/

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

Vlad Yaitskiy / Flickr

PricewaterhouseCoopers, PwC

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks.

Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até que ponto é que a reputação da auditora ficou manchada pelo seu envolvimento no caso Luanda Leaks, avança o semanário Expresso.

Depois de o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) ter revelado o caso, a consultora cessou os contratos de serviços com as empresas controladas por Isabel dos Santos, acusada pelo Governo angolano de desvio de dinheiro público.

Moritz esteve reunido com os principais clientes da auditora e esta visita a Portugal, a primeira do presidente, segundo o jornal, serviu também para colocar pressão nas investigações internas sobre o envolvimento de sócios da PwC com os negócios da empresária angolana.

Questionada pelo jornal, a consultora confirma que está a levar a cabo uma “uma investigação interna” e que “não hesitará em tomar as medidas necessárias para garantir os mais elevados padrões de comportamento ético e profissional”.

Segundo o Expresso, as investigações estão próximas de estar concluídas e as sanções poderão chegar ao afastamento de membros da empresa.

No final de janeiro, a auditora confirmou a saída de Jaime Esteves do departamento de fiscalidade da PwC em Angola, Cabo Verde e Portugal. Na altura, o mesmo jornal dava conta que este era, em conjunto com Ivo Farias, um dos sócios da PwC que mais trabalhou com Mário Leite da Silva, o braço direito da empresária em muitos dos negócios que estão na mira das autoridades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.