Distritais do PSD encontraram-se em segredo para estudar destituição de Rui Rio

Miguel A. Lopes / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Vários dirigentes de distritais do PSD estiveram reunidos, na passada sexta-feira, para avaliarem a possibilidade de convocar um Conselho Nacional extraordinário com um único objetivo: destituir a direção de Rui Rio.

O Público avança esta manhã que os resultados ainda são pouco claros. Há quem tenha poucas esperanças de que o movimento de recolha de assinaturas consiga avançar por falta de colaboração de líderes de distritais como Salvador Malheiro, também vice-presidente de Rui Rio, Alberto Machado, do Porto, que é apoiante do líder do partido, ou José Manuel Fernandes, que está à frente do PSD-Braga.

Aveiro, Porto e Braga estão entre as maiores distritais do PSD e isso pode levar a que qualquer iniciativa do género fracasse.

O mesmo jornal confirmou junto às fontes presentes na reunião secreta que já começaram os contactos com os conselheiros nacionais para avaliar se há apoios para reunir as assinaturas necessárias. É preciso um quinto dos membros – 33 nomes – do Conselho Nacional para convocar uma reunião extraordinária.

Há dirigentes do PSD muito preocupados, não só com as sondagens, mas também com a imagem do partido. Entre os sociais-democratas descontentes começa a vingar a ideia de que o PSD está num ponto de não retorno e de que Rui Rio já não consegue virar a situação política a favor do partido até às legislativas de outubro deste ano.

Ganha força o cenário de que não é possível ter um resultado honroso face ao PS de António Costa e que a direção de Rui Rio não está a trabalhar nesse sentido. A falta de oposição ao Governo é a principal preocupação. Os críticos temem que a situação venha a resultar num grupo parlamentar de pequena dimensão e num partido pouco relevante no panorama político.

Esta movimentação acontece pouco mais de três meses depois de Salvador Malheiro ter convidado as distritais a assinarem um documento de compromisso com a estratégia de Rui Rio. Esse comunicado apelava à “serenidade” e criticava “as agendas pessoais” de militantes. Só a distrital de Lisboa, liderada por Pedro Pinto, não assinou o texto.

Se for aprovada uma reunião extraordinária do Conselho Nacional, o regulamento permite colocar à discussão e votação uma moção de censura para destituir a Comissão Política Nacional do partido. Se for aprovada, é convocado um congresso no prazo de 120 dias.

O Conselho Nacional é composto por 55 membros eleitos em congresso, dez representantes da JSD, cinco dos Trabalhadores Social-Democratas e cinco representantes dos Autarcas Sociais-Democratas, além dos líderes distritais e de dois membros das comissões políticas regionais.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ” Rui Rio não está a trabalhar nesse sentido”
    Eu que sou uma ignorante, vejo que o PSD está preocupado demais, em destituir única pessoa que de facto seria a pessoa da mudança, com provas dadas, só por isso deveríamos ler muito bem as entrelinhas…
    Acho que antes de Dr Rio governar é preciso “limpar” bem a casa, da corrupção, assim fizessem todos os partidos e seus responsáveis máximos, porque quem não deve não teme…
    Pelos vistos, uns estão contentes porque PS ganhará com maioria, outros tristes porque PSD perderá a corrida…
    Há muito que deixou de ser apenas isto, É IMPERATIVO LIMPAR A CASA, destas últimas porcarias que temos assistido, sem nada podermos fazer que não seja pagar, pagar, pagar…
    PSD quer ganhar a todo o custo por causa dos poderes instalados, e continuar com o “regabofe”…
    O PS quer ganhar a todo o custo, para limpar os vestígios da corrupção e “regabofe”, do antigo líder com ele incluído…
    O POVO, anda a dormir como de costume, a atirar pedras ao “arco íris” enquanto eles nos gozam descaradamente com todos nós…
    Eu sou de Centro Direita, assumida, mas quero que o PS ganhe com a maioria, mas quero mesmo, para ver o povo a engolir o que disse estes anos pseudo “dourados” de Costa…
    Dr Rio, não baixe os braços, essa corja à direita deve ser afastada, para depois limpar a corja à esquerda…
    Chega, chega, chega, a paciência tem limites para o que se tem assistido neste Portugal à deriva, como convém, preciso pulso, muito pulso…

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …