Orçamento aprovado. Portugal paga toda a dívida ao FMI até ao fim do ano

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira no Parlamento que Portugal vai pagar a totalidade da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até ao final do ano.

Durante o seu discurso no âmbito da aprovação do Orçamento de Estado para 2019 na globalidade, Costa garantiu que Portugal vai pagar toda a dívida ao FMI até ao fim do ano. O primeiro-ministro sublinhou a importância de se reduzirem os encargos para o futuro.

“Com a mesma determinação com que temos governado e que me permite hoje anunciar que até ao final deste ano pagaremos a totalidade da dívida ao FMI, de 4,6 mil milhões de euros, com todo o significado que comporta mais este virar de página”, declarou António Costa, na Assembleia da República, momentos antes de se proceder à votação final global do Orçamento do Estado para 2019.

“A principal conquista desta legislatura é a confiança”, afirmou ainda Costa, na sua intervenção no debate que decorreu na Assembleia da República, sublinhando ainda o maior crescimento da economia, as contas certas e o reestabelecimento da credibilidade internacional de Portugal.

O primeiro-ministro deixou ainda uma palavra aos partidos que apoiam o governo no parlamento – Bloco, PCP, Os Verdes – elogiando a solução encontrada. “Temos hoje uma democracia mais rica, onde todos contam por igual”.

O líder do executivo socialista insistiu que o Governo prometeu uma “alternativa”, cumprindo a Constituição, enaltecendo feitos dos três anos de mandato, dado como exemplo a criação de 341 mil empregos desde 2015, “a esmagadora maioria sem precariedade”. “Melhorámos o défice, melhorando a vida dos portugueses”, disse.

Após a intervenção do primeiro-ministro proposta de Orçamento do Estado para 2019 foi hoje aprovada na Assembleia da República, em votação final global, com os votos do PS, BE, PCP, PEV e PAN. O PSD e o CDS-PP votaram contra a proposta do executivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Direita votou contra? Viram as suas propostas para aumentar a despesa e cortar nas receitas aprovadas e depois votam contra para ficarem bem na fotografia.
    Mas a mim não me enganam A falta de coerência é bem evidente nestes Partidos. Estão à espera do voto dos Professores? Mas quando lá estiveram não souberam aumentar rendimentos. Foi só cortes.
    Enfim….

    • Bom, bom é o partido que deixou o país nas lonas.
      Os partidos da direita quando lá estiveram endireitaram o país. E deixaram o desemprego a diminuir, a economia a crescer e o défice controlado. Estes continuaram a fazer exatamente o mesmo, e ainda bem que assim foi. A diferença é que os outros chamavam-lhe “cortes” e estes… “cativações”.

  2. *** pagaremos a totalidade da dívida ao FMI ***
    Grande conversa da treta.
    Costa vai aos mercados endividar o país para pagar a dívida ao FMI.
    Em vez de ficar a dever ao FMI fica a dever a novos credores.
    Mas que grande façanha !!
    É bom que o faça, mas não é preciso embandeirar em arco como se estivesse a reduzir a dívida do país.

  3. Mais uma falácia do Costa, vai pagar ao FMI, mas a vida externa continua a ser a mesma, nem baixou nem subiu, para pagar ao FMI teve que pedir emprestado a outras fontes, o único bom é que em vez de pagar a 4% paga a uma taxa mais baixa, mas isto já tinha começado a fazer o Passos Coelho.Ele não contou tudo, só ficou pela metade…isto é aldrabice.

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …