Presidente da Liga dos Bombeiros diz que incêndio teve origem criminosa

Carlos Barroso /lusa

O presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares

O presidente da Liga dos Bombeiros garante que o incêndio de Pedrógão Grande, em Leiria, já estava activo há cerca de duas horas quando ocorreu a trovoada seca. Para Jaime Marta Soares é evidente que o fogo teve “origem criminosa”.

Esta convicção do presidente da Liga dos Bombeiros (LB) foi deixada por Jaime Marta Soares no Fórum da TSF, nesta quarta-feira de manhã, e contraria aquela que é a versão oficial para a origem do grande incêndio que ainda não foi extinto.

As autoridades avançaram que o fogo terá sido causado por uma trovoada seca.

“Eu tenho para mim, até prova em contrário, de que o incêndio teve origem em mão criminosa“, considera porém Jaime Marta Soares.

“O incêndio já estava a decorrer há cerca de duas horas quando, efectivamente, se deu esse problema com raios que provocaram um conjunto de ignições a acrescer àquele incêndio que já era de uma violência extraordinária”, nota este responsável.

A TSF apurou, entretanto, que a Polícia Judiciária quer ouvir Marta Soares a propósito destas declarações.

Analisando a dimensão da tragédia e as críticas que surgiram à actuação das autoridades, o presidente da LB assume, também na TSF, que “há coisas que podiam ter sido diferentes”.

“A LB vai exigir uma análise detalhada sobre todas as questões”, realça Marta Soares, frisando que “nada pode ser como dantes”.

Quanto às alegadas falhas no sistema de comunicações, que terão impedido uma mais pronta e melhor actuação no combate ao incêndio que provocou 64 mortes, o presidente da LB refere que esse facto não pode servir de “desculpa” para tudo.

“Há outros meios complementares que ajudam”, nota Marta Soares, referindo porém que é preciso que se faça “uma análise em profundidade para ver o que falhou para que, no futuro, seja corrigido porque não se pode, num momento de um sinistro com esta dimensão, estar a inventar“.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. No momento como este, estar a dizer o que acreditamos ou não sem a mínima prova, é algo que insulta as vítimas e basicamente é burrice, é uma questão de factos e não de fé até podem acreditar em fadas ou unicórnios mas provém o que dizem, porque dizer coisas para aparecer na TV é algo inacreditável neste momento.

  2. Lamentável! O Governo que actue de forma célere e implacável! Já cansa assistir a estas situações todos os anos e esta agora ainda mais triste…
    Medidas drásticas para quem incendeia, para quem é proprietário e não trata dos terrenos…
    Um voto de louvor e gratidão aos nossos bombeiros! Grandes Homens e Mulheres.
    Um voto de pesar a todas as vítimas! E familiares! O meu nobre povo português!

  3. Este individuo passa a vida a dizer palermices!!
    Manda bitates para o ar (ainda por cima, num caso tão sério!), sem qualquer indícios que os sustentem…
    Além disso, penso que já foi afastado do cargo de presidente da LBP e não devia estar a dizer barbaridades em nome dessa associação!…

  4. Mais uma vez vem um “EXPERT” atirar com areia para os olhos do povo. O problema não é dos bombeiros que apagam os fogos mas sim das chefias que não os encaminham atempadamente para os locais onde são necessários. E depois vem sempre um”VIP” atirar com areia para os olhos do povo deturpando a verdade e manipulando a opinião pública. Não estou a falar apenas no comando dos bombeiros, falo também da Protecção Civil, que coordena as operações, e até da GNR que mandou desviar o trânsito para uma armadilha mortal. É já tempo de cada um assumir as suas responsabilidades, não apenas de se demitirem ou serem demitidos, mas sim serem julgados pela incapacidade e incompetência em cumprir as tarefas para que foram designados e de onde usufruem salários por vezes escandalosos.
    É apenas a minha opinião e vale o que vale.

RESPONDER

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …