Presidente mexicano compara discurso de Trump ao de Hitler e Mussolini

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, comparou o discurso do pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump ao dos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.

“Já houve episódios da história da humanidade, lamentavelmente, onde estas expressões, esta retórica estridente, só levou a cenários fatídicos dentro da história da humanidade”, criticou o mexicano.

Assim chegou Hitler e assim chegou Mussolini: aproveitaram justamente um contexto de um problema que a humanidade vivia na época, depois de uma crise económica. Isso levou ao que hoje sabemos pela história, a uma conflagração mundial”, afirmou, em entrevista ao jornal Excelsior.

A comparação com o ditador alemão já tinha sido feita por dois ex-presidentes mexicanos, Felipe Calderón e Vicente Fox.

Para Calderón, Trump está a explorar os mesmos temores sociais “que Hitler fez no seu tempo“, enquanto Fox afirmou que Trump “lembrava Hitler”.

Além da comparação, o atual presidente também condenou as opiniões negativas de Trump sobre os imigrantes e sobre o México.

“Sou dos que lamentam e condenam este tipo de expressão, que me parece claramente desconhecimento sobre o México”, afirmou o mandatário em entrevista ao El Universal.

Segundo Enrique Peña Nieto, as opiniões de Trump “prejudicam uma relação que o México procurou de pontes, diálogos e aproximação, de buscar soluções para problemas comuns através de acordos e tarefas compartilhadas com os Estados Unidos”.

‘Propostas extremas’

Durante a campanha pela indicação do partido Republicano, Trump anunciou planos de deportar os 11 milhões de imigrantes sem documentação que vivem nos EUA, e classificou os imigrantes mexicanos como “criminosos e traficantes”.

O magnata também propôs construir um muro ao longo da fronteira que separa os países para evitar a entrada de imigrantes ilegais e disse que a obra deveria ser paga pelo México.

Além disso, propôs impostos às importações de veículos mexicanos e impedir que empresas americanas invistam no outro lado da fronteira.

Os comentários de Trump foram criticados por diversas personalidades mexicanas, como o ex-presidente Vicente Fox.

Em um entrevista à TV Univisión, Fox afirmou: “I am not going to pay for this f**** wall” (Não pagarei por essa m**** de muro).

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …