Crianças voltam à escola, negócios abrem postigos. O primeiro dia de desconfinamento (e os critérios adicionais)

O desconfinamento a “conta-gotas” começa esta segunda-feira, depois meses depois de Portugal se ter fechado em casa para contar a pandemia de covid-19.

Esta segunda-feira, 15 de março, as atividades letivas e educativas nas creches, nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo retomam o ensino presencial. Reabrem também os centros de atividades de tempos livres e centros de estudo e similares.

De acordo com o ECO, os estabelecimentos de bens não essenciais que pretendam manter a respetiva atividade voltam ao ativo, mas exclusivamente para efeitos de entrega ao domicílio, recolha de bens comprados por meios eletrónicos ou venda ao postigo.

As livrarias e as lojas de música, assim como o comércio de automóveis e a mediação imobiliária, também reabrem hoje.

Salões de cabeleireiros, manicures e estabelecimentos similares vão poder abrir esta segunda-feira, mediante marcação prévia. Os restaurantes e similares vão poder voltar a disponibilizar bebidas para venda em take-away).

Critérios adicionais

O decreto que regulamenta o estado de emergência já foi publicado e uma das novidades face ao que foi anunciado pelo primeiro-ministro é que, a partir desta segunda-feira, será possível a permanência em parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer, bancos de jardim e similares.

No sábado, o Governo publicou também uma “estratégia de levantamento de medidas de confinamento”, onde são explicitadas as fases de retoma das atividades. De acordo com o ECO, são acrescentadas algumas à lista já conhecida, como a abertura, a 5 de abril, dos centros de dia ou a realização de atividades formativas em regime presencial a partir do dia 19 de abril.

A resolução do Conselho de Ministros inclui também uma nova versão da matriz de risco, que conjuga a incidência da covid-19 por cada 100 mil habitantes no acumulado de 14 dias e o risco de transmissibilidade (Rt).

Além desta matriz, há que ter em conta “a existência de capacidade de resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), designadamente em termos de acompanhamento, internamento e resposta de cuidados intensivos e de capacidades adequadas de testagem e rastreio“.

O calendário previsto “relativamente às diferentes fases de desconfinamento pode ser alterado” mediante estes critérios, prevê o Governo.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …