Orçamento aprovado. Portugal paga toda a dívida ao FMI até ao fim do ano

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira no Parlamento que Portugal vai pagar a totalidade da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até ao final do ano.

Durante o seu discurso no âmbito da aprovação do Orçamento de Estado para 2019 na globalidade, Costa garantiu que Portugal vai pagar toda a dívida ao FMI até ao fim do ano. O primeiro-ministro sublinhou a importância de se reduzirem os encargos para o futuro.

“Com a mesma determinação com que temos governado e que me permite hoje anunciar que até ao final deste ano pagaremos a totalidade da dívida ao FMI, de 4,6 mil milhões de euros, com todo o significado que comporta mais este virar de página”, declarou António Costa, na Assembleia da República, momentos antes de se proceder à votação final global do Orçamento do Estado para 2019.

“A principal conquista desta legislatura é a confiança”, afirmou ainda Costa, na sua intervenção no debate que decorreu na Assembleia da República, sublinhando ainda o maior crescimento da economia, as contas certas e o reestabelecimento da credibilidade internacional de Portugal.

O primeiro-ministro deixou ainda uma palavra aos partidos que apoiam o governo no parlamento – Bloco, PCP, Os Verdes – elogiando a solução encontrada. “Temos hoje uma democracia mais rica, onde todos contam por igual”.

O líder do executivo socialista insistiu que o Governo prometeu uma “alternativa”, cumprindo a Constituição, enaltecendo feitos dos três anos de mandato, dado como exemplo a criação de 341 mil empregos desde 2015, “a esmagadora maioria sem precariedade”. “Melhorámos o défice, melhorando a vida dos portugueses”, disse.

Após a intervenção do primeiro-ministro proposta de Orçamento do Estado para 2019 foi hoje aprovada na Assembleia da República, em votação final global, com os votos do PS, BE, PCP, PEV e PAN. O PSD e o CDS-PP votaram contra a proposta do executivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Direita votou contra? Viram as suas propostas para aumentar a despesa e cortar nas receitas aprovadas e depois votam contra para ficarem bem na fotografia.
    Mas a mim não me enganam A falta de coerência é bem evidente nestes Partidos. Estão à espera do voto dos Professores? Mas quando lá estiveram não souberam aumentar rendimentos. Foi só cortes.
    Enfim….

    • Bom, bom é o partido que deixou o país nas lonas.
      Os partidos da direita quando lá estiveram endireitaram o país. E deixaram o desemprego a diminuir, a economia a crescer e o défice controlado. Estes continuaram a fazer exatamente o mesmo, e ainda bem que assim foi. A diferença é que os outros chamavam-lhe “cortes” e estes… “cativações”.

  2. *** pagaremos a totalidade da dívida ao FMI ***
    Grande conversa da treta.
    Costa vai aos mercados endividar o país para pagar a dívida ao FMI.
    Em vez de ficar a dever ao FMI fica a dever a novos credores.
    Mas que grande façanha !!
    É bom que o faça, mas não é preciso embandeirar em arco como se estivesse a reduzir a dívida do país.

  3. Mais uma falácia do Costa, vai pagar ao FMI, mas a vida externa continua a ser a mesma, nem baixou nem subiu, para pagar ao FMI teve que pedir emprestado a outras fontes, o único bom é que em vez de pagar a 4% paga a uma taxa mais baixa, mas isto já tinha começado a fazer o Passos Coelho.Ele não contou tudo, só ficou pela metade…isto é aldrabice.

RESPONDER

Cria de lobo-marinho voltou a aparecer no areal do Porto Santo

A cria de lobo-marinho que tem feito do areal da ilha do Porto Santo o seu local de descanso voltou a aparecer hoje, depois de ter desaparecido desde terça-feira à noite. A bióloga Rosa Pires, do …

Há um fóssil único de tiranossauro bebé à venda no eBay (e os cientistas estão indignados)

O esqueleto "único" de um filhote de tiranossauto (Tyrannosaurus rex) com mais de 60 milhões de anos foi posto à venda na plataforma eBay nos Estados Unidos. O vendedor pede quase 3 milhões de dólares …

Agência francesa adverte: troque ibuprofeno por paracetamol

A agência francesa do medicamento ANSM fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível …

"Lendária" e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o "Tipo D", mas muito raramente foi vista ou ouvida. A orca foi avistada no Cabo …

Nacional vs Sporting | Triunfo curto para tanto domínio

O Sporting foi à Madeira somar a sua sétima vitória consecutiva na Liga NOS. No terreno do Nacional, os “leões” ganharam por 1-0, num jogo em que o resultado não espelha a grande superioridade da …

Titã pode ter "lagos fantasmas" e cavernas

Titã, a lua e Saturno, é surpreendentemente semelhante à Terra. Tem lagos, rios e oceanos profundos (e possivelmente cavernas) que poderiam sustentar vida. Em Titã, a chuva não é água, mas sim metano líquido. Duas …

As barbas podem ter mais bactérias do que o pêlo dos cães

Uma equipa de investigadores suíços descobriu que as barbas podem ter mais micróbios prejudiciais à saúde humana do que o pêlo dos cães. Uma recente investigação realizada pela clínica Hirslanden, na Suíça, descobriu que as barbas …

Há uma cidade onde é proibido morrer

Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, na Noruega, deu o passo muito incomum de proibir a morte naquela região. Desde 1950, ninguém está legalmente autorizado a morrer na cidade. Até uma pessoa que lá tenha vivido …

Este ano já morreram 129 pessoas na estrada. O telemóvel leva as culpas

A Secretaria de Estado da Proteção Civil informou hoje que morreram 129 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma morte do que em período homólogo de 2018 e o telemóvel ao volante tem contribuído para aumento …

Musk ganha 40 mil vezes mais que os seus empregados (mas não levanta os cheques)

Elon Musk, o criador da Tesla, ganha 40 mil vezes mais do que a média dos seus trabalhadores. Por outro lado, o multimilionário Warren Buffett recebe sete vezes menos que os seus trabalhadores. Os dados divulgados …