Presidente mexicano compara discurso de Trump ao de Hitler e Mussolini

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, comparou o discurso do pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump ao dos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.

“Já houve episódios da história da humanidade, lamentavelmente, onde estas expressões, esta retórica estridente, só levou a cenários fatídicos dentro da história da humanidade”, criticou o mexicano.

Assim chegou Hitler e assim chegou Mussolini: aproveitaram justamente um contexto de um problema que a humanidade vivia na época, depois de uma crise económica. Isso levou ao que hoje sabemos pela história, a uma conflagração mundial”, afirmou, em entrevista ao jornal Excelsior.

A comparação com o ditador alemão já tinha sido feita por dois ex-presidentes mexicanos, Felipe Calderón e Vicente Fox.

Para Calderón, Trump está a explorar os mesmos temores sociais “que Hitler fez no seu tempo“, enquanto Fox afirmou que Trump “lembrava Hitler”.

Além da comparação, o atual presidente também condenou as opiniões negativas de Trump sobre os imigrantes e sobre o México.

“Sou dos que lamentam e condenam este tipo de expressão, que me parece claramente desconhecimento sobre o México”, afirmou o mandatário em entrevista ao El Universal.

Segundo Enrique Peña Nieto, as opiniões de Trump “prejudicam uma relação que o México procurou de pontes, diálogos e aproximação, de buscar soluções para problemas comuns através de acordos e tarefas compartilhadas com os Estados Unidos”.

‘Propostas extremas’

Durante a campanha pela indicação do partido Republicano, Trump anunciou planos de deportar os 11 milhões de imigrantes sem documentação que vivem nos EUA, e classificou os imigrantes mexicanos como “criminosos e traficantes”.

O magnata também propôs construir um muro ao longo da fronteira que separa os países para evitar a entrada de imigrantes ilegais e disse que a obra deveria ser paga pelo México.

Além disso, propôs impostos às importações de veículos mexicanos e impedir que empresas americanas invistam no outro lado da fronteira.

Os comentários de Trump foram criticados por diversas personalidades mexicanas, como o ex-presidente Vicente Fox.

Em um entrevista à TV Univisión, Fox afirmou: “I am not going to pay for this f**** wall” (Não pagarei por essa m**** de muro).

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …