Primeiro suspeito do rapto de Maelys era conhecido do pai da menina

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida

O primeiro suspeito de rapto de Maëlys de Araújo era, afinal, um convidado do casamento, de 34 anos. Esta sexta-feira, as autoridades francesas fizeram a segunda detenção, não tendo, no entanto, encontrado ainda a menina de 9 anos.

Depois de o canal francês BFMTV ter avançado que o primeiro suspeito detido pelas autoridades francesas se tratava de um homem de 24 anos que se encontrava próximo do local do desaparecimento da criança, o jornal Le Figaro avança agora que se tratava, afinal, de um homem de 34 anos, que estaria na lista de convidados.

As declarações que este homem fez às autoridades foram consideradas incoerentes e algumas delas mostraram-se ser falsas: o indivíduo disse nunca ter abandonado a festa do casamento mas, mais tarde, comprovou-se que o homem de 34 anos abandonou o local da boda precisamente à hora que foi dado o alerta do desaparecimento de Maëlys de Araújo.

De acordo com o Correio da Manhã, este homem, que na altura tinha o telemóvel desligado, tem antecedentes criminais por danos e posse de droga. Além dele, a polícia francesa cruzou informações e encontrou entre os familiares e amigos antecedentes criminais por ofensas sexuais. O homem detido teria o nome registado na lista de autores de infrações sexuais ou violentas da Polícia Judiciária.

Já esta sexta-feira foi detido um segundo homem, também de 34 anos, aponta o Observador. O segundo suspeito, tal como o primeiro detido no decorrer da investigação entrou em contradições durante o interrogatório, pelo que foi preso preventivamente.

Segundo a imprensa francesa, o homem seria outro dos convidados de um casamento no Isère, não se percebendo se seria o mesmo casamento em que estaria a menina lusodescendente.

De acordo com o Le Parisien, o primeiro homem continua detido e será, inclusive, conhecido do noivo e do pai da menina.

Entretanto, prosseguem as investigações e as buscas para encontrar a menina. O caso está nas mãos do departamento de investigações de Grenoble, apoiado pela brigada de investigações de Tour-du-Pin e pela brigada territorial de Pont-de-Beauvoisin.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …