Montenegro quer mudar isso. Com o partido mergulhado numa imensa agitação, Montenegro deverá defender uma oposição vigorosa ao PS e uma maior proximidade ao CDS. Há, inclusivamente, quem fale numa proposta de coligação com o CDS, embora Assunção Cristas já tenha rejeitado esse cenário.

Tudo está em aberto, mas é expectável que Rui Rio rejeite – ou até ignore – o desafio de Montenegro. Desta forma, adianta o Público, a estratégia de encostar a atual liderança do partido à parede pode não resultar, e, nesse caso, serão entregues as assinaturas (mínimo de 33) para convocar um conselho nacional extraordinário, que terá em cima da mesa uma proposta de moção de censura e datas para diretas e congresso.

Os apoiantes de Montenegro defendem um processo rápido. Pedro Pinto, líder da distrital de Lisboa, considera ser possível dar todos estes passos em apenas 45 dias, prazo que é compatível com a entrega de listas às europeias (meados de abril). Ainda que os apoiantes de Montenegro consigam convocar um conselho nacional, não é certo que a moção de censura seja aprovada.

Já os que estão do lado de Rui Rio, consideram a movimentação de Luís Montenegro sem sentido. Por esse motivo, o ex-líder parlamentar terá de explicar por que recuou há um ano e avança agora sem deixar que o mandato de Rio termine.

Na prática, o PSD está fraturado, dividido entre os que querem uma mudança antes das eleições e os que, apesar de criticarem a estratégia de Rio, preferem que este seja sujeito ao teste das urnas.

LM, ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. uiiiii já começou a guerra pelo poleiro dentro do partido dos XUXIAIS DEMOCRATAS…
    A meu ver, Rui Rio parece-me um politico bastante correcto que não diz mal apenas por dizer, ao contrario desta pandilha do gangue do passos fedelho que só sabem dizer mal de tudo e de todos ao estilo cristas borrega.
    Em politica o correto seria apoiar ou não propostas com base no potencial dessa proposta e não tendo em conta o populismo, bem como o contrario!
    Mas o que vejo em todo o espectro politico, é uma postura repudiável de mal dizer e de aproveitamento politico incorrecto de situações várias. Não querem verdadeiramente saber de Portugal ou dos Portugueses, os interesses do próprio partido estão sempre em primeiro lugar!!!!
    Mete-me nojo!

  2. Se deitarem o Rui Rio abaixo o PSD nunca mais se levanta.
    Eu pelo menos, neste Montenegro não voto. Isso é garantido. Prefiro votar no CDS.

  3. Montenegro o maçónico, como advogado ñ tem hipótese. É no poleiro da politica que ele se safa. Mas desta vez está a dar o passo maior que a perna, e vai dar um tombo que nunca mais se endireita.

  4. Um forte apoio a Luiz Montenegro .Corajoso com provas dadas em momentos difíceis.Costas ,comunistas e bloquistas e Socristas e Seus acólitos vão ter oposição.Fim à corrupção.Aos interesses instalados que começaram a ser beliscados.Voltou o costa o fiel de Sócrates mas para pior . Esperança .Obrigado pela sua disponibilidade.

    • Bem, vai aí uma confusão… o Montenegro representa precisamente a corrupção e os interesses instalados – e não é por acaso que ele é advogado!…

  5. Mas porque é que os apoiantes do Dr. Santana Lopes para presidente do PSD não saíram com ele para o novo partido que ele criou? Se essa gente quer criar problemas ao PSD mais vale saírem, evitam estar a mostrar o medo de perder os “tachos”.
    Até parece que querem fazer ao Dr. Rui Rio a mesma coisa que fizeram à Dr.ª Manuela Ferreira Leite. Ainda me lembro de um actual presidente duma câmara da linha do Estoril, uma semana antes das eleições legislativas, dar uma entrevista a dizer mal dessa presidente. Só mostrou, como queria, que se ela não sabia gerir o PSD como é que podia gerir o País? E por causa disso gramamos o “socretino” mais alguns anos, só saiu quando o País estava à beira da falência.
    Basta ver a lista dos “notáveis (?)” do PSD que apoiaram o Dr. Santana Lopes, e que querem afastar o Dr. Rui Rio, para ficar alarmado.

RESPONDER

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …