Desconfinamento em quatro fases. Ensino até 1º ciclo, cabeleireiros e vendas ao postigo já no dia 15

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O Parlamento aprovou esta tarde a renovação do estado de emergência até ao próximo dia 31 de março. Em paralelo, o Governo reuniu em Conselho de Ministros e já aprovou o plano de desconfinamento.

Passados quase dois meses do início do confinamento, o Governo preparou – como já era previsível – um desconfinamento faseado e territorial, e, como diz António Costa, “a conta gotas“.

“Podemos começar a abrir com segurança, mas essa abertura tem de ser cautelosa“, refere o primeiro-ministro, acrescentando que o calendário de desconfinamento se inicia a 15 de março e se prolonga até 3 de maio.

No dia 15 de março deverão reabrir as creches, pré-escola e 1º ciclo, tal como os cabeleireiros e barbeiros.

Ainda o comércio ao postigo, livrarias, bibliotecas, comércio automóvel e mediação imobiliária estão dentro dos estabelecimentos autorizados a iniciar atividade na próxima semana.

O primeiro-ministro adverte, no entanto, que até à Páscoa se deverá manter o dever geral de confinamento e a proibição de circulação entre concelhos, “para garantir que a Páscoa não é um momento de encontro“.

No dia 5 de abril, reabrem as escolas de 2º e 3º ciclo, lojas com porta para a rua (até 200 metros quadrados), esplanadas de cafés e pastelarias (máximo 4 pessoas), feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal), museus, monumentos e galerias de arte. Podem ainda ser incluídas modalidades desportivas de baixo risco e atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

A 19 de abril, o ensino secundário e superior regressam às aulas presenciais. Os cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos, lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação, lojas e centros comerciais, eventos no exterior e casamentos e batizados com limite de 25% da lotação dos recintos podem ser retomados.

Por fim, a 3 de maio, os restaurantes e pastelarias voltam a funcionar sem limite horário. Grandes eventos exteriores e interiores – com lotação definida pela Direção-Geral da Saúde – podem realizar-se, aumentando também para 50% a lotação permitida em casamentos e batizados.

Mantém-se o teletrabalho sempre que possível; os horários de funcionamento prolongam-se até às 21h durante a semana, mas ao fim-de-semana só podem estar abertos até às 13h, com exceção do retalho alimentar que é até às 19h; proibição de circulação entre concelhos no fim de semana de 20 e 21 de março e de 26/03 a 5/04 (período da Páscoa).

António Costa avisa que, conforme for evoluindo o índice de transmissibilidade, podem ser tomadas novas medidas. O mesmo poderá acontecer caso haja um aumento no número de casos (se for acima de 120 casos por 100 mil habitantes).

O 13.º estado de emergência inicia-se a 17 de março sendo que foi aprovado no Parlamento com os votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. O Bloco de Esquerda absteve-se e o PCP, PEV, IL, Chega e Joacine Katar Moreira votaram contra.

Ao contrário do que tem acontecido ao longos das semanas, Marcelo Rebelo de Sousa não fez, na noite de quinta-feira, uma comunicação ao país pela televisão.

“Não é o fim, é o inicio de um processo lento e gradual”

Em declarações no parlamento, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, descreveu o último ano como “muito difícil para todos os portugueses” e disse que, se agora as restrições começam a ser levantadas, isso deve-se aos portugueses “que cumpriram” as medidas.

Contudo, a governante sublinhou que “o desconfinamento terá de ser gradual e faseado”, uma vez que a “abertura originará um aumento do número de casos” por causa das novas variantes, “mais transmissíveis e mortais”. Deste modo destaca que “não é o fim, é o inicio de um processo lento e gradual”.

A ministra da Presidência disse ainda que há “razões para encarar o futuro com mais confiança por existirem as vacinas”, haver um calendário da vacinação definido e “mais conhecimento científico”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberta a mais curta explosão de raios gama já observada

A nova descoberta destaca a necessidade de uma nova classificação de explosões de raios gama, não baseada apenas na sua duração. Uma equipa de cientistas descobriu uma rara emissão de raios gama, denominada GRB 200826A, relacionada …

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …