Principal opositor de Putin assassinado a tiro junto ao Kremlin

Ilya Schurov / Wikimedia

Boris Nemtsov, principal opositor do presidente russo Vladiimr Putin

Boris Nemtsov, líder da oposição ao presidente russo, foi na noite desta sexta-feira assassinado a tiro, em pleno centro de Moscovo, anunciou a polícia da capital.

O presidente Vladimir Putin já reagiu, considerando o assassínio “uma provocação”.

Boris Nemtsov passeava a pé com uma jovem na Grande Ponte de Pedra, nas proximidades do Kremlin, quando “lhe dispararam quatro tiros nas costas, causando a sua morte”, disse uma porta-voz do Ministério do Interior russo, Elena Alexeeva, à cadeia de televisão Russia 24.

Várias pessoas foram testemunhas do assassinato, adiantou a polícia, citada pela agência noticiosa RIA Novosti.

“Estou a ver, à minha frente, o corpo de Boris. Estão muitos polícias à sua volta”, disse uma pessoa próxima de Nemtsov, o opositor Ilia Iachine, à Ria Novosti.

No local encontravam-se uma dezena de viaturas e ambulâncias, com os polícias a bloquearem o acesso, como testemunhou uma jornalista da agência noticiosa AFP.

Três horas antes de ser assassinado, Boris Nemtsov apelou aos ouvintes de uma rádio moscovita a manifestarem-se, num discurso crítico sobre a Ucrânia e o Presidente Vladimir Putin.

Durante 45 minutos, Boris Nemtsov apresentou as suas propostas para “mudar a Rússia” à rádio Ekho Moskvy.

Boris Nemtsov tinha 55 anos. Foi vice-primeiro ministro do governo do presidente Boris Yeltsin, tendo na altura sido considerado um possível candidato à presidente. Desde o início da presidência de Vladimir Putin, Nemtsov posicionou-se como um crítico activo da sua actuação.

Depois de sair do parlamento, em 2003, ajudou a criar e liderou vários partidos e grupos da oposição.

Era desde 2012 presidente do RPR/PARNAS, Partido Republicano da Rússia / Partido da Liberdade Popular.

Assassinato foi “minuciosamente planeado”

A morte do antigo vice-primeiro-ministro foi “minuciosamente planeada”, adiantaram este sábado os investigadores da comissão responsável pela investigação.

“Não há qualquer dúvidas de que este crime foi minuciosamente planeado, tal como o lugar escolhido para o assassínio”, na Ponte de Pedra, mesmo ao lado do Kremlin, adiantou a comissão de investigação, em comunicado.

“Tudo indica que a arma usada terá sido uma pistola Makarov”, um revólver utilizado pelas forças policiais e pelo exército russo“, prossegue o texto.

Os investigadores encontraram também no local do crime seis cápsulas de munições de calibre 9 mm, provenientes de diferentes fabricantes, o que torna mais difícil rastrear a sua origem.

“Boris Nemtsov dirigia-se com a sua companheira para casa, localizada próximo do local do crime. É evidente que os organizadores e os autores do crime estavam informados do seu trajeto“, concluiu a comissão responsável pela investigação.

Segundo o comunicado, testemunhas do crime foram já interrogadas pelos investigadores.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto sim, é uma Politica Patriótica e de Esquerda. Os que antes da queda do muro de Berlim não sabiam o que era o Comunismo (coitados tão ingénuos e mal informados) podiam s pronunciar-se agora, mas não convém.

  2. Isto sim é uma ditadura no seu melhor! Há alguma diferença que diga que é de esquerda ou de direita? Se há não se nota! O que sobressai são as declarações de um ditador, dirigente máximo de um país dito civilizado, que são de um cinismo e de um faraisaísmo, que se não estivesse em causa a morte de um ser humano, seriam para rir.

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …