Incêndio destrói provas do caso Maëlys. Polícia procura ADN em águas residuais

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida

As instalações da polícia de Grenoble, em França, que investiga o desaparecimento de Maëlys de Araújo, foram alvo de um incêndio de origem criminosa que destruiu provas do caso. Entretanto, as autoridades seguem uma nova pista em busca de ADN da menina luso-descendente, que está desaparecida há um mês.

Um mês depois do desaparecimento de Maëlys de Araújo, durante uma festa de casamento em Isère, na região Auvérnia-Ródano-Alpes, em França, ainda não há sinal da criança de 9 anos, filha de um português.

A polícia de Grenoble, que está a investigar o caso, tem 12 detectives dedicados a tempo inteiro ao desaparecimento de Maëlys e recebeu, segundo a BFMTV, reforços de especialistas de identificação criminal de outras forças policiais francesas.

E enquanto continuam as buscas por Maëlys, com helicópteros e cães pisteiros, os investigadores estão à procura de vestígios de ADN da criança nas águas residuais colectadas na estação de serviço onde o suspeito lavou o carro, na tarde a seguir ao desaparecimento.

Nordahl Lelandais, um ex-militar de 34 anos, continua detido e as autoridades estão convencidas de que ele é responsável, total ou parcialmente, pelo desaparecimento da criança.

A BFMTV refere que, depois de terem encontrado vestígios de ADN de Maëlys no carro do suspeito, os investigadores procuram, agora, sinais genéticos da menina também nos vestígios dos esgotos e das graxas automóveis provenientes da estação de serviço.

Lelandais terá passado uma hora e meia a limpar o carro, segundo os média franceses. Terá inclusive limpado a mala da viatura com um produto habitualmente usado para polir as jantes e que tem a particularidade de repelir o odor dos cães.

Interrogado pela polícia, o ex-militar assegurou que tal empenho na limpeza se deveu ao facto de querer vender o carro, o que foi confirmado por um potencial vendedor.

Entretanto, a polícia desmentiu a informação, divulgada por um jornal francês, de que o carro do suspeito teria sido apanhado num radar de velocidade, na noite do desaparecimento da criança.

Todavia, as contradições do suspeito, no interrogatório de que foi alvo, levam as autoridades a acreditar que ele é culpado.

Incêndio destruiu provas secundárias do caso

Na noite de quinta-feira passada, um fogo destruiu instalações da polícia de Grenoble, atingindo alguns locais técnicos que continham provas, como confirma à FranceInfo o Procurador do Ministério Público responsável pelo caso, Jean-Yves Coquillat.

“Trata-se de um pequeno número de provas. Estas provas eram, de facto, secundárias e não apresentavam interesse maior. Neste tipo de inquérito, aproveitamos quase tudo”, salienta Coquillat.

“Os elementos do dossier Maëlys não se encontravam lá, felizmente, estavam noutro lado, nomeadamente o carro do suspeito. Todas as provas importantes são enviadas para laboratórios”, refere, por outro lado, o Ministério Público de Grenoble, também citado pela FranceInfo.

Além das provas secundárias, o incêndio destruiu diversos automóveis apreendidos que se encontravam parqueados nas instalações, mas o veículo do suspeito, um Audi A3 onde foram encontrados vestígios do ADN de Maëlys, não foi atingido pelas chamas.

O incêndio foi, entretanto, reivindicado por uma organização anarquista que diz estar “em solidariedade com oito réus que estão a ser acusados de ter incendiado um carro da polícia e terem agredido dois agentes da durante uma manifestação”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A vida está cada vez mais bela para os criminosos quer cá quer por outros lados, estamos a ficar todos prisioneiros de malfeitores com o apadrinhamento dos políticos!

RESPONDER

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …