Amostra de ADN de Maëlys encontrada no carro de suspeito do rapto

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida

Um dos dois suspeitos do rapto da luso-descendente Maëlys de Araújo, que foram detidos e libertados na semana passada, foi este domingo detido novamente, depois de ter sido encontrada no seu carro uma amostra de ADN da menina.

Segundo o jornal francês Le Parisien, um dos suspeitos foi novamente detido este domingo, desta vez acusado do rapto da menina luso-descendente Maëlys de Araújo, de 9 anos, que está desaparecida desde domingo, altura em que participava num casamento da família.

No decurso da investigação, dois suspeitos foram detidos, mas, entretanto, tinham sido libertados. Segundo avançou o Procurador de Grenoble em comunicado enviado à imprensa francesa, o homem de 34 anos foi detido após novas perícias à sua viatura terem revelado nos elementos de prova que levaram à sua acusação e detenção.

De acordo com a procuradoria-geral francesa, foi encontrada uma amostra de ADN de  Maëlys no interior da viatura, que tinha entretanto sido lavada.

O suspeito agora detido novamente, que esteve presente no casamento do qual Maëlys desapareceu, foi apresentado ao juiz de instrução criminal este domingo à tarde, e confrontado com inconsistências entre o testemunho e a prova recolhida, mas voltou a negar ter raptado a menina.

Em comunicado, a procuradoria revela que “o juiz de instrução não ficou convencido com as explicações apresentadas” e decidiu manter o suspeito de sequestro de Maëlys em prisão preventiva.

No interrogatório a que foi sujeito esta segunda-feira, o suspeito “declarou que a menina entrou no seu veículo com um rapaz, no assento traseiro, para ver se o cão – do suspeito – estava no porta-bagagem”, anunciou o advogado.

Bernard Méraud reconhece, assim, à agência France Press que uma amostra de ADN, correspondente provavelmente ao de Maëlys, foi encontrado “no painel de controlo” da viatura.

Uma semana após o desaparecimento da menina lusodescendente, em Pont-de-Beauvoisin (uma localidade dos Alpes), o suspeito, uma das duas pessoas detidas e libertadas neste caso, foi acusado de rapto e ficou em prisão preventiva.

O suspeito, que era conhecido do noivo e do pai de Maëlys, tem o seu nome na lista de infractores sexuais da polícia francesa, tendo sido anteriormente acusado de rapto e sequestro de uma menina de 15 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …

Câmara do Porto quer isentar estacionamento em parques municipais por 120 minutos

A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento da taxa de estacionamento em cinco parques municipais, por um período de 120 minutos, por cada cliente, entre os dias 8 de dezembro e 8 de …

Registada a maior explosão solar dos últimos 3 anos

No domingo, dia 29 de novembro, o Sol desencadeou a erupção solar mais potente dos últimos três anos. A explosão foi medida como um M4.4 na escala que os astrónomos usam para tempestades solares. No dia …

Puxar, torcer e deformar. A Grande Nuvem de Magalhães perturba violentamente a nossa galáxia

O disco espiral de estrelas e planetas, na Via Láctea, está a ser puxado, torcido e deformado com extrema violência pela força gravitacional de uma galáxia mais pequena, a Grande Nuvem de Magalhães. Os cientistas acreditam …