Portugal convidou Greta para falar no Parlamento (mas a jovem ativista não tem espaço na agenda)

Justin Lane / EPA

Greta Thunberg

Greta Thunberg, a jovem ativista que se transformou no principal rosto da luta contra as alterações climáticas, não virá discursar ao parlamento português.

Em maio, na sequência de uma deliberação da comissão parlamentar de Ambiente, a Assembleia da República (AR) dirigiu um convite à jovem sueca. Mas, segundo a secretaria-geral da AR, citada pelo Diário de Notícias, “não foi possível fixar-se uma data que satisfizesse ambas as partes”.

O convite foi feito a 17 de maio, tendo seguido “quer através da embaixada sueca, quer através da assessoria de imprensa da família Thunberg, com a sugestão de várias datas alternativas até ao final do mês de julho”. A resposta chegou no final do mesmo mês, em a assessoria da jovem “agradecia o convite e manifestava interesse”. “Os contactos mantiveram-se”, refere a secretaria-geral da AR, mas não foi possível acertar uma data.

Na primeira semana de julho, a assessoria dos Thunberg informou o Parlamento da “impossibilidade de a deslocação a Portugal se concretizar este ano”, mas sublinhando o “interesse na vinda ao Parlamento português e pedindo que se mantivesse o convite para a realização da visita, previsivelmente em 2020“.

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda que presidiu à comissão parlamentar de Ambiente na legislatura que agora termina e que propôs o convite a Thunberg, disse ao DN que ainda sugeriu que a ativista fizesse uma escala em Portugal durante a viagem de veleiro que a levou aos Estados Unidos, mas também não foi possível.

Greta Thunberg, de 16 anos, tornou-se uma porta-voz dos jovens no tema da luta contra as alterações climáticas ao iniciar no seu país uma greve semanal para chamar a atenção para a urgência de medidas para enfrentar as alterações climáticas. As suas ideias estão a inspirar milhares de jovens no mundo inteiro.

Diagnosticada com Síndrome de Asperger, uma doença do espectro do autismo que afeta a capacidade de comunicação e de relacionamento, Greta Thunberg não parece encaixar neste perfil. Ela está habituada a falar em grandes palcos mediáticos, em prol de políticas ambientais que ajudem a salvar o nosso planeta.

Na Suécia, tem criticado os responsáveis políticos por não respeitarem o Acordo de Paris para reduzir a emissão de gases poluentes.

Em Davos, Greta já tinha criticado o facto de muitos dos presentes na cimeira se terem deslocado em jatos privados para “discutir alterações ambientais”. Ela deixou de andar de avião e deslocou-se da Suécia até à Suíça de comboio para proteger o ambiente.

Greta Thunberg está atualmente nos Estados Unidos, onde participou na Cimeira da Ação Climática promovida pelas Nações Unidas, convocada pelo secretário-geral da organização, António Guterres, e que teve lugar em setembro. Seguirá para o Canadá, num périplo que incluirá também o México e o Chile. A 12 e 13 de dezembro, a jovem estará em Santiago do Chile para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • “vem falar mentiras aqui em Portugal.”
      Ah?
      Mas agora os brasileiros já falam por Portugal e pelos portugueses?!
      Está boa!…
      Devias estar mais preocupado com as mentiras que o teu pastor que conta e pois tentar aprender alguma coisa com ela!
      Não devias ter tanto receio de uma miúda só porque ela é mais inteligente e preparada do que tu.

  1. Ela que vá mas é para a escola… de certo já chumbou por faltas!!
    As alterações climáticas são importantes e devem ser combatidas, mas quem quiser falar, que o faça pessoalmente e não através de marionetas de interesses escondidos!

    Ainda bem que não vem! Se eu quiser teatro escolho a peça e pago o bilhete!

  2. Ó Greta afinal o que é que tu vens fazer para aqui. Nada. Aquilo que tu dizes já sei. Os governantes sabem que têm 10 empresas que são as maiores poluidoras de Portugal.
    Deixa-te de palavreado e de choradeiras e vai para casa.

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …