Portugal convidou Greta para falar no Parlamento (mas a jovem ativista não tem espaço na agenda)

Justin Lane / EPA

Greta Thunberg

Greta Thunberg, a jovem ativista que se transformou no principal rosto da luta contra as alterações climáticas, não virá discursar ao parlamento português.

Em maio, na sequência de uma deliberação da comissão parlamentar de Ambiente, a Assembleia da República (AR) dirigiu um convite à jovem sueca. Mas, segundo a secretaria-geral da AR, citada pelo Diário de Notícias, “não foi possível fixar-se uma data que satisfizesse ambas as partes”.

O convite foi feito a 17 de maio, tendo seguido “quer através da embaixada sueca, quer através da assessoria de imprensa da família Thunberg, com a sugestão de várias datas alternativas até ao final do mês de julho”. A resposta chegou no final do mesmo mês, em a assessoria da jovem “agradecia o convite e manifestava interesse”. “Os contactos mantiveram-se”, refere a secretaria-geral da AR, mas não foi possível acertar uma data.

Na primeira semana de julho, a assessoria dos Thunberg informou o Parlamento da “impossibilidade de a deslocação a Portugal se concretizar este ano”, mas sublinhando o “interesse na vinda ao Parlamento português e pedindo que se mantivesse o convite para a realização da visita, previsivelmente em 2020“.

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda que presidiu à comissão parlamentar de Ambiente na legislatura que agora termina e que propôs o convite a Thunberg, disse ao DN que ainda sugeriu que a ativista fizesse uma escala em Portugal durante a viagem de veleiro que a levou aos Estados Unidos, mas também não foi possível.

Greta Thunberg, de 16 anos, tornou-se uma porta-voz dos jovens no tema da luta contra as alterações climáticas ao iniciar no seu país uma greve semanal para chamar a atenção para a urgência de medidas para enfrentar as alterações climáticas. As suas ideias estão a inspirar milhares de jovens no mundo inteiro.

Diagnosticada com Síndrome de Asperger, uma doença do espectro do autismo que afeta a capacidade de comunicação e de relacionamento, Greta Thunberg não parece encaixar neste perfil. Ela está habituada a falar em grandes palcos mediáticos, em prol de políticas ambientais que ajudem a salvar o nosso planeta.

Na Suécia, tem criticado os responsáveis políticos por não respeitarem o Acordo de Paris para reduzir a emissão de gases poluentes.

Em Davos, Greta já tinha criticado o facto de muitos dos presentes na cimeira se terem deslocado em jatos privados para “discutir alterações ambientais”. Ela deixou de andar de avião e deslocou-se da Suécia até à Suíça de comboio para proteger o ambiente.

Greta Thunberg está atualmente nos Estados Unidos, onde participou na Cimeira da Ação Climática promovida pelas Nações Unidas, convocada pelo secretário-geral da organização, António Guterres, e que teve lugar em setembro. Seguirá para o Canadá, num périplo que incluirá também o México e o Chile. A 12 e 13 de dezembro, a jovem estará em Santiago do Chile para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • “vem falar mentiras aqui em Portugal.”
      Ah?
      Mas agora os brasileiros já falam por Portugal e pelos portugueses?!
      Está boa!…
      Devias estar mais preocupado com as mentiras que o teu pastor que conta e pois tentar aprender alguma coisa com ela!
      Não devias ter tanto receio de uma miúda só porque ela é mais inteligente e preparada do que tu.

  1. Ela que vá mas é para a escola… de certo já chumbou por faltas!!
    As alterações climáticas são importantes e devem ser combatidas, mas quem quiser falar, que o faça pessoalmente e não através de marionetas de interesses escondidos!

    Ainda bem que não vem! Se eu quiser teatro escolho a peça e pago o bilhete!

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …