12 mortos e 138 novos casos. Há menos internados e menos pessoas em UCI

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, nas últimas 24 horas, morreram mais 12 pessoas com covid-19 em Portugal.

Nas últimas 24 horas, morreram mais 12 pessoas com covid-19 em Portugal. Segundo os dados atualizados deste sábado da Direção-Geral de Saúde (DGS), o número de óbitos aumentou para 1.126 até à meia-noite. Há agora 27.406 infetados (mais 138 do que na sexta-feira), um aumento que corresponde a 0,5%.

O número de recuperados aumentou em 77, para 2.499 pessoas, nas últimas 24 horas. Ainda segundo o boletim da DGS, há menos 27 pessoas internadas (815) do que na sexta-feira, 120 das quais nos cuidados intensivos. Há agora menos sete pessoas internadas na UCI.

Os dados da DGS apontam para mais uma morte na faixa etária dos 40 anos (uma mulher) e, entre as 12 mortes ,contam-se, também, mais três homens na casa dos 50 anos.

Segundo o boletim divulgado, 2.955 casos aguardam resultado laboratorial e 26.667 casos encontram-se em contacto de vigilância. No total, registaram-se até hoje 272.443 casos suspeitos, dos quais 242.082 não confirmados.

Na conferência de imprensa deste sábado, Marta Temido destacou que os dados recolhidos entre os passados dias 1 e 5 de maio, e posteriormente analisados pelo Instituto Ricardo Jorge, revelam que o valor do RT se situa, neste momento, nos 1,04.

“Este valor mostra que o número de novos casos a cada geração é relativamente constante e indicia que continuamos a ter de ter os cuidados necessários nos gestos básicos da nossa vida diária, especialmente neste período de alívio das medidas de confinamento”, disse a ministra da Saúde.

Em relação aos ventiladores comprados no estrangeiro, Marta Temido revelou que, durante esta semana, aterraram em Portugal cerca de 40 novos equipamentos de ventilação mecânica.

A ministra adiantou ainda que, no início da pandemia, havia 528 camas em unidades de cuidados intensivos polivalentes para adultos disponíveis no SNS e agora há 713, “ou seja, um aumento de 35% desde há 60 dias”. “Temos uma taxa de ocupação, à data, de 50%.”

No entanto, Temido adiantou que o objetivo é alcançar a média europeia de 11,5 camas de unidades de cuidados intensivos por cada 100 mil habitantes, o que ainda não foi alcançado. “Está perfeito? Não está”, mas o Governo está a envidar todos os esforços nesse sentido, garantiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …