Amostra de ADN de Maëlys encontrada no carro de suspeito do rapto

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida

Um dos dois suspeitos do rapto da luso-descendente Maëlys de Araújo, que foram detidos e libertados na semana passada, foi este domingo detido novamente, depois de ter sido encontrada no seu carro uma amostra de ADN da menina.

Segundo o jornal francês Le Parisien, um dos suspeitos foi novamente detido este domingo, desta vez acusado do rapto da menina luso-descendente Maëlys de Araújo, de 9 anos, que está desaparecida desde domingo, altura em que participava num casamento da família.

No decurso da investigação, dois suspeitos foram detidos, mas, entretanto, tinham sido libertados. Segundo avançou o Procurador de Grenoble em comunicado enviado à imprensa francesa, o homem de 34 anos foi detido após novas perícias à sua viatura terem revelado nos elementos de prova que levaram à sua acusação e detenção.

De acordo com a procuradoria-geral francesa, foi encontrada uma amostra de ADN de  Maëlys no interior da viatura, que tinha entretanto sido lavada.

O suspeito agora detido novamente, que esteve presente no casamento do qual Maëlys desapareceu, foi apresentado ao juiz de instrução criminal este domingo à tarde, e confrontado com inconsistências entre o testemunho e a prova recolhida, mas voltou a negar ter raptado a menina.

Em comunicado, a procuradoria revela que “o juiz de instrução não ficou convencido com as explicações apresentadas” e decidiu manter o suspeito de sequestro de Maëlys em prisão preventiva.

No interrogatório a que foi sujeito esta segunda-feira, o suspeito “declarou que a menina entrou no seu veículo com um rapaz, no assento traseiro, para ver se o cão – do suspeito – estava no porta-bagagem”, anunciou o advogado.

Bernard Méraud reconhece, assim, à agência France Press que uma amostra de ADN, correspondente provavelmente ao de Maëlys, foi encontrado “no painel de controlo” da viatura.

Uma semana após o desaparecimento da menina lusodescendente, em Pont-de-Beauvoisin (uma localidade dos Alpes), o suspeito, uma das duas pessoas detidas e libertadas neste caso, foi acusado de rapto e ficou em prisão preventiva.

O suspeito, que era conhecido do noivo e do pai de Maëlys, tem o seu nome na lista de infractores sexuais da polícia francesa, tendo sido anteriormente acusado de rapto e sequestro de uma menina de 15 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …