Motorista do camião foi morto com tiro na cabeça horas antes do ataque

Paul Zinken / EPA

-

O motorista polaco do camião utilizado no atentado de Berlim, na semana passada, foi assassinado com um tiro na cabeça horas antes do ataque, referem os dados finais da autópsia publicados esta terça-feira pelo jornal Bild.

A notícia publicada esta terça-feira na Alemanha não coincide, no entanto, com as primeiras informações que foram difundidas pelo mesmo jornal e que indicavam que o motorista polaco, Lukasz Urban, 37 anos, casado e com um filho, tinha sido morto a tiro depois do atentado contra o mercado de Natal em Berlim.

As primeiras notícias referiam que o cidadão polaco, motorista do camião, utilizado no atentado, tinha oferecido resistência contra o terrorista e tentado impedir o ataque porque o corpo apresentava vários cortes de arma branca.

A primeira tese foi difundida depois das declarações de Ariel Zurawski, primo de Urban, e proprietário da empresa de transportes onde a vítima trabalhava, sobre os cortes no rosto que o cadáver do parente apresentava.

De acordo com a edição de hoje do jornal Bild, os resultados definitivos da autópsia, o motorista foi atingido por um disparo na cabeça, na tarde de 19 de dezembro, horas antes do atentado.

O ataque ocorreu às 20 horas e provocou a morte de 12 pessoas, atropeladas pelo camião num mercado de Natal da capital alemã.

Os dados que são publicados hoje, com base no resultado final da autópsia, são revelados depois de 37 mil pessoas terem assinado uma petição para que fosse concedida a medalha de mérito, a título póstumo, pelos atos de resistência do motorista polaco que teria tentado evitar mais mortes, durante o ataque.

Entretanto, imagens captadas por câmaras de vigilância mostram que Anis Amri, o suspeito do ataque contra o mercado de Natal, esteve na cidade francesa de Lyon antes de ter sido detetado em Itália, onde foi abatido pelas autoridades.

“Um homem, cuja imagem corresponde ao assassino, foi localizado na tarde de quinta-feira, 22 de dezembro, na gare da estação de Lyon-Part-Dieu, usando um boné e transportando uma mochila”, disse uma fonte policial à agência France Press. Segundo a mesma fonte, o homem encontrava-se sozinho.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …