//

Portugal convidou Greta para falar no Parlamento (mas a jovem ativista não tem espaço na agenda)

6

Justin Lane / EPA

Greta Thunberg

Greta Thunberg, a jovem ativista que se transformou no principal rosto da luta contra as alterações climáticas, não virá discursar ao parlamento português.

Em maio, na sequência de uma deliberação da comissão parlamentar de Ambiente, a Assembleia da República (AR) dirigiu um convite à jovem sueca. Mas, segundo a secretaria-geral da AR, citada pelo Diário de Notícias, “não foi possível fixar-se uma data que satisfizesse ambas as partes”.

O convite foi feito a 17 de maio, tendo seguido “quer através da embaixada sueca, quer através da assessoria de imprensa da família Thunberg, com a sugestão de várias datas alternativas até ao final do mês de julho”. A resposta chegou no final do mesmo mês, em a assessoria da jovem “agradecia o convite e manifestava interesse”. “Os contactos mantiveram-se”, refere a secretaria-geral da AR, mas não foi possível acertar uma data.

Na primeira semana de julho, a assessoria dos Thunberg informou o Parlamento da “impossibilidade de a deslocação a Portugal se concretizar este ano”, mas sublinhando o “interesse na vinda ao Parlamento português e pedindo que se mantivesse o convite para a realização da visita, previsivelmente em 2020“.

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda que presidiu à comissão parlamentar de Ambiente na legislatura que agora termina e que propôs o convite a Thunberg, disse ao DN que ainda sugeriu que a ativista fizesse uma escala em Portugal durante a viagem de veleiro que a levou aos Estados Unidos, mas também não foi possível.

Greta Thunberg, de 16 anos, tornou-se uma porta-voz dos jovens no tema da luta contra as alterações climáticas ao iniciar no seu país uma greve semanal para chamar a atenção para a urgência de medidas para enfrentar as alterações climáticas. As suas ideias estão a inspirar milhares de jovens no mundo inteiro.

Diagnosticada com Síndrome de Asperger, uma doença do espectro do autismo que afeta a capacidade de comunicação e de relacionamento, Greta Thunberg não parece encaixar neste perfil. Ela está habituada a falar em grandes palcos mediáticos, em prol de políticas ambientais que ajudem a salvar o nosso planeta.

Na Suécia, tem criticado os responsáveis políticos por não respeitarem o Acordo de Paris para reduzir a emissão de gases poluentes.

Em Davos, Greta já tinha criticado o facto de muitos dos presentes na cimeira se terem deslocado em jatos privados para “discutir alterações ambientais”. Ela deixou de andar de avião e deslocou-se da Suécia até à Suíça de comboio para proteger o ambiente.

Greta Thunberg está atualmente nos Estados Unidos, onde participou na Cimeira da Ação Climática promovida pelas Nações Unidas, convocada pelo secretário-geral da organização, António Guterres, e que teve lugar em setembro. Seguirá para o Canadá, num périplo que incluirá também o México e o Chile. A 12 e 13 de dezembro, a jovem estará em Santiago do Chile para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

ZAP //

6 Comments

    • “vem falar mentiras aqui em Portugal.”
      Ah?
      Mas agora os brasileiros já falam por Portugal e pelos portugueses?!
      Está boa!…
      Devias estar mais preocupado com as mentiras que o teu pastor que conta e pois tentar aprender alguma coisa com ela!
      Não devias ter tanto receio de uma miúda só porque ela é mais inteligente e preparada do que tu.

  1. Ela que vá mas é para a escola… de certo já chumbou por faltas!!
    As alterações climáticas são importantes e devem ser combatidas, mas quem quiser falar, que o faça pessoalmente e não através de marionetas de interesses escondidos!

    Ainda bem que não vem! Se eu quiser teatro escolho a peça e pago o bilhete!

  2. Ó Greta afinal o que é que tu vens fazer para aqui. Nada. Aquilo que tu dizes já sei. Os governantes sabem que têm 10 empresas que são as maiores poluidoras de Portugal.
    Deixa-te de palavreado e de choradeiras e vai para casa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.