Suspeito do ataque em Berlim foi morto em Milão

(dr) Facebook

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O suspeito do atentado de Berlim foi, esta sexta-feira, morto a tiro em Milão, no norte de Itália, noticiaram meios de comunicação italianos.

O suspeito foi morto depois de um confronto com agentes, após ter sido parado pela polícia num controlo de rotina, às três da manhã na praça de Maggio, em San Giovanni.

As autoridades italianas terão pedido identificação ao suspeito do atentado, e Anis Amri terá apontado uma arma às autoridades, acabando por ser baleado.

A polícia já confirmou que as impressões digitais do homem abatido coincidem com as de Anis Amri.

“A pessoa que mataram é, sem dúvida, Anis Amri”, confirmou também o ministro do Interior italiano, Marco Minniti, durante uma conferência de imprensa.

Marco Minniti disse, ainda, que Itália deve estar “muito orgulhosa” das suas medidas de sua segurança.

“Era o homem mais procurado na Europa e nós conseguimos, imediatamente, identificá-lo e neutralizá-lo. Isso significa que nossa segurança está a funcionar muito bem”, adiantou.

Anis Amri radicalizou-se em Itália

Segundo o jornal The Guardian, Amri já possuía antecedentes em Itália. O homem chegou ao país em 2011, com dezenas de milhares de tunisinos que fugiram de barco durante a Primavera Árabe.

Depois disso, passou três anos e meio em seis prisões diferentes na Sicília por iniciar um incêndio num centro de refugiados. O Ministério da Justiça de Itália afirmou que Amri foi transferido para vários estabelecimentos policiais por má conduta – os registos prisionais dizem que o tunisino intimidou prisioneiros e tentou provocar revoluções.

Os dois irmãos de Amri, Walid e Abdelkader, dizem acreditar que este pode ter se radicalizado enquanto estava preso em Itália, devido ao contacto com extremistas islâmicos.

Na quinta-feira, o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, informou que o tunisino Anis Amri era, “com alta probabilidade”, o autor do atentado de Berlim, de acordo com provas adicionais recolhidas no camião do ataque.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas no atentado contra um mercado de Natal, na segunda-feira, na capital alemã.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. FANTASIAS DE NATAL

    Era uma vez um fundamentalista islamico que resolveu matar ocidentais em nome do Alah. Ao fim do dia, munido do seu imprescindível passaporte, saiu de casa e matando o condutor de um camião, chegou-o para o banco do pendura e agarrou-se ao volante. Dirigiu-se à feira de Natal mais próxima de uma das principais capitais Europeias (Berlim), onde entrou de camião sem lhe perguntarem nada nem pedirem identificação. Aliás nem havia polícia nenhuma nesse local, porque isso só ía atrapalhar.
    Calmamente arrancou por ali a dentro e passou uns quantos transeuntes a ferro. Quando se fartou, saíu calmamente e abandonou a viatura pra não mais ser visto no país.

    Mas o que o assassino não tinha reparado, é que com os solavancos do camião a passar por cima da malta, saltou-lhe o passaporte do bolso, e apesar do tempo que teve pra fugir, ele nem deu por ela. Isto permitiu à arguta polícia Alemã identificá-lo rápidamente, só que mesmo assim ele saiu calmamente do país e dois dias depois já ía em Itália…
    Já em Itália, onde nem sequer sabiam que ele estava, encontraram-no muito mais fácilmente do que na Alemanha!.. (Ah gandas carabinieri).

    Como o gajo era perigoso, sacou logo da arma para a polícia, mas nem deve ter disparado porque aparentemente ninguém ouviu nem presenciou nada. Abateram-no logo ali no local sem testemunhas nem burburinho. O problema ficou resolvido e a Merkle já não ganha nas próximas eleições.

    E depois… O coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço, no comboio ao circo!!!..

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …