Suspeito do ataque em Berlim foi morto em Milão

(dr) Facebook

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O suspeito do atentado de Berlim foi, esta sexta-feira, morto a tiro em Milão, no norte de Itália, noticiaram meios de comunicação italianos.

O suspeito foi morto depois de um confronto com agentes, após ter sido parado pela polícia num controlo de rotina, às três da manhã na praça de Maggio, em San Giovanni.

As autoridades italianas terão pedido identificação ao suspeito do atentado, e Anis Amri terá apontado uma arma às autoridades, acabando por ser baleado.

A polícia já confirmou que as impressões digitais do homem abatido coincidem com as de Anis Amri.

“A pessoa que mataram é, sem dúvida, Anis Amri”, confirmou também o ministro do Interior italiano, Marco Minniti, durante uma conferência de imprensa.

Marco Minniti disse, ainda, que Itália deve estar “muito orgulhosa” das suas medidas de sua segurança.

“Era o homem mais procurado na Europa e nós conseguimos, imediatamente, identificá-lo e neutralizá-lo. Isso significa que nossa segurança está a funcionar muito bem”, adiantou.

Anis Amri radicalizou-se em Itália

Segundo o jornal The Guardian, Amri já possuía antecedentes em Itália. O homem chegou ao país em 2011, com dezenas de milhares de tunisinos que fugiram de barco durante a Primavera Árabe.

Depois disso, passou três anos e meio em seis prisões diferentes na Sicília por iniciar um incêndio num centro de refugiados. O Ministério da Justiça de Itália afirmou que Amri foi transferido para vários estabelecimentos policiais por má conduta – os registos prisionais dizem que o tunisino intimidou prisioneiros e tentou provocar revoluções.

Os dois irmãos de Amri, Walid e Abdelkader, dizem acreditar que este pode ter se radicalizado enquanto estava preso em Itália, devido ao contacto com extremistas islâmicos.

Na quinta-feira, o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, informou que o tunisino Anis Amri era, “com alta probabilidade”, o autor do atentado de Berlim, de acordo com provas adicionais recolhidas no camião do ataque.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas no atentado contra um mercado de Natal, na segunda-feira, na capital alemã.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. FANTASIAS DE NATAL

    Era uma vez um fundamentalista islamico que resolveu matar ocidentais em nome do Alah. Ao fim do dia, munido do seu imprescindível passaporte, saiu de casa e matando o condutor de um camião, chegou-o para o banco do pendura e agarrou-se ao volante. Dirigiu-se à feira de Natal mais próxima de uma das principais capitais Europeias (Berlim), onde entrou de camião sem lhe perguntarem nada nem pedirem identificação. Aliás nem havia polícia nenhuma nesse local, porque isso só ía atrapalhar.
    Calmamente arrancou por ali a dentro e passou uns quantos transeuntes a ferro. Quando se fartou, saíu calmamente e abandonou a viatura pra não mais ser visto no país.

    Mas o que o assassino não tinha reparado, é que com os solavancos do camião a passar por cima da malta, saltou-lhe o passaporte do bolso, e apesar do tempo que teve pra fugir, ele nem deu por ela. Isto permitiu à arguta polícia Alemã identificá-lo rápidamente, só que mesmo assim ele saiu calmamente do país e dois dias depois já ía em Itália…
    Já em Itália, onde nem sequer sabiam que ele estava, encontraram-no muito mais fácilmente do que na Alemanha!.. (Ah gandas carabinieri).

    Como o gajo era perigoso, sacou logo da arma para a polícia, mas nem deve ter disparado porque aparentemente ninguém ouviu nem presenciou nada. Abateram-no logo ali no local sem testemunhas nem burburinho. O problema ficou resolvido e a Merkle já não ganha nas próximas eleições.

    E depois… O coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço, no comboio ao circo!!!..

RESPONDER

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …