PSD bate no fundo e a maioria foge ao PS (quem lucra é Santana)

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio, Pedro Santana Lopes

O PSD revela o pior resultado desde 1976 numa sondagem quando Rui Rio enfrenta o desafio de Luís Montenegro à sua liderança. O PS também desce, ficando mais longe da maioria absoluta, e o partido de Pedro Santana Lopes ganha força.

Na sondagem realizada para o Expresso e para a SIC, o PSD surge com apenas 24,8% nas intenções de voto, o que constitui o pior resultado do partido desde 1976, quando os sociais-democratas de Francisco Sá Carneiro contaram apenas 24,3% dos votos nas eleições legislativas.

Estes números surgem quando a liderança de Rui Rio está fragilizada, depois de Luís Montenegro, ex-líder parlamentar dos sociais-democratas, se ter apresentado como candidato à presidência do PSD, pedindo eleições antecipadas no partido.

O mau desempenho do PSD nas previsões de voto foi precisamente um dos argumentos avançados por Montenegro para avançar como candidato, vaticinando que o partido pode ter “uma derrota humilhante” caso Rio continue na liderança.

Quando o actual presidente do PSD assumiu o cargo há um ano, os sociais-democratas tinham 26,9% das intenções de voto. Em Março de 2018, Rio ainda conseguiu levar o partido até aos 28,4%, mas desde então foi sempre a cair.

O PSD está, agora, a 15,2 pontos percentuais do PS que também está em queda, situando-se nos 40%, com uma quebra de 1,8 pontos percentuais. Os socialistas estão mais longe do objectivo da maioria absoluta.

E quem ganha com as quedas de PS e PSD é o partido Aliança de Pedro Santana Lopes que, sem sequer estar em campanha activa, consegue 4% das intenções de voto. Com este resultado nas próximas eleições europeias, Santana conseguiria eleger o cabeça de lista do Aliança, Paulo Sande, para o Parlamento Europeu.

Quem mantém as mesmas intenções de voto são o Bloco de Esquerda, com 7,6%, o CDS e a CDU (a coligação PCP e Os Verdes), com 7,1% cada.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não acredito nas sondagens que dão o Pedro a subir, quem vai votar num homem que foi a eleições como candidato num partido que dizia acreditar e defendeu durante Anos, (partido que lhe deu todo o protagonismo), não ganha, sai, arrasa o partido, (que fez dele o Santana Lopes), cria um partido apenas pensando na sua reforma, porque não será necessário muito para conseguir um lugar no Parlamento.
    Quando houver eleições nesse partido, se não ganhar sai e forma outro.

  2. PSD ainda não bateu no fundo, calma, o Luis Montenegro ainda não acabou o trabalho dele. Depois disso, sim, o PSD estará no fundo, ou como quem diz, “fundido”.

  3. O que se está a passar com o PSD,não é novidade, assim como já aconteceu com o Partido Socialista.
    Outras crises já foram ultrapassadas.
    Temos de dar força ao Rui Rio, pois é no meu entender a pessoa indicada para reduzir ao acabar com a rapaziada que só quer poder e protagonismo.
    Os grandes interesse de Portugal tem de estar a cima das querelas ambíguas das pessoas que só querem é a cadeira do poderão ter. e estão-se borrifando para os interesses do Povo.
    O que fez Santana Lopes enquanto esteve no cargo de 1.º Ministro?
    Montenegro, o que fez pelo Povo, enquanto líder parlamentar do PSD?
    A cegueira pelo poder, leva ao desrespeito dos valores da democracia. O congresso com todos os ses e mas, elegeu o Rui Rio.
    Montenegro e Santana, demonstram que não sabem perder.
    O meu voto, não vão ter.

RESPONDER

Agricultores entre as novas profissões de residente não habitual a pagar menos IRS

Arquitetos, designers ou geólogos são excluídos e dão lugar a agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura na nova lista de atividades do residente não habitual. Agricultores e profissões das ciências e engenharia, de nível intermédio, passam …

Espião francês, cúmplice de Latifa, ajuda a esclarecer a fuga da princesa Haya

Hervé Jaubert afirma que Haya terá descoberto que o Emir do Dubai aprisionou a sua filha Latifa, depois desta ter tentado fugir, e teve medo que o mesmo lhe acontecesse. A fuga da princesa Haya, sexta …

"Muitos americanos vão saber pela primeira vez o que diz o relatório Mueller"

O ex-procurador especial, que se encarregou de investigar as alegadas ligações da equipa do Presidente norte-americano com a Rússia vai, esta quarta-feira, ao Congresso explicar mais uma vez o que diz o seu relatório. A visita …

Tinder, drogas e álcool. Há uma revolução silenciosa em marcha no Irão

Sem esperança no amanhã e desiludida com os líderes do país e com a República Islâmica, a juventude iraniana transgride as apertadas regras religiosas do país, numa postura desafiante que se faz na "sombra" e …

Costa esteve em 15 debates quinzenais, membros do Governo em 233 audições

O balanço provisório da quarta e última sessão legislativa da legislatura revela que o primeiro-ministro esteve presente em 15 debates quinzenais na Assembleia da República, órgão onde foram realizadas 233 audições a membros do Governo. António …

Espanha. Turista detido por comer marisco no valor de 400 euros sem ter dinheiro para pagar

Na passada quarta-feira, um turista italiano, de visita a Formentera, em Espanha, entrou na marisqueira Es Molí de Sal e pediu uma grande quantidade de comida. Consumiu 400 euros em marisco, mas não tinha dinheiro …

Aulas de condução aos 17, menos tempo e mais baratas. Mudanças em França são bem vistas em Portugal

Em França, há novas regras que entram em vigor a partir desta segunda-feira para quem quer tirar a carta de condução em França. As mudanças são bem vistas em Portugal. De acordo com a entrevista de …

Bruno Fernandes não esconde que gostava de jogar em Inglaterra (mas não é ele que manda)

Bruno Fernandes continua sem esconder que gostaria de jogar em Inglaterra, mas quem decide o seu valor e quando sai é o Sporting. Antes da partida para os Estados Unidos, onde o clube leonino irá defrontar …

Greve dos Motoristas. Patrões vão exigir 70% de serviços mínimos

A Antram e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vão reunir-se esta quarta-feira para definir os serviços mínimos na greve de 12 de agosto. O Expresso avança esta terça-feira que a Antram - Associação …

Cabul exige esclarecimentos depois de Trump afirmar ter planos que podem "varrer o Afeganistão da face da terra"

Depois que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter dito que tem planos militares que poderiam acabar com o Afeganistão e matar milhões de pessoas, Cabul reagiu com indignação e exigiu esclarecimentos. Após os …