Ameaça a Rio. Críticos já têm a “bomba atómica” e Montenegro avança

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Os críticos de Rui Rio dentro do PSD já reuniram as assinaturas suficientes para lançarem a “bomba atómica”, convocando um Conselho Nacional Extraordinário para destituir o presidente do Partido. E Luís Montenegro vai assumir-se como candidato à liderança.

Luís Montenegro prometeu, “em breve”, quebrar o silêncio sobre o estado do PSD durante o programa da TSF “Almoços Grátis”, onde o ex-líder parlamentar é comentador a par de Carlos César do PS, depois de Manuela Ferreira Leite ter dito na mesma Rádio que prefere um “pior resultado” eleitoral para os sociais-democratas do que um “rótulo de direita”.

Essa ameaça de falar do “estado do PSD” acendeu as antenas dos críticos de Rio, como um sinal de que Montenegro vai avançar para uma candidatura à liderança do PSD.

O cenário ganha mais força face ao facto de os críticos de Rio terem conseguido reunir as assinaturas suficientes para convocar um Conselho Nacional Extraordinário, com o objectivo de destituir o presidente e convocar eleições antecipadas, como avança o Expresso.

As 33 assinaturas mínimas para o efeito já terão sido ultrapassadas e “não foi difícil”, refere um dos promotores do movimento contra Rio citado pelo semanário.

Montenegro terá sido “muito pressionado por deputados, dirigentes distritais, concelhios e autarcas, para avançar contra Rio”, segundo o jornal.

O ex-líder parlamentar dos tempos de Passos Coelho teria intenção de deixar Rio completar o mandato até ao fim, antes de assumir a candidatura à liderança do PSD. Mas “o desempenho de Rio desde então, a contínua queda nas sondagens e a degradação do ambiente dentro do partido” levam-no a precipitar o anúncio, frisa o Expresso.

O ex-deputado do PSD assumiu o seu distanciamento face à estratégia de Rio durante o programa da TSF, salientando que não se revê nas palavras de Manuela Ferreira Leite e frisando que correspondem “à linha política da actual direcção”.

“É muito perigoso que se possa matar no espaço político a ideia do PSD como um grande partido, com vocação maioritária, com vocação de Governo, transformando-o num pequeno partido, irrelevante e sem importância estratégica”, considerou, realçando que estará “sempre na linha de um PSD grande e ganhador“.

“Muito em breve falarei do estado de coisas e do estado do PSD”, acrescentou Montenegro, notando que desta forma, com a linha de Rio, o partido “não se vai conseguir afirmar”.

Rio está prestes a completar um ano de presidência, mas o seu nome nunca foi consensual no PSD, onde encontrou muitos anti-corpos. Ainda nesta semana se noticiou que vários dirigentes de distritais do PSD se reuniram secretamente com o objectivo de discutir uma eventual destituição de Rio.

SV, ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. E preciso um PSD forte para combater a letargia em que o país se encontra (pequenino, estrangulado por Centeno e novamente a caminho do abismo).

    • Forte em corruptos, claro. Porque malta que corta a direito e combate a corrupção na política como Rui Rio, é uma carta fora do baralho da partidocracia e do polvo que controla o estado para poder perpetuar os tráficos de influências e o assalto ao orçamento.

      Mas para quem a política é uma partida de futebol, onde ganharem partidos é mais importante do que ganhar a virtude… Claro que o que importa é “combater” os gajos da outra equipa. O resto é muito complicado pra essas cabeças entenderem. É muito futebol…

      Quando é que as pessoas vão entender que política não tem nada a ver com clubismo partidário. Política é arte ou ciência da organização, direção e administração de nações, Estados e sociedades, ao nível económico e social. O que é que isto tem a ver com a histeria com que as pessoas se regozijam com a svitórias eleitorais do seu clube partidário.

      Eu acho que este video pode ajudar a esclarecer o que é política e importância de haver solidariedade social em vez de ser “cada um por si” à laia do laisser-faire neoliberal: https://www.youtube.com/watch?v=n9LM9SnXCLg

      • Muito bem dito!!
        O vídeo do professor Cortella também é muito bom!
        Se o Brasil (e Portugal) tivesse mais pensadores como ele, certamente que não estaria como está!

      • Concordo consigo. Infelizmente há muito tuga masoquista, quer um motivo para andar pelos cafés e redes sociais a queixar-se em vez de fazer alguma coisa para mudar esta corja de políticos….

        Espero que o povo acorde e vote em massa no Rui Rio, seria uma bofetada de luva branca….

  2. Viva voltámos a esperança.Perdemos o país mas não perdemos o povo .Vamos novamente reconstruir o que Sócrates deixou e Costa desperdiçou de forma cobarde e ignóbil .Muita coragem porque retirar maduros não é fácil.A Venezuela é o exemplo .Os grandes camaradas deste governo os mesmos de Sócrates.

  3. “Rio está prestes a completar um ano de presidência, mas o seu nome nunca foi consensual no PSD, onde encontrou muitos anti-corpos”

    Claro!! Desde quando é que um tipo que combate a corrupção na política pode ser consensual???..

    “Luis Montenegro é comentador a par de Carlos César do PS”…

    CARLOS CÉSAR??!!..Está tudo dito. Olha que boa referência! Carlos “tráfico de influências” César. Está-se mesmo a ver quem é este Montenegro e porque é que o querem lá no PSD.

  4. Miguel Queiroz concordo totalmente com o escreveu e é claro que também lamento que se trate este assunto muito sério, como se fosse uma equipa de futebol e que o treinador vai para a rua, porque não deixou os “baronetes” PSD marcar os golos habituais cheios de corrupção e altas dúvidas de funcionamento global.

  5. Claro que combate a corrupção. Basta ver quem são os vices dele…

    Eu não tenho especial predilecção por qualquer um deles. Agora, vir dizer que Montenegro é corrupto só porque participa num programa de comentário em que Carlos César também participa… (que é isso que a notícia, e a frase realçada, dizem)
    Por essa ordem de ideias, somos todos corruptos porque partilhamos o mesmo oxigénio que Sócrates.

  6. mais do mesmo, um foi ao encontro do Bilderberg e agora este é tb da equipa do avental.

    nem um nem outro têm os interesses de Portugal em primeiro lugar.

    precisamos é que os portugueses ganhem juízo para deixarem de acreditar por completo nesta cambada que está na AR, todos eles.

    • Mas há algum que tenha os interesses de Portugal em primeiro lugar? Só houve um, coitado, mas já morreu há muito. Mas deve estar a rir-se à gargalhada. No cemitério de vimieiro, se não estou em erro!

      • Hahahaaa!…
        Esse colocava os interesses de Portugal tão “em primeiro lugar” que até deixou Portugal (e as colónias) andar nas mãos de uma dúzia de famílias ricas que durante décadas “reinaram” a seu belo prazer, enquanto a maioria da população portuguesa vivia na miséria e o país se atrasava cada vez mais!!
        Esse coitado, certamente que está no inferno!!

  7. Cada um opina a sua ideia mas isto sobre políticos a meu ver é cada vez mais duvidoso, se por um lado Rui Rio parece ser um homem sério pelo outro a monotonia da sua actuação como opositor do governo tem deixado muita gente descrente a seu respeito, nem se lhe conhecem ideias concretas e mais parece ser o sacristão de Costa, que venha outro para fazer mais barulho e depois na prática nos cravar como estão os actuais governantes a fazer e outros já fizeram no passado, já estamos habituados e não iremos estranhar, mais estranho seria encontrar gente séria a governar-nos.

  8. Rui Rio chegou e quis limpar o esterco da casa, mas o esterco é tanto que o está a querer empurar para fora da casa.
    O Porto é o que é hoje, fruto do trabalho dele, e não há dúvidas que ele seria a melhor solução para o nosso Portugal. Ele nunca fez parte dos sucessivos (des)governos, e embora seja candidato do PSD, é quase como um candidato independente, por ser de entre todos os candidatos o único com moral para falar e que realmente quer combater a corrupção e lobies (como fez no Porto). O problema é que são tantos os corruptos entranhados no país, que ele é como uma gota no meio do oceano.
    O povo tem de deixar o partidarismo de lado e começar a olhar à pessoa,
    infelizmente ainda há muita gente que vota no símbolo e não na pessoa. É o problema das palas…

    • Estou de acordo, e embora o trabalho do Rui Rio tenha sido bastante positivo, as coisas no Porto não correram sempre assim tão bem…
      Mas, o problema do PSD, é mesmo o lixo e, quando no tempo do Passos tinham como vice-presidente um mafiosos como o Marco António Costa (braço direito do Menezes em Gaia – Menezes que foi apoiado pelo PSD para candidato ao Porto, depois do que fez em Gaia!!), é natural que seja muito difícil limpar a casa.
      Pensei que com a saída do Santana, boa parte desse lixo iria com ele, mas eles preferiram ficar no PSD e tentar correr com o Rio, porque assim, provavelmente, tem mais hipóteses de chegar ao pote…

  9. As eleições directas que irão disputar estarão abertas só aos inscritos no partido ou estarão abertas também a todas os simpatizantes?

RESPONDER

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …

Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama "é pior do que no tempo da troika". E tudo por causa de …