PPE pediu a Bruxelas mão pesada nas sanções a Portugal

O eurodeputado alemão Manfred Weber, presidente do Partido Popular Europeu.

O presidente do Partido Popular Europeu, que integra a maior parte dos partidos conservadores da Europa, escreveu uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a pedir que as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento “sejam aplicadas sem permissividade” – incluindo as da “vertente correctiva”.

A carta do presidente do PPE, Manfred Weber, a que o jornal Expresso teve acesso, foi enviada a 2 de maio, dois dias antes da reunião do Colégio de Comissários da Comissão Europeia que aprovou as previsões económicas de primavera.

Weber manifesta na carta a sua “profunda preocupação com uma interpretação, implementação e aplicação permissivas do Pacto de Estabilidade e Crescimento” por parte dos países que mantêm défices orçamentais acima de 3% do PIB – ou seja, Portugal e Espanha.

Segundo o Expresso, o eurodeputado alemão defende que “todos os instrumentos, incluindo os da vertente corretiva do PEC, devem ser usados na sua força máxima.”

O presidente do PPE, de que fazem parte o PSD de Passos Coelho e o PP do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, exorta Juncker a “assegurar uma implementação plena e coerente” das regras orçamentais a que todos os Estados-membros se comprometeram.

A confirmar-se a aplicação de sanções a Portugal, o seu valor poderia ascender aos 360 milhões de euros.

A carta de Weber terá apanhado de surpresa Paulo Rangel e o espanhol González Pons, vice-presidentes do PPE, que não sabiam que Weber tinha escrito a Juncker.

A aplicação de sanções afectaria directamente dois partidos membros do PPE. Em Espanha, o PP encontra-no no governo e vai a eleições em junho. Em Portugal, o PSD de Passos Coelho governou o país durante 4 anos sem conseguir manter o défice abaixo dos 3% do PIB.

Contactado pelo Expresso, Weber dá a entender que as suas palavras foram mal interpretadas e explica que o seu objectivo era apenas evitar que a Comissão Europeia impusesse a Portugal e Espanha regras diferentes das que impõe a Itália ou França.

“Uma coisa é aplicar a flexibilidade do PEC dentro das regras do PEC, outra, muito diferente, é aplicar esta flexibilidade apenas a alguns países amigos que partilham da mesma cor política”, diz Weber.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. se eu fosse malcriado,faria o comentário que não faço,porque seria falta de respeito por quem o fosse lêr.Mas não seria lisonjeiro para com o “indigena” em c ausa.

    • Eu quase escrevia o mesmo texto. Como não quero ofender ninguém, por aqui me fico, e o recado que deixo para este PPE da vida, é que podem ir esperando até este português arrear as calças.

  2. Noutro local já tive a oportunidade me referir à maioria de direita do Parlamento Europeu. Atente-se à realidade. Diz o senhor Weber que se «carregue» nas sanções aos países que não cumpram com o pagamento dos elevadíssimos juros exigidos com os empréstimos concedidos. Onde está a solidariedade que sempre se deseja entre países do mesmo eixo? Quero acreditar que a estes liberais está reservado um lindo enterro quando das novas eleições. Acredito que a esquerda vai assumir a posição e então podemos esperar que a UE vai ocupar o seu lugar de eleição mais de encontro aos cidadãos europeus.

  3. Que grandes montes de mer@a!!
    Quem são estes parasitas e quem é que eles representam?
    A Europa e o povo europeu não é certamente!…

  4. Obviamente tinha que ser da direita!Aliás nada me admirava se não tivesse sido passos a pedir a este traste para escrever tal carta ou incluir na carta especial menção a portugal para que o governo de esquerda não tenha sucesso!

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …