Portugal pode enfrentar novo pico de covid-19 em novembro

Jean-Christophe Bott / EPA

Se Portugal continuar a seguir o atual modelo, pode enfrentar um novo pico de covid-19 já em meados de novembro, alerta um especialista em Saúde Pública.

O número de casos diários de covid-19 continua a aumentar em Portugal, superando as 2 mil infeções e batendo novos recordes. Em contrapartida, a taxa de mortalidade está em níveis inferiores aos do início da pandemia. Em declarações à revista Visão, o especialista em Saúde Pública, Henrique Lopes, prevê que Portugal enfrente um novo pico de covid-19 em meados de novembro.

A taxa de mortalidade vai aumentar porque o número de novos casos está a aumentar muito ainda. É impossível saber até quando, porque o RT (indicador que define o grau de transmissibilidade de infeção) não para de aumentar. Era preciso que estabilizasse, mesmo que acima de 1″, disse, por sua vez, Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

“Há 15 dias prevíamos que, no fim de outubro, estivéssemos na casa dos três mil novos casos diários. Desde a semana passada já estamos a apontar para 3.500. Há duas semanas, pelo menos, que estamos a ver um sinal do aumento das mortes por covid-19. A mortalidade tem diminuído, se dividirmos o número de mortos, pelo número de infetados, já está na zona dos 2%, quando ao início esteve nos 4%. Mas estes 2% são de um número maior de doentes, logo em termos absolutos aumenta na mesma“, acrescentou.

Henrique Lopes sugere que nas próximas semanas vamos viver “momentos complexos”, com um segundo pico previsto entre 18 e 28 de novembro.

O especialista explica que há várias razões para o menor número de óbitos por covid-19. Inicialmente, a doença afetou principalmente populações mais idosas, espalhando-se depois a pessoas mais jovens. Além disso, a cagar viral dos infetados é mais baixa e a abordagem nos cuidados intensivos melhorou significativamente.

“Hoje, 98% dos doentes estão em casa, ao início da pandemia não. O primeiro grupo de pessoas que foi levado para o Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foi apenas para fazer isolamento, ficaram confinadas cerca de dez dias”, salienta o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …