Suspeito do ataque em Berlim foi morto em Milão

(dr) Facebook

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O suspeito do atentado de Berlim foi, esta sexta-feira, morto a tiro em Milão, no norte de Itália, noticiaram meios de comunicação italianos.

O suspeito foi morto depois de um confronto com agentes, após ter sido parado pela polícia num controlo de rotina, às três da manhã na praça de Maggio, em San Giovanni.

As autoridades italianas terão pedido identificação ao suspeito do atentado, e Anis Amri terá apontado uma arma às autoridades, acabando por ser baleado.

A polícia já confirmou que as impressões digitais do homem abatido coincidem com as de Anis Amri.

“A pessoa que mataram é, sem dúvida, Anis Amri”, confirmou também o ministro do Interior italiano, Marco Minniti, durante uma conferência de imprensa.

Marco Minniti disse, ainda, que Itália deve estar “muito orgulhosa” das suas medidas de sua segurança.

“Era o homem mais procurado na Europa e nós conseguimos, imediatamente, identificá-lo e neutralizá-lo. Isso significa que nossa segurança está a funcionar muito bem”, adiantou.

Anis Amri radicalizou-se em Itália

Segundo o jornal The Guardian, Amri já possuía antecedentes em Itália. O homem chegou ao país em 2011, com dezenas de milhares de tunisinos que fugiram de barco durante a Primavera Árabe.

Depois disso, passou três anos e meio em seis prisões diferentes na Sicília por iniciar um incêndio num centro de refugiados. O Ministério da Justiça de Itália afirmou que Amri foi transferido para vários estabelecimentos policiais por má conduta – os registos prisionais dizem que o tunisino intimidou prisioneiros e tentou provocar revoluções.

Os dois irmãos de Amri, Walid e Abdelkader, dizem acreditar que este pode ter se radicalizado enquanto estava preso em Itália, devido ao contacto com extremistas islâmicos.

Na quinta-feira, o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, informou que o tunisino Anis Amri era, “com alta probabilidade”, o autor do atentado de Berlim, de acordo com provas adicionais recolhidas no camião do ataque.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas no atentado contra um mercado de Natal, na segunda-feira, na capital alemã.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. FANTASIAS DE NATAL

    Era uma vez um fundamentalista islamico que resolveu matar ocidentais em nome do Alah. Ao fim do dia, munido do seu imprescindível passaporte, saiu de casa e matando o condutor de um camião, chegou-o para o banco do pendura e agarrou-se ao volante. Dirigiu-se à feira de Natal mais próxima de uma das principais capitais Europeias (Berlim), onde entrou de camião sem lhe perguntarem nada nem pedirem identificação. Aliás nem havia polícia nenhuma nesse local, porque isso só ía atrapalhar.
    Calmamente arrancou por ali a dentro e passou uns quantos transeuntes a ferro. Quando se fartou, saíu calmamente e abandonou a viatura pra não mais ser visto no país.

    Mas o que o assassino não tinha reparado, é que com os solavancos do camião a passar por cima da malta, saltou-lhe o passaporte do bolso, e apesar do tempo que teve pra fugir, ele nem deu por ela. Isto permitiu à arguta polícia Alemã identificá-lo rápidamente, só que mesmo assim ele saiu calmamente do país e dois dias depois já ía em Itália…
    Já em Itália, onde nem sequer sabiam que ele estava, encontraram-no muito mais fácilmente do que na Alemanha!.. (Ah gandas carabinieri).

    Como o gajo era perigoso, sacou logo da arma para a polícia, mas nem deve ter disparado porque aparentemente ninguém ouviu nem presenciou nada. Abateram-no logo ali no local sem testemunhas nem burburinho. O problema ficou resolvido e a Merkle já não ganha nas próximas eleições.

    E depois… O coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço, no comboio ao circo!!!..

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …