Há mais 32 mortes e 643 casos de covid-19 em Portugal

Tiago Petinga / Pool / Lusa

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira revela que há agora 18.091 casos confirmados de covid-19 em Portugal. Há mais 643 casos positivos em relação a terça-feira, naquele que é um aumento de 3,7%.

Ainda que o crescimento esteja a abrandar, o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus continua a aumentar. Esta quarta-feira ultrapassou-se a marca dos 18 mil casos confirmados, com mais 643 casos do que ontem.

Os números divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS) demonstram que o número de óbitos subiu para os 599, o que consiste em mais 32 mortes em comparação com o dia anterior. O número de recuperados aumentou para 383, sendo que se registaram mais 36 pacientes curados.

Até ao momento há 1.200 pessoas internadas, das quais 208 encontram-se em unidades de cuidados intensivos.

Entretanto, há um total de 4.060 pessoas a aguardar pelos resultados laboratoriais. Desde 1 de janeiro de 2020 já houve 150.804 casos suspeitos.

A região Norte continua a ser a mais afetada pela pandemia, com 339 mortos e 10.751 casos. A região Centro contabiliza 136 mortes e 2.629 casos, enquanto a região de Lisboa e Vale do Tejo tem 111 mortes registadas e 4.102 pessoas infetadas. Alentejo, sem mortes e com 155 casos confirmados, e Algarve, com nove mortes e 295 casos, são as regiões menos afetadas de Portugal Continental.

Por sua vez, nos Açores há 100 casos confirmados e quatro óbitos e, na Madeira, não há registo de mortes, mas há 59 casos positivos de covid-19.

Desde o início de março, Portugal já fez mais de 200 mil testes ao novo coronavírus. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, diz que há mais de um milhão de testes em stock. Além disso, o número de chamadas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes tem diminuído nos últimos dias. Antes recebiam mais de 3 mil, agora recebem menos de 500.

“As pessoas podem ter confiança no sistema”, diz o presidente do INEM, Luís Meira. “É importante que as pessoas com necessidade de assistência médica não adiem o contacto com SNS24, ou, em casos urgentes, com o 112”.

Em relação à taxa de mortalidade, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, diz que “estamos com a malha mais larga possível“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …

Schumacher "está numa fase difícil", revela antigo colega do piloto

Michael Schumacher "está numa fase difícil", disse este domingo Felipe Massa, que foi colega do piloto alemão na Ferrari, em 2006. "Sei como está, tenho informações. A minha relação com [Michael Schumacher] sempre foi muito próxima. …

Centeno deixa na gaveta reforma que tira poder ao governador do BdP

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deixou na gaveta uma reforma da supervisão financeira que retirava poder ao governador do Banco de Portugal (BdP), avança este domingo o jornal Expresso. Em causa está uma reforma …

Um supercomputador culpou a nossa espécie por aniquilar os neandertais

De acordo com modelos desenvolvidos num supercomputador, a extinção dos neandertais não foi causada por mudanças repentinas no clima glacial nem por cruzamentos com o Homo sapiens. Os neandertais viveram na Eurásia durante, pelo menos, 300.00 …

Liverpool-Atlético levou a 41 mortes por covid-19, revela estudo

Um estudo publicado pelo jornal Sunday Times conclui que o jogo da Liga dos Campeões de futebol entre Liverpool e Atlético de Madrid, em 11 de março, levou a 41 mortes por infeção de covid-19. O …