PSD bate no fundo e a maioria foge ao PS (quem lucra é Santana)

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio, Pedro Santana Lopes

O PSD revela o pior resultado desde 1976 numa sondagem quando Rui Rio enfrenta o desafio de Luís Montenegro à sua liderança. O PS também desce, ficando mais longe da maioria absoluta, e o partido de Pedro Santana Lopes ganha força.

Na sondagem realizada para o Expresso e para a SIC, o PSD surge com apenas 24,8% nas intenções de voto, o que constitui o pior resultado do partido desde 1976, quando os sociais-democratas de Francisco Sá Carneiro contaram apenas 24,3% dos votos nas eleições legislativas.

Estes números surgem quando a liderança de Rui Rio está fragilizada, depois de Luís Montenegro, ex-líder parlamentar dos sociais-democratas, se ter apresentado como candidato à presidência do PSD, pedindo eleições antecipadas no partido.

O mau desempenho do PSD nas previsões de voto foi precisamente um dos argumentos avançados por Montenegro para avançar como candidato, vaticinando que o partido pode ter “uma derrota humilhante” caso Rio continue na liderança.

Quando o actual presidente do PSD assumiu o cargo há um ano, os sociais-democratas tinham 26,9% das intenções de voto. Em Março de 2018, Rio ainda conseguiu levar o partido até aos 28,4%, mas desde então foi sempre a cair.

O PSD está, agora, a 15,2 pontos percentuais do PS que também está em queda, situando-se nos 40%, com uma quebra de 1,8 pontos percentuais. Os socialistas estão mais longe do objectivo da maioria absoluta.

E quem ganha com as quedas de PS e PSD é o partido Aliança de Pedro Santana Lopes que, sem sequer estar em campanha activa, consegue 4% das intenções de voto. Com este resultado nas próximas eleições europeias, Santana conseguiria eleger o cabeça de lista do Aliança, Paulo Sande, para o Parlamento Europeu.

Quem mantém as mesmas intenções de voto são o Bloco de Esquerda, com 7,6%, o CDS e a CDU (a coligação PCP e Os Verdes), com 7,1% cada.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não acredito nas sondagens que dão o Pedro a subir, quem vai votar num homem que foi a eleições como candidato num partido que dizia acreditar e defendeu durante Anos, (partido que lhe deu todo o protagonismo), não ganha, sai, arrasa o partido, (que fez dele o Santana Lopes), cria um partido apenas pensando na sua reforma, porque não será necessário muito para conseguir um lugar no Parlamento.
    Quando houver eleições nesse partido, se não ganhar sai e forma outro.

  2. PSD ainda não bateu no fundo, calma, o Luis Montenegro ainda não acabou o trabalho dele. Depois disso, sim, o PSD estará no fundo, ou como quem diz, “fundido”.

  3. O que se está a passar com o PSD,não é novidade, assim como já aconteceu com o Partido Socialista.
    Outras crises já foram ultrapassadas.
    Temos de dar força ao Rui Rio, pois é no meu entender a pessoa indicada para reduzir ao acabar com a rapaziada que só quer poder e protagonismo.
    Os grandes interesse de Portugal tem de estar a cima das querelas ambíguas das pessoas que só querem é a cadeira do poderão ter. e estão-se borrifando para os interesses do Povo.
    O que fez Santana Lopes enquanto esteve no cargo de 1.º Ministro?
    Montenegro, o que fez pelo Povo, enquanto líder parlamentar do PSD?
    A cegueira pelo poder, leva ao desrespeito dos valores da democracia. O congresso com todos os ses e mas, elegeu o Rui Rio.
    Montenegro e Santana, demonstram que não sabem perder.
    O meu voto, não vão ter.

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …