Verdadeiro autor do atentado de Berlim poderá ser afinal um tunisino

Janos Marjai / EPA

-

As autoridades alemãs suspeitam que o autor do ataque, da passada-segunda-feira, possa ter sido cometido por um tunisino, depois de terem encontrado documentos de identificação no camião que irrompeu contra uma multidão num mercado de natal de Berlim.

Segundo a BBC, a polícia alemã está à procura de um homem de nacionalidade tunisina, chamado Anis A, que nasceu em Tataouine, no ano de 1992.

As autoridades encontraram documentos de identificação no camião que irrompeu, na segunda-feira, contra a multidão num mercado de natal da capital.

Está em curso uma operação policial no estado da Renânia do Norte-Vestefália, uma vez que os documentos em causa foram aí emitidos.

Ainda não é certo se este será o seu verdadeiro nome porque, tal como refere o Der Spiegel, o indivíduo utiliza nomes falsos e terá várias identidades.

Os investigadores acreditam que o suspeito pode estar ferido, na sequência da luta que terá tido com o condutor do camião, que foi assassinado a tiro.

Ao final da tarde desta terça-feira, o paquistanês de 23 anos que tinha sido detido na noite do ataque acabou por ser libertado.

O requerente de asilo esteve a ser interrogado pelas autoridades mas negou sempre o seu envolvimento no atentado que causou a morte de 12 pessoas.

A polícia não conseguiu encontrar nenhuma relação com o jovem, chamado Naved B., e acabou por admitir que tinha “o homem errado”.

Daesh reivindicou o ataque

Ontem, o grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou o atentado através da sua agência de propaganda.

A chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha confirmado que as autoridades do país acreditavam que o atropelamento tinha sido um “atentado terrorista”.

“De acordo com o que sabemos, temos que assumir que se tratou de um ataque terrorista“, disse aos jornalistas.

A polícia de Berlim disse que o camião, com matrícula polaca e carregado com vigas de aço, poderá ter sido roubado de uma obra na Polónia.

Além das 12 vítimas mortais, o ataque premeditado fez ainda 48 feridos, sendo que muitos se encontram em estado grave.

Os mercados de Natal na Alemanha estão encerrados e a praça onde ocorreu o ataque converteu-se num local de homenagem às vítimas.

O atentado evoca lembranças do ataque com um camião em Nice, durante as comemorações do Dia da Bastilha, em julho, que provocou a morte a 86 pessoas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que é que interessa saber se é tunisino ou magrebino…
    Na Alemanha há milhares de guerrilheiros do Daesh infiltrados com os refugiados que Merkel protegeu, prontos a cometer novos atentados.
    Se a política europeia se resume a ser reactiva e perseguir quem faz o atentado, então podem esperar por muitos atentados, muitas mortes e muitas perseguições…

  2. A Merkel é responsável pela insegurança que se vive na Alemanha e na Europa devido a ter permitido a entrada de milhões de refugiados na Europa. Infelizmente, esse erro vai sair-lhe caro já nas próximas eleições, onde será derrotada por um candidato mais à direita. Os políticos têm que aprender que tomar decisões contrárias aos interesses da maioria do povo, pode ser fatal. O que há a fazer agora é corrigir os erros passados e mandar de volta quem não conseguir provar que é perseguido no seu país, ou seja, que é refugiado.

  3. Talvez seja um tunisino e imaginasse estar a levar um camião de primaveras árabes aos alemães que juntamente com os restantes europeus elogiaram e apoiaram esse começo das guerras pelos países árabes e que tão bons resultados têm trazido tanto a eles com a nós, se não abrirem os olhos de vez qualquer dia teremos a guerra declarada por cá.

  4. Bem… Mas q’a estupidez!..

    Pelos vistos os terroristas continuam a levar consigo e a largar no local do crime, os seus documentos de identificação. Não só nos aviões, como no Bataclan e agora… Na cabine do camião!

    Eu se fosse terrorista, era o que fazia! Não, não era largar o meu passaporte no local do crime… Era gamar o passaporte a alguém e largá-lo no local do crime!
    Aliás… Não era só se fosse terrorista. Se fosse polícia fazia parecido: Primeiro deixava fugir o terrorista e depois dizia que encontrei um passaporte de um gajo qualquer à escolha, sem ter de o mostrar a ninguém.

    Ah e tal… “Vou ali matar umas pessoas mas deixa lá ver se levo a minha identificação, não vá aparecer a polícia…” – Tem pai q’é cego… Mas alguem pode acreditar em tamanha estupidez?!.. Tudo já vale nas agendas políticas e jogos de poder. A quantidade de gente que a oposição da Merkle acabou de mandar matar… Verdadeiramente incrível. Quase tão incrível como as pessoas não perceberem isto.

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …