Alemanha oferece 100 mil euros por informações sobre suspeito tunisino

(dr) Facebook

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

O tunisino Anis Amri, principal suspeito pelo atentado no mercado de Natal em Berlim

As autoridades alemãs identificaram esta quarta-feira o novo suspeito do atentado com um camião em Berlim como Anis Amri, um tunisino de 24 anos, e emitiram um mandado de busca e uma recompensa de 100 mil euros por informações.

Segundo a secção antiterrorismo do Ministério Público alemão, Anis Amri mede 1,78 e pesa cerca de 75 quilos.

“Se vir esta pessoa procurada, informe a polícia. Mas não se coloque em perigo, essa pessoa poderá ser perigosa e estar armada”, alertaram as autoridades alemãs, num comunicado.

“Uma recompensa até 100 mil euros está disponível”, acrescentou a mesma nota informativa.

Segundo as autoridades alemãs, este homem está a ser investigado por suspeita de preparar o ataque de segunda-feira num mercado de Natal no centro de Berlim.

Trata-se de um requerente de asilo que chegou em julho de 2015 à Alemanha, cujo pedido foi rejeitado em junho.

A Alemanha não conseguiu avançar com o processo de repatriação, uma vez que a Tunísia contestou durante vários meses a cidadania de Anis Amri.

As autoridades alemãs informaram hoje, por coincidência, que Tunes reconheceu a nacionalidade tunisina deste homem e forneceu um documento que permite a sua expulsão do território alemão.

O suspeito foi apresentado por Berlim como próximo do movimento islamita-salafista.

Segundo o diário alemão Bild, o suspeito tentou recrutar cúmplices para realizar um ataque há vários meses.

Segundo a imprensa, a polícia identificou-o através de um documento de identidade encontrado na cabina do camião envolvido no ataque que matou pelo menos 12 pessoas e feriu 48.

O anúncio deste novo suspeito surge depois de a polícia alemã ter libertado um cidadão paquistanês, que foi confundido com o autor do ataque.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. CA ESTUPIDEEEEZ!…
    Pelos vistos os terroristas continuam a levar consigo e a largar no local do crime, os seus documentos de identificação. Não só nos aviões, como no Bataclan e agora… Na cabine do camião!
    Tem pai q’é cego… Mas alguem pode acreditar em tamanha estupidez?!..
    Eu se fosse terrorista, era o que fazia! Não, não era largar o meu passaporte no local do crime… Era gamar o passaporte a alguém e largá-lo no local do crime! Se isto são as polícias da Europa, eu vou mas é fechar o meu cartão de cidadão num cofre!

RESPONDER

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …