Portugal pediu extradição do luso-israelita que fugiu de Caxias há 5 meses

O pedido de extradição em nome do luso-israelita que fugiu da prisão de Caxias já foi emitido mas espera-se um “processo moroso” porque Israel não tem acordo de extradição com Portugal e porque o evadido tem dupla nacionalidade.

Quase cinco meses depois da fuga, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao Diário de Notícias que foi emitido um pedido de extradição para Israel em nome de Joaquim Bitton Matos, o luso-israelita que fugiu da prisão de Caxias em fevereiro passado, juntamente com dois chilenos já recapturados.

No entanto, o jornal escreve que este deverá ser um “processo moroso”, uma vez que este país não tem acordo de extradição com Portugal e porque o fugitivo tem dupla nacionalidade.

Em maio, em declarações ao Expresso, fontes ligada ao processo já tinham contado que as autoridades israelitas não estão a colaborar. “Colocam entraves e usam argumentos formalistas com um único fim: não dar seguimento ao cumprimento do mandado“. “Eles sabem que há um evadido procurado em todo o mundo a viver no seu país mas não fazem nada. Mas porquê?”, interroga-se outro alto responsável.

Segundo fonte judicial, se Israel recusar a extradição, há ainda a modalidade da transmissão do processo penal para Telavive.

O inquérito-crime à fuga, a investigação da PJ e o processo disciplinar à evasão dos três presos ainda não estão concluídos. Enquanto isso, os serviços prisionais garantiram ao jornal que as medidas de segurança prometidas na altura da fuga já começaram.

“Foi feita a desmatação na zona envolvente ao Estabelecimento Prisional de Caxias, vai-se iniciar (previsivelmente na próxima semana) a obra de instalação de rede envolvente ao estabelecimento para reforçar a já existente”, explicou a Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais.

“Desenvolveram-se trabalhos para se proceder à instalação de um sistema adequado de câmaras (CCTV) que cubra integralmente os redutos Norte e Sul do Estabelecimento Prisional de Caxias, à semelhança do que já foi feito no Estabelecimento Prisional de Coimbra”, acrescentou a DGRSP.

Entretanto, o luso-israelita tem usado as redes sociais para provocar as autoridades portuguesas. No último vídeo, o fugitivo aparece a cortar umas grades, manda “um abraço aos irmãos de Caxias” e envia “saudações aos bananas da PJ”.

Em abril, o luso-israelita já tinha partilhado uma fotografia com uma arma na mão e publicou um vídeo no qual perguntava “para que lado fica Caxias?”, dando uma de Super Homem, como quem segue naquela direção a voar. No lugar do passageiro do carro, onde a cena foi filmada, é possível ver um colete com a inscrição “Polícia”.

Com todo o respeito Senhora Ministra, permita-me uma dedicatória especial”, escreveu ainda Bitton Matos, em francês, como legenda do vídeo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …