Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador.

Esta é a conclusão de um relatório publicado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) que, segundo a TSF, alerta que os efeitos da Páscoa e do desconfinamento podem sentir-se “nas próximas semanas”.

“O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19 por 100.000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 66, com tendência ligeiramente crescente a nível nacional. Estima-se que o tempo de duplicação da incidência seja de 86 dias, o que significa que, à atual taxa de crescimento, será preciso dois ou mais meses para atingir a linha de 120 casos por 100.000 habitantes”, lê-se no segundo relatório de monitorização das linhas vermelhas para a covid-19.

O INSA assinala que o Alentejo, com um índice de transmissibilidade (Rt) de 0,99, regista um valor abaixo de 1. A nível nacional , o Rt situa-se em 1,02.

O indicador tem vindo a aumentar “desde 10 de fevereiro de 2021”. No Algarve, contudo, “observa-se uma redução do Rt em comparação com último relatório (1,19 para 1,05) sugerindo o desacelerar do aumento da incidência na região”.

O número diário de internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) também vem a decrescer e, a 7 de abril, era de 122, um número “inferior ao valor crítico definido (245 camas ocupadas)”.

A proporção de testes positivos para SARS-Cov-2, de 2 a 8 de abril, foi 1,5%, “valor que se mantém abaixo do objetivo definido de 4%”.

O relatório nota ainda que a variante B.1.1.7, que é associada ao Reino Unido, “representava [na primeira quinzena de março] já 82.9% dos casos de infeção” em Portugal. Já as variantes da África do Sul e do Brasil são responsáveis por 2,5% e 0,4% dos restantes casos, respetivamente.

O INSA admite que os efeitos da Páscoa e o início do desconfinamento podem refletir-se “nas próximas semanas”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o índice de transmissibilidade já está acima de 1, porque é que o Costa e os seus subordinados não reavaliam as medidas de desconfinamento?

RESPONDER

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …

Ministério Público, viúva de Ihor e inspetores vão recorrer da sentença

Tanto o Ministério Público, como a viúva de Ihor Homeniuk e os inspetores do SEF, vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves. A decisão …

Entre a espada e a parede. Ministro do Ambiente de “olhos fechados“ em relação à agricultura intensiva

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, continua a fugir a perguntas sobre a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, quando questionado em audição na comissão parlamentar de Ambiente sobre …

Uma questão de minutos. Os antigos romanos quase foram salvos da erupção do Vesúvio

Centenas de romanos antigos que fugiram da erupção do Vesúvio em 79 estavam a poucos minutos de serem resgatados num barco enviado pelo historiador Plínio, o Velho, quando morreram. Os esqueletos de 300 habitantes da cidade …

Regime de prevenção da corrupção isenta políticos e órgãos de soberania. Delação premiada gera críticas no PS

Os gabinetes dos principais órgãos políticos e de todos os órgãos de soberania, assim como o Banco de Portugal, vão ser excluídos do novo regime geral de prevenção da corrupção. De acordo com o jornal Público, …

”Pouco realista”. Banco de Portugal arrasa plano do Novo Banco para a dívida de Vieira

O Banco de Portugal considera que a reestruturação da dívida de Luís Filipe Vieira no Novo Banco é “pouco realista” e tem “pouca aderência à realidade”. A reestruturação da dívida do grupo de Luís Filipe Vieira …

Um treinador sem medo de errar e um plantel que pouco o fez. As razões para o título do Sporting

O Sporting sagrou-se, esta terça-feira, campeão nacional. Há várias figuras responsáveis pelo título dos 'leões', desde Rúben Amorim ao talentoso plantel. Apito final do Sporting CP-Boavista e os 'leões' voltam a conquistar o campeonato, 19 anos …

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos. De acordo …

Doentes mais graves vão começar a ser vacinados nos hospitais

Os doentes mais graves, sem limite de idade, que são seguidos em consultas hospitalares, vão começar a ser vacinados nos próprios hospitais. O processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal está finalmente a acelerar, sendo …