Suspeito do ataque em Berlim foi morto em Milão

(dr) Facebook

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O suspeito do atentado de Berlim foi, esta sexta-feira, morto a tiro em Milão, no norte de Itália, noticiaram meios de comunicação italianos.

O suspeito foi morto depois de um confronto com agentes, após ter sido parado pela polícia num controlo de rotina, às três da manhã na praça de Maggio, em San Giovanni.

As autoridades italianas terão pedido identificação ao suspeito do atentado, e Anis Amri terá apontado uma arma às autoridades, acabando por ser baleado.

A polícia já confirmou que as impressões digitais do homem abatido coincidem com as de Anis Amri.

“A pessoa que mataram é, sem dúvida, Anis Amri”, confirmou também o ministro do Interior italiano, Marco Minniti, durante uma conferência de imprensa.

Marco Minniti disse, ainda, que Itália deve estar “muito orgulhosa” das suas medidas de sua segurança.

“Era o homem mais procurado na Europa e nós conseguimos, imediatamente, identificá-lo e neutralizá-lo. Isso significa que nossa segurança está a funcionar muito bem”, adiantou.

Anis Amri radicalizou-se em Itália

Segundo o jornal The Guardian, Amri já possuía antecedentes em Itália. O homem chegou ao país em 2011, com dezenas de milhares de tunisinos que fugiram de barco durante a Primavera Árabe.

Depois disso, passou três anos e meio em seis prisões diferentes na Sicília por iniciar um incêndio num centro de refugiados. O Ministério da Justiça de Itália afirmou que Amri foi transferido para vários estabelecimentos policiais por má conduta – os registos prisionais dizem que o tunisino intimidou prisioneiros e tentou provocar revoluções.

Os dois irmãos de Amri, Walid e Abdelkader, dizem acreditar que este pode ter se radicalizado enquanto estava preso em Itália, devido ao contacto com extremistas islâmicos.

Na quinta-feira, o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, informou que o tunisino Anis Amri era, “com alta probabilidade”, o autor do atentado de Berlim, de acordo com provas adicionais recolhidas no camião do ataque.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas no atentado contra um mercado de Natal, na segunda-feira, na capital alemã.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. FANTASIAS DE NATAL

    Era uma vez um fundamentalista islamico que resolveu matar ocidentais em nome do Alah. Ao fim do dia, munido do seu imprescindível passaporte, saiu de casa e matando o condutor de um camião, chegou-o para o banco do pendura e agarrou-se ao volante. Dirigiu-se à feira de Natal mais próxima de uma das principais capitais Europeias (Berlim), onde entrou de camião sem lhe perguntarem nada nem pedirem identificação. Aliás nem havia polícia nenhuma nesse local, porque isso só ía atrapalhar.
    Calmamente arrancou por ali a dentro e passou uns quantos transeuntes a ferro. Quando se fartou, saíu calmamente e abandonou a viatura pra não mais ser visto no país.

    Mas o que o assassino não tinha reparado, é que com os solavancos do camião a passar por cima da malta, saltou-lhe o passaporte do bolso, e apesar do tempo que teve pra fugir, ele nem deu por ela. Isto permitiu à arguta polícia Alemã identificá-lo rápidamente, só que mesmo assim ele saiu calmamente do país e dois dias depois já ía em Itália…
    Já em Itália, onde nem sequer sabiam que ele estava, encontraram-no muito mais fácilmente do que na Alemanha!.. (Ah gandas carabinieri).

    Como o gajo era perigoso, sacou logo da arma para a polícia, mas nem deve ter disparado porque aparentemente ninguém ouviu nem presenciou nada. Abateram-no logo ali no local sem testemunhas nem burburinho. O problema ficou resolvido e a Merkle já não ganha nas próximas eleições.

    E depois… O coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço, no comboio ao circo!!!..

RESPONDER

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …