Orçamento aprovado. Portugal paga toda a dívida ao FMI até ao fim do ano

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira no Parlamento que Portugal vai pagar a totalidade da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até ao final do ano.

Durante o seu discurso no âmbito da aprovação do Orçamento de Estado para 2019 na globalidade, Costa garantiu que Portugal vai pagar toda a dívida ao FMI até ao fim do ano. O primeiro-ministro sublinhou a importância de se reduzirem os encargos para o futuro.

“Com a mesma determinação com que temos governado e que me permite hoje anunciar que até ao final deste ano pagaremos a totalidade da dívida ao FMI, de 4,6 mil milhões de euros, com todo o significado que comporta mais este virar de página”, declarou António Costa, na Assembleia da República, momentos antes de se proceder à votação final global do Orçamento do Estado para 2019.

“A principal conquista desta legislatura é a confiança”, afirmou ainda Costa, na sua intervenção no debate que decorreu na Assembleia da República, sublinhando ainda o maior crescimento da economia, as contas certas e o reestabelecimento da credibilidade internacional de Portugal.

O primeiro-ministro deixou ainda uma palavra aos partidos que apoiam o governo no parlamento – Bloco, PCP, Os Verdes – elogiando a solução encontrada. “Temos hoje uma democracia mais rica, onde todos contam por igual”.

O líder do executivo socialista insistiu que o Governo prometeu uma “alternativa”, cumprindo a Constituição, enaltecendo feitos dos três anos de mandato, dado como exemplo a criação de 341 mil empregos desde 2015, “a esmagadora maioria sem precariedade”. “Melhorámos o défice, melhorando a vida dos portugueses”, disse.

Após a intervenção do primeiro-ministro proposta de Orçamento do Estado para 2019 foi hoje aprovada na Assembleia da República, em votação final global, com os votos do PS, BE, PCP, PEV e PAN. O PSD e o CDS-PP votaram contra a proposta do executivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Direita votou contra? Viram as suas propostas para aumentar a despesa e cortar nas receitas aprovadas e depois votam contra para ficarem bem na fotografia.
    Mas a mim não me enganam A falta de coerência é bem evidente nestes Partidos. Estão à espera do voto dos Professores? Mas quando lá estiveram não souberam aumentar rendimentos. Foi só cortes.
    Enfim….

    • Bom, bom é o partido que deixou o país nas lonas.
      Os partidos da direita quando lá estiveram endireitaram o país. E deixaram o desemprego a diminuir, a economia a crescer e o défice controlado. Estes continuaram a fazer exatamente o mesmo, e ainda bem que assim foi. A diferença é que os outros chamavam-lhe “cortes” e estes… “cativações”.

  2. *** pagaremos a totalidade da dívida ao FMI ***
    Grande conversa da treta.
    Costa vai aos mercados endividar o país para pagar a dívida ao FMI.
    Em vez de ficar a dever ao FMI fica a dever a novos credores.
    Mas que grande façanha !!
    É bom que o faça, mas não é preciso embandeirar em arco como se estivesse a reduzir a dívida do país.

  3. Mais uma falácia do Costa, vai pagar ao FMI, mas a vida externa continua a ser a mesma, nem baixou nem subiu, para pagar ao FMI teve que pedir emprestado a outras fontes, o único bom é que em vez de pagar a 4% paga a uma taxa mais baixa, mas isto já tinha começado a fazer o Passos Coelho.Ele não contou tudo, só ficou pela metade…isto é aldrabice.

RESPONDER

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …