Prejuízo do BES Investimento desce 13% para 3,5 milhões de euros no semestre

sinanyuzakli / Flickr

-

O Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) registou um resultado líquido negativo de 3,5 milhões de euros entre janeiro e junho, valor que compara com o prejuízo de 4,1 milhões de euros apurado em igual período de 2013.

A informação consta nas contas individuais da entidade liderada por José Maria Ricciardi, que é detida a 100% pelo BES, disponíveis no portal do Banco de Portugal.

Nota para o forte aumento das provisões durante os primeiros seis meses do ano, que cresceram 74% em termos homólogos para 56,7 milhões de euros.

O crédito a clientes fixou-se em 761,8 milhões de euros, mais 10% do que no primeiro semestre do ano passado.

Já o ativo total baixou 8% para 3,1 mil milhões de euros, ao passo que o passivo total recuou 10% para 2,6 mil milhões de euros.

No que toca ao capital, houve um reforço de 4,6% para 453,1 milhões de euros.

O BES vai apresentar os seus resultados do primeiro semestre na próxima quarta-feira, dia 30 de julho, após o fecho do mercado. A divulgação das contas do banco agora liderado por Vítor Bento estava inicialmente agendada para a última sexta-feira (25 de julho), mas foi adiada.

A apresentação dos resultados surge num momento conturbado para o BES, depois de nos últimos tempos terem sido tornados públicos vários problemas em empresas da área não financeira do Grupo Espírito Santo (GES), que têm levantado receios de contágio ao banco, cuja gestão acabou de mudar de mãos.

O BES divulgou em maio que uma auditoria pedida pelo Banco de Portugal às contas da Espírito Santo International (ESI) tinha detetado “irregularidades”.

Segundo o documento, esta auditoria externa levada a cabo na ESI “apurou irregularidades nas suas contas e concluiu que a sociedade apresenta uma situação financeira grave“.

No mesmo sentido, a comissão de auditoria do Espírito Santo Financial Group (ESFG), que é o maior acionista do BES, com 20,1%, “identificou igualmente irregularidades materialmente relevantes nas contas” da ‘holding’.

O BES acrescentava que esta situação podia afetar a sua reputação, apesar de o banco não ser responsável pela ESI e de a ESFG ter tomado medidas para acautelar problemas.

Desde então, três holdings de topo do GES (ESI, Rio Forte e ESFG) avançaram com pedidos de gestão controlada no Luxemburgo, país onde têm as suas sedes, dada a impossibilidade de cumprirem os compromissos financeiros assumidos, nomeadamente, no que toca a dívida emitida e cujas maturidades já foram atingidas sem os devidos reembolsos aos investidores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …