Fugitivo de Caxias está escondido em Israel

O luso-israelita, que fugiu da prisão de Caxias com dois chilenos, está escondido em Israel e por lá continua sossegado porque as autoridades do país não estão a colaborar. Esta terça-feira, completam-se cem dias desde a sua fuga.

De acordo com o Expresso, Joaquim Bitton Matos, o luso-israelita que fugiu da prisão de Caxias em fevereiro passado, juntamente com dois chilenos já recapturados, está escondido em Israel, na casa da mãe, e o mandado de captura internacional de nada tem servido às autoridades portuguesas.

Em declarações ao semanário, uma fonte ligada ao processo explicou que as autoridades israelitas não estão a colaborar. “Colocam entraves e usam argumentos formalistas com um único fim: não dar seguimento ao cumprimento do mandado”, afirma. “Eles sabem que há um evadido procurado em todo o mundo a viver no seu país mas não fazem nada. Mas porquê?”, interroga-se outro alto responsável.

Segundo os dados apurados pelo jornal, os três fugitivos conseguiram escapar depois de serrarem as grades da cela e de terem um cúmplice que os esperou num carro à porta do estabelecimento prisional e os deixou depois no aeroporto de Barajas, em Madrid. Os dois sul-americanos acabaram por ser apanhados mas o luso-israelita apresentou um passaporte com o nome hebraico, tendo fintado as autoridades aeroportuárias.

Numa entrevista ao Expresso, Bitton Matos admitiu que subornou quatro guardas para poder fugir e, em declarações ao Correio da Manhã, disse ter-lhes pago cem mil euros. A fuga está a ser investigada pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) mas, de acordo com o jornal, o inquérito interno está neste momento suspenso e a aguardar pelo desenrolar da atuação da PJ, chamada ao terreno quando surgiram denúncias de corrupção entre os guardas prisionais.

Enquanto isso, o luso-israelita tem usado as redes sociais para provocar as autoridades portuguesas. No último vídeo, o fugitivo aparece a cortar umas grades, manda “um abraço aos irmãos de Caxias” e envia “saudações aos bananas da PJ”.

“Infelizmente, Bitton Matos pode dar-se ao luxo de dizer nas redes sociais que a polícia portuguesa não faz nada. Mas sabemos há muito tempo onde se encontra, como fugiu, de que aeroporto partiu e até a hora exata em que chegou a Israel, diz uma das fontes contactadas pelo Expresso. Não podemos é fazer mais“, lamenta.

Em abril, o luso-israelita já tinha partilhado uma fotografia com uma arma na mão e publicou um vídeo no qual perguntava “para que lado fica Caxias?”, dando uma de Super Homem, como quem segue naquela direção a voar. No lugar do passageiro do carro, onde a cena foi filmada, é possível ver um colete com a inscrição “Polícia”.

“Com todo o respeito Senhora Ministra, permita-me uma dedicatória especial”, escreveu ainda Bitton Matos, em francês, como legenda do vídeo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os judeus não são nossos amigos, pesquisem sobre os pedófilos, traficantes de ecstasy e de órgãos que Israel se recusa a extraditar. É bem comum isso acontecer por lá

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …