Distritais do PSD encontraram-se em segredo para estudar destituição de Rui Rio

Miguel A. Lopes / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Vários dirigentes de distritais do PSD estiveram reunidos, na passada sexta-feira, para avaliarem a possibilidade de convocar um Conselho Nacional extraordinário com um único objetivo: destituir a direção de Rui Rio.

O Público avança esta manhã que os resultados ainda são pouco claros. Há quem tenha poucas esperanças de que o movimento de recolha de assinaturas consiga avançar por falta de colaboração de líderes de distritais como Salvador Malheiro, também vice-presidente de Rui Rio, Alberto Machado, do Porto, que é apoiante do líder do partido, ou José Manuel Fernandes, que está à frente do PSD-Braga.

Aveiro, Porto e Braga estão entre as maiores distritais do PSD e isso pode levar a que qualquer iniciativa do género fracasse.

O mesmo jornal confirmou junto às fontes presentes na reunião secreta que já começaram os contactos com os conselheiros nacionais para avaliar se há apoios para reunir as assinaturas necessárias. É preciso um quinto dos membros – 33 nomes – do Conselho Nacional para convocar uma reunião extraordinária.

Há dirigentes do PSD muito preocupados, não só com as sondagens, mas também com a imagem do partido. Entre os sociais-democratas descontentes começa a vingar a ideia de que o PSD está num ponto de não retorno e de que Rui Rio já não consegue virar a situação política a favor do partido até às legislativas de outubro deste ano.

Ganha força o cenário de que não é possível ter um resultado honroso face ao PS de António Costa e que a direção de Rui Rio não está a trabalhar nesse sentido. A falta de oposição ao Governo é a principal preocupação. Os críticos temem que a situação venha a resultar num grupo parlamentar de pequena dimensão e num partido pouco relevante no panorama político.

Esta movimentação acontece pouco mais de três meses depois de Salvador Malheiro ter convidado as distritais a assinarem um documento de compromisso com a estratégia de Rui Rio. Esse comunicado apelava à “serenidade” e criticava “as agendas pessoais” de militantes. Só a distrital de Lisboa, liderada por Pedro Pinto, não assinou o texto.

Se for aprovada uma reunião extraordinária do Conselho Nacional, o regulamento permite colocar à discussão e votação uma moção de censura para destituir a Comissão Política Nacional do partido. Se for aprovada, é convocado um congresso no prazo de 120 dias.

O Conselho Nacional é composto por 55 membros eleitos em congresso, dez representantes da JSD, cinco dos Trabalhadores Social-Democratas e cinco representantes dos Autarcas Sociais-Democratas, além dos líderes distritais e de dois membros das comissões políticas regionais.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ” Rui Rio não está a trabalhar nesse sentido”
    Eu que sou uma ignorante, vejo que o PSD está preocupado demais, em destituir única pessoa que de facto seria a pessoa da mudança, com provas dadas, só por isso deveríamos ler muito bem as entrelinhas…
    Acho que antes de Dr Rio governar é preciso “limpar” bem a casa, da corrupção, assim fizessem todos os partidos e seus responsáveis máximos, porque quem não deve não teme…
    Pelos vistos, uns estão contentes porque PS ganhará com maioria, outros tristes porque PSD perderá a corrida…
    Há muito que deixou de ser apenas isto, É IMPERATIVO LIMPAR A CASA, destas últimas porcarias que temos assistido, sem nada podermos fazer que não seja pagar, pagar, pagar…
    PSD quer ganhar a todo o custo por causa dos poderes instalados, e continuar com o “regabofe”…
    O PS quer ganhar a todo o custo, para limpar os vestígios da corrupção e “regabofe”, do antigo líder com ele incluído…
    O POVO, anda a dormir como de costume, a atirar pedras ao “arco íris” enquanto eles nos gozam descaradamente com todos nós…
    Eu sou de Centro Direita, assumida, mas quero que o PS ganhe com a maioria, mas quero mesmo, para ver o povo a engolir o que disse estes anos pseudo “dourados” de Costa…
    Dr Rio, não baixe os braços, essa corja à direita deve ser afastada, para depois limpar a corja à esquerda…
    Chega, chega, chega, a paciência tem limites para o que se tem assistido neste Portugal à deriva, como convém, preciso pulso, muito pulso…

RESPONDER

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …