Presidente da República diz que já se “começa a ver a luz ao fundo do túnel”

Rui Ochôa / Presidência da República / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República falou aos jornalistas, esta quarta-feira, depois da reunião com peritos no Infarmed, tendo admitido que já se “começa a ver a luz ao fundo do túnel”.

À saída da reunião com peritos na sede do Infarmed, Marcelo Rebelo de Sousa disse que este “processo tem continuado a ter uma evolução positiva“, já que se nota “uma redução da propagação vírus” e, por isso, já se “começa a ver a luz ao fundo do túnel”, ainda que ténue.

O Presidente da República reafirma que “é preciso continuar a ganhar abril”, logo, continuar o confinamento, já que esse tem sido “a base do sucesso”. “É preciso ganhar em abril o mês de maio”, repetiu.

“Se abril correr até ao fim como esperamos, em maio os portugueses vão começar a habituar-se à ideia de conviverem socialmente com a realidade de um vírus que foi vencido naquilo que representava um risco gravíssimo para a sociedade portuguesa, e passa a ser um dado da vida do dia-a-dia”, cita o jornal Observador.

“Se abril correr bem, isso fará com que maio comece a ser progressivamente diferente”, afirmou o chefe de Estado, acrescentando ser esta a “luz ao fundo do túnel que o primeiro-ministro falava, que não só existe, como começa a ver-se ao fundo do túnel”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que “tudo se encaminha para que seja decretado um terceiro estado de emergência“. Ainda assim, o Presidente da República notou que vai haver uma nova reunião, no dia 28 de abril, por proposta do primeiro-ministro, para decidir que medidas serão tomadas em maio.

Questionado sobre um maior envolvimento das Forças Armadas, o Presidente disse que “é uma realidade, está definida, tem ocorrido em inúmeros domínios” e que “não há necessidade de, no decreto que venha a renovar o estado de emergência, alterar o que quer que seja ao que tem sido definido ou alterado”.

Respondendo à pergunta se iria haver celebrações em Fátima, a 13 de maio, Marcelo Rebelo de Sousa foi claro. Apesar de maio “ser o mês para o retomar o convívio com a realidade do vírus, não significa correr riscos que seriam riscos contraditórios com o que tem sido feito até hoje”.

Para o Presidente, o próximo mês de maio será “uma fase de transição, incompatível com fenómenos de massas”.

Portugal regista 599 mortos associados à covid-19, mais 32 do que na terça-feira, e 18.091 infetados (mais 643), indicou o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …