A jovem ativista Greta Thunberg vai falar à Assembleia da República

Greta Thunberg vai fazer-se ouvir em Portugal. O Parlamento aprovou esta terça-feira, por unanimidade, uma proposta para convidar a jovem sueca a discursar na Assembleia da República, tendo como tema as alterações climáticas.

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou esta terça-feira, por unanimidade, uma proposta para convidar a jovem ambientalista sueca Greta Thunberg a discursar na Assembleia da República.

O presidente da comissão, o deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares, disse à Lusa que esta terça-feira foi enviado um ofício ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, a solicitar que Greta Thunberg seja convidada a visitar o parlamento português.

Será uma boa oportunidade para ela falar do livro que vai lançar”, disse o deputado, explicando que será Ferro Rodrigues a definir de que forma a jovem sueca se dirigirá aos deputados, se será numa intervenção ou em forma de conferência, por exemplo.

Nas palavras de Pedro Soares, a presença de Greta Thunberg no parlamento dará um sinal importante de mobilização e envolvimento dos mais jovens. A comissão de Ambiente, disse, tem trabalhado muito na área das alterações climáticas e nas formas de as mitigar.

“Quando o tema da descarbonização da economia é central, quando apenas está previsto terminar com a geração de energia a partir do carvão em 2030, e quando Portugal tem uma produção de energia fotovoltaica baixíssima”, a presença da jovem pode transmitir a ideia de emergência do combate às alterações climáticas, disse Pedro Soares.

Greta Thunberg, de 16 anos, tornou-se uma porta-voz dos jovens no tema da luta contra as alterações climáticas ao iniciar no seu país uma greve semanal para chamar a atenção para a urgência de medidas para enfrentar as alterações climáticas. As suas ideias estão a inspirar milhares de jovens no mundo inteiro.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tão simpáticos com estas preocupações. É pena que se fiquem pela legislação que de tão complexa e de dúbia interpretação até os juízes a evitam…

RESPONDER

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …