/

Popularidade de Costa e Marcelo cai a pique. Portugueses querem remodelação no Governo

2

António Cotrim / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com primeiro-ministro, António Costa

De acordo com uma sondagem da Aximage, o descontentamento com a atuação do Presidente da República e, sobretudo, do primeiro-ministro cresceu.

O Presidente da República, o primeiro-ministro e o Governo registam a pior avaliação do último ano, de acordo com a sondagem da Aximage para DN, JN e TSF, divulgada este domingo.

Este mês, a queda de Marcelo Rebelo de Sousa foi mais acentuada. Relativamente ao mês passado, o Presidente cai 15 pontos percentuais, passando de 70% de avaliações positivas em junho para 55% este mês, enquanto as avaliações desfavoráveis sobem de 10% para 18%.

Ainda assim, continua a ser no Chefe de Estado que os inquiridos, incluindo os eleitores socialistas, mostram mais confiança.

António Costa, por sua vez, também caiu na popularidade. O número de inquiridos que avalia positivamente a atuação do primeiro-ministro passou de 61% em março para 41% este mês.

Segundo a sondagem, apenas 6 pontos percentuais separam agora as opiniões positivas das desfavoráveis. Entre os descontentes estão mais de um terço dos eleitores da CDU e do Bloco de Esquerda.

Ao contrário de crises anteriores, faltou sintonia entre Costa e Marcelo. As divergências foram públicas, com o presidente a pedir uma abordagem menos “fundamentalista” e a recusar o regresso ao estado de emergência, e o primeiro-ministro a manter a rigidez de critérios.

Contudo, não são só Costa e Marcelo que não têm caído nas boas graças dos portugueses.

A avaliação do Governo está igualmente em queda. Atualmente, 37% dos inquiridos avaliam positivamente a sua atuação, quase tantos como os que têm uma opinião negativa (33%).

O cansaço dos eleitores traduz-se num desejo de remodelação: 81% querem mudanças no Executivo ainda antes das autárquicas, a começar pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que 79% querem ver de saída.

Já a substituição da ministra da Saúde, Marte Temido, é defendida por 29% dos inquiridos e 20% querem uma mudança na pasta da Educação – que atualmente é comandada por Tiago Brandão Rodrigues.

É um dos dossiês mais difíceis e polémicos, mas Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, nem por isso está no topo da lista: apenas 9% pedem a sua saída.

Apesar da queda registada na avaliação positiva do Executivo, três em cada quatro inquiridos (75%) acreditam que a legislatura vai chegar até ao fim.

ZAP //

 

2 Comments

  1. O Costa e o Marcelo estão muito bem no governo….que tipo de remodelação querem os portugueses?: ditadores? provocadores? vaidosos? Está muito bem assim como está.

    • Eu tb acho, nunca ninguém está bem, sabemos disso mas que solução propõem? Aventuras de oportunistas? Quem? Rui Rio? Venturas da tanga que só conhece corruptos? Arriscar para cair na merda mais 5/10 anos, a malta é burra ou come merda às colheres?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.