Presidente da Liga dos Bombeiros diz que incêndio teve origem criminosa

Miguel A. Lopes / Lusa

Pelo menos 30 pessoas morreram no interior dos carros no IC8 durante o incêndio em Pedrógão Grande

Pelo menos 30 pessoas morreram no interior dos carros no IC8 durante o incêndio em Pedrógão Grande

O presidente da Liga dos Bombeiros garante que o incêndio de Pedrógão Grande, em Leiria, já estava activo há cerca de duas horas quando ocorreu a trovoada seca. Para Jaime Marta Soares é evidente que o fogo teve “origem criminosa”.

Esta convicção do presidente da Liga dos Bombeiros (LB) foi deixada por Jaime Marta Soares no Fórum da TSF, nesta quarta-feira de manhã, e contraria aquela que é a versão oficial para a origem do grande incêndio que ainda não foi extinto.

As autoridades avançaram que o fogo terá sido causado por uma trovoada seca.

“Eu tenho para mim, até prova em contrário, de que o incêndio teve origem em mão criminosa“, considera porém Jaime Marta Soares.

“O incêndio já estava a decorrer há cerca de duas horas quando, efectivamente, se deu esse problema com raios que provocaram um conjunto de ignições a acrescer àquele incêndio que já era de uma violência extraordinária”, nota este responsável.

A TSF apurou, entretanto, que a Polícia Judiciária quer ouvir Marta Soares a propósito destas declarações.

Analisando a dimensão da tragédia e as críticas que surgiram à actuação das autoridades, o presidente da LB assume, também na TSF, que “há coisas que podiam ter sido diferentes”.

“A LB vai exigir uma análise detalhada sobre todas as questões”, realça Marta Soares, frisando que “nada pode ser como dantes”.

Quanto às alegadas falhas no sistema de comunicações, que terão impedido uma mais pronta e melhor actuação no combate ao incêndio que provocou 64 mortes, o presidente da LB refere que esse facto não pode servir de “desculpa” para tudo.

“Há outros meios complementares que ajudam”, nota Marta Soares, referindo porém que é preciso que se faça “uma análise em profundidade para ver o que falhou para que, no futuro, seja corrigido porque não se pode, num momento de um sinistro com esta dimensão, estar a inventar“.

ZAP //

7 COMENTÁRIOS

  1. No momento como este, estar a dizer o que acreditamos ou não sem a mínima prova, é algo que insulta as vítimas e basicamente é burrice, é uma questão de factos e não de fé até podem acreditar em fadas ou unicórnios mas provém o que dizem, porque dizer coisas para aparecer na TV é algo inacreditável neste momento.

  2. Lamentável! O Governo que actue de forma célere e implacável! Já cansa assistir a estas situações todos os anos e esta agora ainda mais triste…
    Medidas drásticas para quem incendeia, para quem é proprietário e não trata dos terrenos…
    Um voto de louvor e gratidão aos nossos bombeiros! Grandes Homens e Mulheres.
    Um voto de pesar a todas as vítimas! E familiares! O meu nobre povo português!

  3. Este individuo passa a vida a dizer palermices!!
    Manda bitates para o ar (ainda por cima, num caso tão sério!), sem qualquer indícios que os sustentem…
    Além disso, penso que já foi afastado do cargo de presidente da LBP e não devia estar a dizer barbaridades em nome dessa associação!…

  4. Mais uma vez vem um “EXPERT” atirar com areia para os olhos do povo. O problema não é dos bombeiros que apagam os fogos mas sim das chefias que não os encaminham atempadamente para os locais onde são necessários. E depois vem sempre um”VIP” atirar com areia para os olhos do povo deturpando a verdade e manipulando a opinião pública. Não estou a falar apenas no comando dos bombeiros, falo também da Protecção Civil, que coordena as operações, e até da GNR que mandou desviar o trânsito para uma armadilha mortal. É já tempo de cada um assumir as suas responsabilidades, não apenas de se demitirem ou serem demitidos, mas sim serem julgados pela incapacidade e incompetência em cumprir as tarefas para que foram designados e de onde usufruem salários por vezes escandalosos.
    É apenas a minha opinião e vale o que vale.

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …