Portugal condenado por investigação ineficaz à tragédia da praia do Meco

José Sena Goulão / Lusa

Homenagem às vítimas da tragédia da praia do Meco

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) considerou que a investigação à tragédia da praia do Meco, na qual seis alunos da Universidade Lusófonona morreram, não respeitou a Convenção Europeia. O Estado terá, portanto, que pagar indemnizações ao pai de um dos estudantes.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias esta terça-feira, o TEDH informou que a investigação começou demasiado tarde, não tendo assim assegurado a integridade das provas. O tribunal considerou igualmente que a investigação não teve o cuidado de garantir a recolha imediata de testemunhos importantes.

Devido a isso, condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 13 mil euros a José Carlos Soares Campos, pai de Tiago Santos, jovem de 21 anos que foi arrastado por uma onda quando estava a ser praxado no areal do Meco, a 15 de dezembro de 2013.

O queixoso recorreu ao TEDH depois de os tribunais nacionais terem arquivado o caso com a alegação de que não foi cometido qualquer crime naquela noite. Na queixa apresentada, sustentou que a investigação às causas da morte dos seis alunos tinha sido ineficaz e que Portugal não dispunha de uma lei que regulasse as atividades relacionadas com a praxe.

Os sete juízes do TEDH, entre os quais o português Paulo Pinto de Albuquerque, consideraram que José Carlos Soares Campos tinha razão.

“No caso Soares Campos v. Portugal, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decidiu, unanimemente, que houve uma violação do aspeto processual do Artigo 2 (direito à vida) da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e que não houve violação do aspeto substantivo do Artigo 2”, pode ler-se no documento, citado pelo semanário Expresso.

“O tribunal considerou que, em particular, a investigação criminal não satisfaz os requerimentos do Artigo 2 da Convenção. De notar que uma série de medidas urgentes poderiam ter sido ordenadas imediatamente após a tragédia”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse o filho do PJ que morreu no campo grande, então a historia seria outra…
    nesse caso fizeram os possíveis e os impossíveis para descobrir os criminosos, mas o mote era outro!

  2. Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Deputado André Ventura, peço o favor de me autorizar a palavra vergonha. Vergonha, sim, penso que me entenderam.

    • Todos nós que é como quem diz: os patos que ainda vivem, trabalham e pagam impostos em Portugal!
      Já me pus daí para fora há muito. Só pequei por não ter sido mais cedo.

      • Coitado… fazes cá uma falta que nem imaginas!…
        E isso deve estar a correr tão bem, que nem se nota logo que não passas de um triste desgraçado que aproveita a caixa de comentários de um site de notícias português para vir a correr expor as suas frustações!…
        Se quiseres mesmo, há tratamento para isso…

        • 17:00 e até já saí do trabalho! Trabalho numa instituição comunitária e posso dizer que tenho uma vida boa. Mas a avaliar pelo teu comentário deduzo que o mesmo não se passará contigo.
          E quanto ao que eu disse: roubem-se com força que de mim não levam nada. Portugal é um país de ladrões. É tudo a roubar. Infelizmente deveria ter saído 10 anos antes. Foi pena o tempo perdido.

  3. Os tribunais e a justiça portugueses são uma VERGONHA, só investigam em condições, quando se trata de amigos e quando os acusados são os amigos corruptos aí fecham os olhos.

  4. Seguindo o mesmo raciocínio, agora falta condenar os pais destes alunos por terem criado/educado filhos apalermados ao ponto de não terem protegido sequer a sua própria vida!

  5. Não é preciso comentar o incomentável. Só é preciso lamentar a morte de seis jovens , por culpa da pura e santa estupidez, que são a m….a das ditas praxes.

  6. o importante é ouvir o chefe que ficou vivo, é sempre assim os chefes mandam os indios para a guerra e eles é que morrem, tinha que detalhar tudo ao pormenor.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …