Presidente da Liga dos Bombeiros diz que incêndio teve origem criminosa

Carlos Barroso /lusa

O presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares

O presidente da Liga dos Bombeiros garante que o incêndio de Pedrógão Grande, em Leiria, já estava activo há cerca de duas horas quando ocorreu a trovoada seca. Para Jaime Marta Soares é evidente que o fogo teve “origem criminosa”.

Esta convicção do presidente da Liga dos Bombeiros (LB) foi deixada por Jaime Marta Soares no Fórum da TSF, nesta quarta-feira de manhã, e contraria aquela que é a versão oficial para a origem do grande incêndio que ainda não foi extinto.

As autoridades avançaram que o fogo terá sido causado por uma trovoada seca.

“Eu tenho para mim, até prova em contrário, de que o incêndio teve origem em mão criminosa“, considera porém Jaime Marta Soares.

“O incêndio já estava a decorrer há cerca de duas horas quando, efectivamente, se deu esse problema com raios que provocaram um conjunto de ignições a acrescer àquele incêndio que já era de uma violência extraordinária”, nota este responsável.

A TSF apurou, entretanto, que a Polícia Judiciária quer ouvir Marta Soares a propósito destas declarações.

Analisando a dimensão da tragédia e as críticas que surgiram à actuação das autoridades, o presidente da LB assume, também na TSF, que “há coisas que podiam ter sido diferentes”.

“A LB vai exigir uma análise detalhada sobre todas as questões”, realça Marta Soares, frisando que “nada pode ser como dantes”.

Quanto às alegadas falhas no sistema de comunicações, que terão impedido uma mais pronta e melhor actuação no combate ao incêndio que provocou 64 mortes, o presidente da LB refere que esse facto não pode servir de “desculpa” para tudo.

“Há outros meios complementares que ajudam”, nota Marta Soares, referindo porém que é preciso que se faça “uma análise em profundidade para ver o que falhou para que, no futuro, seja corrigido porque não se pode, num momento de um sinistro com esta dimensão, estar a inventar“.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. No momento como este, estar a dizer o que acreditamos ou não sem a mínima prova, é algo que insulta as vítimas e basicamente é burrice, é uma questão de factos e não de fé até podem acreditar em fadas ou unicórnios mas provém o que dizem, porque dizer coisas para aparecer na TV é algo inacreditável neste momento.

  2. Lamentável! O Governo que actue de forma célere e implacável! Já cansa assistir a estas situações todos os anos e esta agora ainda mais triste…
    Medidas drásticas para quem incendeia, para quem é proprietário e não trata dos terrenos…
    Um voto de louvor e gratidão aos nossos bombeiros! Grandes Homens e Mulheres.
    Um voto de pesar a todas as vítimas! E familiares! O meu nobre povo português!

  3. Este individuo passa a vida a dizer palermices!!
    Manda bitates para o ar (ainda por cima, num caso tão sério!), sem qualquer indícios que os sustentem…
    Além disso, penso que já foi afastado do cargo de presidente da LBP e não devia estar a dizer barbaridades em nome dessa associação!…

  4. Mais uma vez vem um “EXPERT” atirar com areia para os olhos do povo. O problema não é dos bombeiros que apagam os fogos mas sim das chefias que não os encaminham atempadamente para os locais onde são necessários. E depois vem sempre um”VIP” atirar com areia para os olhos do povo deturpando a verdade e manipulando a opinião pública. Não estou a falar apenas no comando dos bombeiros, falo também da Protecção Civil, que coordena as operações, e até da GNR que mandou desviar o trânsito para uma armadilha mortal. É já tempo de cada um assumir as suas responsabilidades, não apenas de se demitirem ou serem demitidos, mas sim serem julgados pela incapacidade e incompetência em cumprir as tarefas para que foram designados e de onde usufruem salários por vezes escandalosos.
    É apenas a minha opinião e vale o que vale.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …