Primeiro suspeito do rapto de Maelys era conhecido do pai da menina

(dr)

Maëlys de Araújo, menina luso-descendente de 9 anos que está desaparecida

O primeiro suspeito de rapto de Maëlys de Araújo era, afinal, um convidado do casamento, de 34 anos. Esta sexta-feira, as autoridades francesas fizeram a segunda detenção, não tendo, no entanto, encontrado ainda a menina de 9 anos.

Depois de o canal francês BFMTV ter avançado que o primeiro suspeito detido pelas autoridades francesas se tratava de um homem de 24 anos que se encontrava próximo do local do desaparecimento da criança, o jornal Le Figaro avança agora que se tratava, afinal, de um homem de 34 anos, que estaria na lista de convidados.

As declarações que este homem fez às autoridades foram consideradas incoerentes e algumas delas mostraram-se ser falsas: o indivíduo disse nunca ter abandonado a festa do casamento mas, mais tarde, comprovou-se que o homem de 34 anos abandonou o local da boda precisamente à hora que foi dado o alerta do desaparecimento de Maëlys de Araújo.

De acordo com o Correio da Manhã, este homem, que na altura tinha o telemóvel desligado, tem antecedentes criminais por danos e posse de droga. Além dele, a polícia francesa cruzou informações e encontrou entre os familiares e amigos antecedentes criminais por ofensas sexuais. O homem detido teria o nome registado na lista de autores de infrações sexuais ou violentas da Polícia Judiciária.

Já esta sexta-feira foi detido um segundo homem, também de 34 anos, aponta o Observador. O segundo suspeito, tal como o primeiro detido no decorrer da investigação entrou em contradições durante o interrogatório, pelo que foi preso preventivamente.

Segundo a imprensa francesa, o homem seria outro dos convidados de um casamento no Isère, não se percebendo se seria o mesmo casamento em que estaria a menina lusodescendente.

De acordo com o Le Parisien, o primeiro homem continua detido e será, inclusive, conhecido do noivo e do pai da menina.

Entretanto, prosseguem as investigações e as buscas para encontrar a menina. O caso está nas mãos do departamento de investigações de Grenoble, apoiado pela brigada de investigações de Tour-du-Pin e pela brigada territorial de Pont-de-Beauvoisin.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …