PSD bate no fundo e a maioria foge ao PS (quem lucra é Santana)

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio, Pedro Santana Lopes

O PSD revela o pior resultado desde 1976 numa sondagem quando Rui Rio enfrenta o desafio de Luís Montenegro à sua liderança. O PS também desce, ficando mais longe da maioria absoluta, e o partido de Pedro Santana Lopes ganha força.

Na sondagem realizada para o Expresso e para a SIC, o PSD surge com apenas 24,8% nas intenções de voto, o que constitui o pior resultado do partido desde 1976, quando os sociais-democratas de Francisco Sá Carneiro contaram apenas 24,3% dos votos nas eleições legislativas.

Estes números surgem quando a liderança de Rui Rio está fragilizada, depois de Luís Montenegro, ex-líder parlamentar dos sociais-democratas, se ter apresentado como candidato à presidência do PSD, pedindo eleições antecipadas no partido.

O mau desempenho do PSD nas previsões de voto foi precisamente um dos argumentos avançados por Montenegro para avançar como candidato, vaticinando que o partido pode ter “uma derrota humilhante” caso Rio continue na liderança.

Quando o actual presidente do PSD assumiu o cargo há um ano, os sociais-democratas tinham 26,9% das intenções de voto. Em Março de 2018, Rio ainda conseguiu levar o partido até aos 28,4%, mas desde então foi sempre a cair.

O PSD está, agora, a 15,2 pontos percentuais do PS que também está em queda, situando-se nos 40%, com uma quebra de 1,8 pontos percentuais. Os socialistas estão mais longe do objectivo da maioria absoluta.

E quem ganha com as quedas de PS e PSD é o partido Aliança de Pedro Santana Lopes que, sem sequer estar em campanha activa, consegue 4% das intenções de voto. Com este resultado nas próximas eleições europeias, Santana conseguiria eleger o cabeça de lista do Aliança, Paulo Sande, para o Parlamento Europeu.

Quem mantém as mesmas intenções de voto são o Bloco de Esquerda, com 7,6%, o CDS e a CDU (a coligação PCP e Os Verdes), com 7,1% cada.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não acredito nas sondagens que dão o Pedro a subir, quem vai votar num homem que foi a eleições como candidato num partido que dizia acreditar e defendeu durante Anos, (partido que lhe deu todo o protagonismo), não ganha, sai, arrasa o partido, (que fez dele o Santana Lopes), cria um partido apenas pensando na sua reforma, porque não será necessário muito para conseguir um lugar no Parlamento.
    Quando houver eleições nesse partido, se não ganhar sai e forma outro.

  2. PSD ainda não bateu no fundo, calma, o Luis Montenegro ainda não acabou o trabalho dele. Depois disso, sim, o PSD estará no fundo, ou como quem diz, “fundido”.

  3. O que se está a passar com o PSD,não é novidade, assim como já aconteceu com o Partido Socialista.
    Outras crises já foram ultrapassadas.
    Temos de dar força ao Rui Rio, pois é no meu entender a pessoa indicada para reduzir ao acabar com a rapaziada que só quer poder e protagonismo.
    Os grandes interesse de Portugal tem de estar a cima das querelas ambíguas das pessoas que só querem é a cadeira do poderão ter. e estão-se borrifando para os interesses do Povo.
    O que fez Santana Lopes enquanto esteve no cargo de 1.º Ministro?
    Montenegro, o que fez pelo Povo, enquanto líder parlamentar do PSD?
    A cegueira pelo poder, leva ao desrespeito dos valores da democracia. O congresso com todos os ses e mas, elegeu o Rui Rio.
    Montenegro e Santana, demonstram que não sabem perder.
    O meu voto, não vão ter.

RESPONDER

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …