Presidente mexicano compara discurso de Trump ao de Hitler e Mussolini

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, comparou o discurso do pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump ao dos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.

“Já houve episódios da história da humanidade, lamentavelmente, onde estas expressões, esta retórica estridente, só levou a cenários fatídicos dentro da história da humanidade”, criticou o mexicano.

Assim chegou Hitler e assim chegou Mussolini: aproveitaram justamente um contexto de um problema que a humanidade vivia na época, depois de uma crise económica. Isso levou ao que hoje sabemos pela história, a uma conflagração mundial”, afirmou, em entrevista ao jornal Excelsior.

A comparação com o ditador alemão já tinha sido feita por dois ex-presidentes mexicanos, Felipe Calderón e Vicente Fox.

Para Calderón, Trump está a explorar os mesmos temores sociais “que Hitler fez no seu tempo“, enquanto Fox afirmou que Trump “lembrava Hitler”.

Além da comparação, o atual presidente também condenou as opiniões negativas de Trump sobre os imigrantes e sobre o México.

“Sou dos que lamentam e condenam este tipo de expressão, que me parece claramente desconhecimento sobre o México”, afirmou o mandatário em entrevista ao El Universal.

Segundo Enrique Peña Nieto, as opiniões de Trump “prejudicam uma relação que o México procurou de pontes, diálogos e aproximação, de buscar soluções para problemas comuns através de acordos e tarefas compartilhadas com os Estados Unidos”.

‘Propostas extremas’

Durante a campanha pela indicação do partido Republicano, Trump anunciou planos de deportar os 11 milhões de imigrantes sem documentação que vivem nos EUA, e classificou os imigrantes mexicanos como “criminosos e traficantes”.

O magnata também propôs construir um muro ao longo da fronteira que separa os países para evitar a entrada de imigrantes ilegais e disse que a obra deveria ser paga pelo México.

Além disso, propôs impostos às importações de veículos mexicanos e impedir que empresas americanas invistam no outro lado da fronteira.

Os comentários de Trump foram criticados por diversas personalidades mexicanas, como o ex-presidente Vicente Fox.

Em um entrevista à TV Univisión, Fox afirmou: “I am not going to pay for this f**** wall” (Não pagarei por essa m**** de muro).

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …