Fugitivo de Caxias está escondido em Israel

O luso-israelita, que fugiu da prisão de Caxias com dois chilenos, está escondido em Israel e por lá continua sossegado porque as autoridades do país não estão a colaborar. Esta terça-feira, completam-se cem dias desde a sua fuga.

De acordo com o Expresso, Joaquim Bitton Matos, o luso-israelita que fugiu da prisão de Caxias em fevereiro passado, juntamente com dois chilenos já recapturados, está escondido em Israel, na casa da mãe, e o mandado de captura internacional de nada tem servido às autoridades portuguesas.

Em declarações ao semanário, uma fonte ligada ao processo explicou que as autoridades israelitas não estão a colaborar. “Colocam entraves e usam argumentos formalistas com um único fim: não dar seguimento ao cumprimento do mandado”, afirma. “Eles sabem que há um evadido procurado em todo o mundo a viver no seu país mas não fazem nada. Mas porquê?”, interroga-se outro alto responsável.

Segundo os dados apurados pelo jornal, os três fugitivos conseguiram escapar depois de serrarem as grades da cela e de terem um cúmplice que os esperou num carro à porta do estabelecimento prisional e os deixou depois no aeroporto de Barajas, em Madrid. Os dois sul-americanos acabaram por ser apanhados mas o luso-israelita apresentou um passaporte com o nome hebraico, tendo fintado as autoridades aeroportuárias.

Numa entrevista ao Expresso, Bitton Matos admitiu que subornou quatro guardas para poder fugir e, em declarações ao Correio da Manhã, disse ter-lhes pago cem mil euros. A fuga está a ser investigada pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) mas, de acordo com o jornal, o inquérito interno está neste momento suspenso e a aguardar pelo desenrolar da atuação da PJ, chamada ao terreno quando surgiram denúncias de corrupção entre os guardas prisionais.

Enquanto isso, o luso-israelita tem usado as redes sociais para provocar as autoridades portuguesas. No último vídeo, o fugitivo aparece a cortar umas grades, manda “um abraço aos irmãos de Caxias” e envia “saudações aos bananas da PJ”.

“Infelizmente, Bitton Matos pode dar-se ao luxo de dizer nas redes sociais que a polícia portuguesa não faz nada. Mas sabemos há muito tempo onde se encontra, como fugiu, de que aeroporto partiu e até a hora exata em que chegou a Israel, diz uma das fontes contactadas pelo Expresso. Não podemos é fazer mais“, lamenta.

Em abril, o luso-israelita já tinha partilhado uma fotografia com uma arma na mão e publicou um vídeo no qual perguntava “para que lado fica Caxias?”, dando uma de Super Homem, como quem segue naquela direção a voar. No lugar do passageiro do carro, onde a cena foi filmada, é possível ver um colete com a inscrição “Polícia”.

“Com todo o respeito Senhora Ministra, permita-me uma dedicatória especial”, escreveu ainda Bitton Matos, em francês, como legenda do vídeo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os judeus não são nossos amigos, pesquisem sobre os pedófilos, traficantes de ecstasy e de órgãos que Israel se recusa a extraditar. É bem comum isso acontecer por lá

RESPONDER

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …