Distritais do PSD encontraram-se em segredo para estudar destituição de Rui Rio

Miguel A. Lopes / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Vários dirigentes de distritais do PSD estiveram reunidos, na passada sexta-feira, para avaliarem a possibilidade de convocar um Conselho Nacional extraordinário com um único objetivo: destituir a direção de Rui Rio.

O Público avança esta manhã que os resultados ainda são pouco claros. Há quem tenha poucas esperanças de que o movimento de recolha de assinaturas consiga avançar por falta de colaboração de líderes de distritais como Salvador Malheiro, também vice-presidente de Rui Rio, Alberto Machado, do Porto, que é apoiante do líder do partido, ou José Manuel Fernandes, que está à frente do PSD-Braga.

Aveiro, Porto e Braga estão entre as maiores distritais do PSD e isso pode levar a que qualquer iniciativa do género fracasse.

O mesmo jornal confirmou junto às fontes presentes na reunião secreta que já começaram os contactos com os conselheiros nacionais para avaliar se há apoios para reunir as assinaturas necessárias. É preciso um quinto dos membros – 33 nomes – do Conselho Nacional para convocar uma reunião extraordinária.

Há dirigentes do PSD muito preocupados, não só com as sondagens, mas também com a imagem do partido. Entre os sociais-democratas descontentes começa a vingar a ideia de que o PSD está num ponto de não retorno e de que Rui Rio já não consegue virar a situação política a favor do partido até às legislativas de outubro deste ano.

Ganha força o cenário de que não é possível ter um resultado honroso face ao PS de António Costa e que a direção de Rui Rio não está a trabalhar nesse sentido. A falta de oposição ao Governo é a principal preocupação. Os críticos temem que a situação venha a resultar num grupo parlamentar de pequena dimensão e num partido pouco relevante no panorama político.

Esta movimentação acontece pouco mais de três meses depois de Salvador Malheiro ter convidado as distritais a assinarem um documento de compromisso com a estratégia de Rui Rio. Esse comunicado apelava à “serenidade” e criticava “as agendas pessoais” de militantes. Só a distrital de Lisboa, liderada por Pedro Pinto, não assinou o texto.

Se for aprovada uma reunião extraordinária do Conselho Nacional, o regulamento permite colocar à discussão e votação uma moção de censura para destituir a Comissão Política Nacional do partido. Se for aprovada, é convocado um congresso no prazo de 120 dias.

O Conselho Nacional é composto por 55 membros eleitos em congresso, dez representantes da JSD, cinco dos Trabalhadores Social-Democratas e cinco representantes dos Autarcas Sociais-Democratas, além dos líderes distritais e de dois membros das comissões políticas regionais.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ” Rui Rio não está a trabalhar nesse sentido”
    Eu que sou uma ignorante, vejo que o PSD está preocupado demais, em destituir única pessoa que de facto seria a pessoa da mudança, com provas dadas, só por isso deveríamos ler muito bem as entrelinhas…
    Acho que antes de Dr Rio governar é preciso “limpar” bem a casa, da corrupção, assim fizessem todos os partidos e seus responsáveis máximos, porque quem não deve não teme…
    Pelos vistos, uns estão contentes porque PS ganhará com maioria, outros tristes porque PSD perderá a corrida…
    Há muito que deixou de ser apenas isto, É IMPERATIVO LIMPAR A CASA, destas últimas porcarias que temos assistido, sem nada podermos fazer que não seja pagar, pagar, pagar…
    PSD quer ganhar a todo o custo por causa dos poderes instalados, e continuar com o “regabofe”…
    O PS quer ganhar a todo o custo, para limpar os vestígios da corrupção e “regabofe”, do antigo líder com ele incluído…
    O POVO, anda a dormir como de costume, a atirar pedras ao “arco íris” enquanto eles nos gozam descaradamente com todos nós…
    Eu sou de Centro Direita, assumida, mas quero que o PS ganhe com a maioria, mas quero mesmo, para ver o povo a engolir o que disse estes anos pseudo “dourados” de Costa…
    Dr Rio, não baixe os braços, essa corja à direita deve ser afastada, para depois limpar a corja à esquerda…
    Chega, chega, chega, a paciência tem limites para o que se tem assistido neste Portugal à deriva, como convém, preciso pulso, muito pulso…

RESPONDER

Jogadores do Porto irritados com fúrias de Sérgio Conceição

Os jogadores do FC Porto estão incomodados com os ataques de fúria do seu treinador, Sérgio Conceição, que em alguns casos já levaram a situações de humilhação pública. O caso mais mediático foi o de …

Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia …

"Deixem as vacas em paz!" Marcado mega churrasco de protesto na Universidade de Coimbra

Continuam a chover críticas à Universidade de Coimbra depois da decisão de banir a carne de vaca das cantinas. Associações do sector da produção bovina apelam a que se "deixem as vacas em paz" e …

Parte do programa do PDR é literalmente igual ao do PSD

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é "exactamente igual" ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público. Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, …

Cofina chega a acordo com Prisa. TVI vendida por 255 milhões de euros

A Cofina SGPS anunciou este sábado ter chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa em 255 milhões de euros. Em comunicado enviado …

BE é feminista porque "isso é querer igualdade e segurança" (e não queima pontes)

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda assumiu sexta-feira o partido como feminista, explicando que "isso é querer igualdade e segurança" para ambos os sexos, e que é preciso "mudar as regras do jogo em …

O mistério da origem do estanho da Idade do Bronze foi finalmente resolvido

A origem do estanho usado na Idade do Bronze tem sido um dos maiores enigmas da pesquisa arqueológica. Agora, investigadores resolveram parte do quebra-cabeças. Um grupo de arqueólogs da Universidade de Heidelberg e do Centro de …

Votos postais dos portugueses no Reino Unido estão a ser devolvidos aos remetentes

Os correios britânicos estão a investigar "com urgência" a razão pela qual os envelopes com os votos postais dos portugueses residentes no país estão a ser devolvidos aos remetentes, informou hoje uma fonte oficial à …

Fuligem da poluição do ar encontrada na placenta de mulheres grávidas

Manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis podem ser encontradas no lado fetal da placenta. Uma equipa liderada por cientistas da Universidade Hasselt, na Bélgica, estudou as placentas após o …

Mosquitos geneticamente modificados libertados no Brasil estão a reproduzir-se

O inesperado aconteceu: mosquitos geneticamente modificados estão a reproduzir-se no Brasil. A empresa responsável pela criação destes insetos mutantes realça que não há perigo para a saúde das pessoas. O plano para reduzir a população local …