Portugal convidou Greta para falar no Parlamento (mas a jovem ativista não tem espaço na agenda)

Justin Lane / EPA

Greta Thunberg

Greta Thunberg, a jovem ativista que se transformou no principal rosto da luta contra as alterações climáticas, não virá discursar ao parlamento português.

Em maio, na sequência de uma deliberação da comissão parlamentar de Ambiente, a Assembleia da República (AR) dirigiu um convite à jovem sueca. Mas, segundo a secretaria-geral da AR, citada pelo Diário de Notícias, “não foi possível fixar-se uma data que satisfizesse ambas as partes”.

O convite foi feito a 17 de maio, tendo seguido “quer através da embaixada sueca, quer através da assessoria de imprensa da família Thunberg, com a sugestão de várias datas alternativas até ao final do mês de julho”. A resposta chegou no final do mesmo mês, em a assessoria da jovem “agradecia o convite e manifestava interesse”. “Os contactos mantiveram-se”, refere a secretaria-geral da AR, mas não foi possível acertar uma data.

Na primeira semana de julho, a assessoria dos Thunberg informou o Parlamento da “impossibilidade de a deslocação a Portugal se concretizar este ano”, mas sublinhando o “interesse na vinda ao Parlamento português e pedindo que se mantivesse o convite para a realização da visita, previsivelmente em 2020“.

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda que presidiu à comissão parlamentar de Ambiente na legislatura que agora termina e que propôs o convite a Thunberg, disse ao DN que ainda sugeriu que a ativista fizesse uma escala em Portugal durante a viagem de veleiro que a levou aos Estados Unidos, mas também não foi possível.

Greta Thunberg, de 16 anos, tornou-se uma porta-voz dos jovens no tema da luta contra as alterações climáticas ao iniciar no seu país uma greve semanal para chamar a atenção para a urgência de medidas para enfrentar as alterações climáticas. As suas ideias estão a inspirar milhares de jovens no mundo inteiro.

Diagnosticada com Síndrome de Asperger, uma doença do espectro do autismo que afeta a capacidade de comunicação e de relacionamento, Greta Thunberg não parece encaixar neste perfil. Ela está habituada a falar em grandes palcos mediáticos, em prol de políticas ambientais que ajudem a salvar o nosso planeta.

Na Suécia, tem criticado os responsáveis políticos por não respeitarem o Acordo de Paris para reduzir a emissão de gases poluentes.

Em Davos, Greta já tinha criticado o facto de muitos dos presentes na cimeira se terem deslocado em jatos privados para “discutir alterações ambientais”. Ela deixou de andar de avião e deslocou-se da Suécia até à Suíça de comboio para proteger o ambiente.

Greta Thunberg está atualmente nos Estados Unidos, onde participou na Cimeira da Ação Climática promovida pelas Nações Unidas, convocada pelo secretário-geral da organização, António Guterres, e que teve lugar em setembro. Seguirá para o Canadá, num périplo que incluirá também o México e o Chile. A 12 e 13 de dezembro, a jovem estará em Santiago do Chile para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • “vem falar mentiras aqui em Portugal.”
      Ah?
      Mas agora os brasileiros já falam por Portugal e pelos portugueses?!
      Está boa!…
      Devias estar mais preocupado com as mentiras que o teu pastor que conta e pois tentar aprender alguma coisa com ela!
      Não devias ter tanto receio de uma miúda só porque ela é mais inteligente e preparada do que tu.

  1. Ela que vá mas é para a escola… de certo já chumbou por faltas!!
    As alterações climáticas são importantes e devem ser combatidas, mas quem quiser falar, que o faça pessoalmente e não através de marionetas de interesses escondidos!

    Ainda bem que não vem! Se eu quiser teatro escolho a peça e pago o bilhete!

  2. Ó Greta afinal o que é que tu vens fazer para aqui. Nada. Aquilo que tu dizes já sei. Os governantes sabem que têm 10 empresas que são as maiores poluidoras de Portugal.
    Deixa-te de palavreado e de choradeiras e vai para casa.

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …