Orçamento aprovado. Portugal paga toda a dívida ao FMI até ao fim do ano

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira no Parlamento que Portugal vai pagar a totalidade da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até ao final do ano.

Durante o seu discurso no âmbito da aprovação do Orçamento de Estado para 2019 na globalidade, Costa garantiu que Portugal vai pagar toda a dívida ao FMI até ao fim do ano. O primeiro-ministro sublinhou a importância de se reduzirem os encargos para o futuro.

“Com a mesma determinação com que temos governado e que me permite hoje anunciar que até ao final deste ano pagaremos a totalidade da dívida ao FMI, de 4,6 mil milhões de euros, com todo o significado que comporta mais este virar de página”, declarou António Costa, na Assembleia da República, momentos antes de se proceder à votação final global do Orçamento do Estado para 2019.

“A principal conquista desta legislatura é a confiança”, afirmou ainda Costa, na sua intervenção no debate que decorreu na Assembleia da República, sublinhando ainda o maior crescimento da economia, as contas certas e o reestabelecimento da credibilidade internacional de Portugal.

O primeiro-ministro deixou ainda uma palavra aos partidos que apoiam o governo no parlamento – Bloco, PCP, Os Verdes – elogiando a solução encontrada. “Temos hoje uma democracia mais rica, onde todos contam por igual”.

O líder do executivo socialista insistiu que o Governo prometeu uma “alternativa”, cumprindo a Constituição, enaltecendo feitos dos três anos de mandato, dado como exemplo a criação de 341 mil empregos desde 2015, “a esmagadora maioria sem precariedade”. “Melhorámos o défice, melhorando a vida dos portugueses”, disse.

Após a intervenção do primeiro-ministro proposta de Orçamento do Estado para 2019 foi hoje aprovada na Assembleia da República, em votação final global, com os votos do PS, BE, PCP, PEV e PAN. O PSD e o CDS-PP votaram contra a proposta do executivo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Direita votou contra? Viram as suas propostas para aumentar a despesa e cortar nas receitas aprovadas e depois votam contra para ficarem bem na fotografia.
    Mas a mim não me enganam A falta de coerência é bem evidente nestes Partidos. Estão à espera do voto dos Professores? Mas quando lá estiveram não souberam aumentar rendimentos. Foi só cortes.
    Enfim….

    • Bom, bom é o partido que deixou o país nas lonas.
      Os partidos da direita quando lá estiveram endireitaram o país. E deixaram o desemprego a diminuir, a economia a crescer e o défice controlado. Estes continuaram a fazer exatamente o mesmo, e ainda bem que assim foi. A diferença é que os outros chamavam-lhe “cortes” e estes… “cativações”.

  2. *** pagaremos a totalidade da dívida ao FMI ***
    Grande conversa da treta.
    Costa vai aos mercados endividar o país para pagar a dívida ao FMI.
    Em vez de ficar a dever ao FMI fica a dever a novos credores.
    Mas que grande façanha !!
    É bom que o faça, mas não é preciso embandeirar em arco como se estivesse a reduzir a dívida do país.

  3. Mais uma falácia do Costa, vai pagar ao FMI, mas a vida externa continua a ser a mesma, nem baixou nem subiu, para pagar ao FMI teve que pedir emprestado a outras fontes, o único bom é que em vez de pagar a 4% paga a uma taxa mais baixa, mas isto já tinha começado a fazer o Passos Coelho.Ele não contou tudo, só ficou pela metade…isto é aldrabice.

RESPONDER

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …