Preocupado com o segundo mandato, Marcelo vai descolando do Governo de Costa

Manuel de Almeida / Lusa

Preocupado com um segundo mandato em Belém, o Presidente da República começa a dar sinais de se estar a demarcar do Governo liderado por António Costa. Exemplo disto mesmo foi o fim das reuniões no Infarmed, que terminavam com uma declaração de Marcelo Rebelo de Sousa, voz da “união nacional”.

O fim das habituais reuniões no Infarmed, que juntavam quinzenalmente governantes, especialistas em saúde pública e outros atores políticos, surpreendeu os epidemiologistas e até os partidos, que, na sua quase maioria – à exceção o PSD – se manifestaram contra.

O encerrar deste ciclo terá sido articulado entre o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, a quem foi atribuída a ideia de terminar com estes encontros que servem para analisar e avaliar a situação epidemiológica em Portugal.

De acordo com o semanário Expresso, o chefe de Estado quis despir esta pele, acabando com as habituais declarações nos fim das reuniões, nas quais se dirigia aos portugueses.

Sabendo que o real impacto da pandemia da covid-19 só se fará realmente sentir em 2021, ano de eleições, Marcelo Rebelo de Sousa temeu que o seu envolvimento ativo nestes encontros desgastasse a sua imagem e que, consequentemente, lhe complicasse a vida no futuro, quer nas próximas presidenciais, quer na execução do segundo mandato.

Em Belém, conta o mesmo jornal, Marcelo Rebelo de Sousa continua a dizer que não sabe ainda se se recandidatará, mas ninguém acredita que não o fará.

Por isso, o chefe de Estado estará já a pensar nas próximas presidenciais e, apesar de não poder descolar completamente do Governo em tempos de pandemia – a folga é pequena – Marcelo Rebelo de Sousa tentará “micro-descolagens”.

“Para fazer frente ao que aí vem, o Presidente da República precisa de estar o mais livre possível, porque só isso lhe reforçará poder e influên­cia junto do país”, disse ao semanário Expresso fontes da Presidência da República.

O plano passa por não ficar refém de ninguém: “O Presidente levou até ao limite a solidariedade de ser porta-voz desta união pela pandemia”, disse fonte próxima.

Marcelo volta ao terreno

Agora, o momento parece ser outro: sem se afastar completa e drasticamente do Governo e de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa terá outros compromissos na agenda. Passará para o terreno, onde já tem previstas 16 visitas a concelhos algarvios, uma das regiões do país mais afetada pela pandemia de covid-19.

O Chefe de Estado passará assim ao contacto direto com as pessoas, “vital para afastar a ideia de um Presidente da República cúmplice e reforçar o estatuto de um Presidente acima de Governos e partidos”, escreve ainda o Expresso.

Apesar da preocupação de Marcelo Rebelo de Sousa, as últimas sondagens mostram que uma eventual recandidatura será sinónimo de uma vitória expressiva logo à primeira volta.

De acordo com uma pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, cujos resultados foram publicados na semana passada, Marcelo Rebelo de Sousa reúne 65% das intenções de voto dos portugueses.

O barómetro de junho da Intercampus apresentou números semelhantes aos da Aximage: de acordo com esta sondagem, Marcelo Rebelo de Sousa conta com o apoio de 62% dos portugueses, isto é, seis em cada dez cidadãos votaria no atual Chefe de Estado.

Depois do chefe de Estado, surge no barómetros da Aximage a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes (13%) e o deputado único e presidente do Chega, André Ventura (7%).

Nas eleições de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu 52% dos votos dos portugueses.

SA, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. parece que as comadres se começam a zangar…
    Agora que um começa a cair o outro em vez de dar a mão dá um empurrão. deve ter medo de ir a uma 2.ª volta…

RESPONDER

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …